O Anel de Identificação da Manutenção é um item de segurança de indicação visual quanto ao ano em que a manutenção do extintor foi realizada. Este anel fica localizado entre a válvula e o cilindro.
O Anel de Identificação da Manutenção é um item de segurança que indica que o extintor foi aberto para realização da recarga e inspeções exigidas. Este anel só pode ser colocado se o extintor for aberto, por ser de plástico rígido, e fica localizado entre a válvula e o cilindro.
Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.
O lacre deve estar intacto, sem sinais de rompimento ou desgaste. Ele também deve conter informações sobre a última recarga ou inspeção do extintor, ajudando a garantir que o equipamento está dentro da validade para uso.
A validade da carga, que fica afixada no cilindro, quando o extintor é novo, ou conferir uma etiqueta de garantia, caso o extintor tenha sido recarregado. Nesse caso, é preciso checar também o teste hidrostático que, assim como a validade, está colado no cilindro ou através do selo do INMETRO.
ANEL dos EXTINTORES serve para quê? Por que mudam de COR? (Bombeiro Civil)
Para que serve o anel do extintor?
O Anel para extintor é um dispositivo plástico de uso obrigatório em cilindros de extintores após sua primeira recarga. É uma forma das autoridades fiscalizadoras verificarem que houve a abertura total do cilindro para a troca do produto anti chamas.
Para exemplificar melhor, segue os anos e as respectivas cores regulamentadas pelo INMETRO de acordo com a portaria n°412 de 24 de outubro de 2011: 2012: Amarelo. 2013: Verde. 2014: Branco.
A altura padrão entre a sinalização e o piso é de 1,80 m. A sinalização de rotas de saída e equipamentos de combate a incêndio deve possuir efeito fotoluminescente, ou seja, deve ser constituída de um material que, na ausência completa ou parcial de luz, ainda será visível por um determinado tempo.
Normalmente o tempo estipulado é de 1, 3 ou 5 anos. Porém, a validade nunca poderá ultrapassar os 5 anos, visto que os recipientes e cilindros de extintores devem passar por teste hidrostático nesse período, a fim de garantir que o corpo do extintor ainda suporta as pressões que irá receber no carregamento.
Qual a legislação que determina a cor do anel do extintor?
Estabelecida pelo anexo C da Portaria nº 58/2022 e definido na Norma ABNT NBR 7195:2018 – cores para segurança, para o período de 01/01/2023 a 31/12/2023, a cor do anel é preta.
#extintordeincendio #alaranjado #2024 #inmetro A cor do anel de identificação para a manutenção no período de 01/01/2024 a 31/12/2024 é alaranjada, conforme estabelecido pela Portaria 534/2018 do INMETRO.
Você já deve ter percebido que todos os equipamentos de combate a incêndio como hidrantes, caixas de mangueira, extintores de incêndio e outros são de cor vermelha, mas você já pensou porque os equipamentos de incêndio são feitos assim?
O vermelho deverá ser usado para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio. Não deverá ser usado na indústria para assinalar perigo, por ser de pouca visibilidade em comparação com o amarelo (de alta visibilidade) e o alaranjado (que significa Alerta).
O extintor selo inmetro é um equipamento indispensável para garantir a segurança de locais como residências, apartamentos, condomínios, indústrias e empresas de porte pequeno, médio e grande, além de outros lugares por onde há a presença e circulação de pessoas.
Quando o ponteiro do manômetro está na área vermelha, significa que o equipamento perdeu pressão e deve estar com vazamento. Na área verde, indica boas condições de uso.
E uma das principais informações que você precisa checar antes de realizar compra, é quanto a data de validade. Para isso, esteja de olho se o extintor tem o selo do INMETRO e com partes para descarte. Essas partes em destaque servirão para mostrar a data de realização do serviço de manutenção para a inspeção.
O Anel de Identificação da Manutenção é um item de segurança de indicação visual quanto ao ano em que a manutenção do extintor foi realizada. Este anel fica localizado entre a válvula e o cilindro.
O que fazer quando o lacre do extintor foi rompido?
Para garantir a segurança, caso o lacre do extintor seja rompido por acidente, a alternativa correta é: c. Providenciar recarga. É importante manter o extintor em condições adequadas para uso em caso de emergência.
Como verificar a validade do extintor: na etiqueta há 8 colunas de círculos, nas quais as 6 primeiras correspondem às iniciais de todos os meses do ano, por exemplo (J – Janeiro; F – Fevereiro; M – Março; A – Abril e assim por diante). Já as 2 últimas colunas constam os anos, tal como (2019, 2020, 2021 e 2022).
Mas é bom ficar atento: se você levar extintor no carro, ele deve estar dentro do prazo de validade e nas especificações determinadas pela legislação —mesmo sendo facultativo. A infração grave, com multa de R$ 195,23, rende cinco pontos na carteira e retenção do automóvel para regularização.
A maioria dos extintores de incêndio tem a validade de cinco anos no casco e nos seus componentes (como visor, manômetro e mangueira). Com relação aos extintores para carro, a validade é de cinco anos — nesse caso, não há a necessidade da recarga após seu vencimento, pois os mesmos são descartáveis.
Não existe nenhum prazo de validade (tempo de vida útil) predeterminado para extintores de incêndios recarregáveis fabricados segundo as normas brasileiras.