Acredite se quiser: o vulcão mais antigo do mundo fica no Brasil! O Vulcão Amazonas foi descoberto no ano de 2002 e fica na região de Uatumã, no Pará. Tem nada menos que 1,9 bilhão de anos! Com cerca de 22 km de diâmetro e seu cone já chegou a alcançar 400 metros de altura durante as erupções.
O maior vulcão do mundo está localizado na ilha Havaí, localizado no arquipélago de nome homônimo. Para ser mais específico, está dentro do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí (HAVO). Além do Mauna Loa, a mesma região concentra outros quatro vulcões: Hualalai, Kilauea, Mauna Kea e Kohala.
Há 208 anos, em 10 de abril de 1815, a ilha de Sumbawa, na Indonésia, foi surpreendida pela erupção vulcânica mais devastadora de sua época e hoje representa um exemplo das catástrofes climáticas às quais os seres humanos estão expostos na Terra.
Trata-se de um vulcão muito activo e a última vez que entrou em erupção foi a 9 de Junho de 2023. Devido à sua história recente, o Anak Krakatau, como é conhecido localmente na Indonésia, é considerado por muitos um dos vulcões mais perigosos do mundo.
Vulcão no Brasil - Esse VULCÃO GIGANTE foi encontrado no BRASIL - VULCÃO AMAZONAS
Qual é o maior super vulcão do mundo?
O supervulcão mais conhecido na atualidade é o de Yellowstone, localizado nos Estados Unidos, nos estados de Wyoming, Montana e Idaho. Sua forma não obedece ao padrão de um vulcão qualquer, com uma formação montanhosa em forma de “cone”.
Supervulcão “8 ou 80” quase acabou com a humanidade, mas ajudou a espalhá-la; entenda. Cientistas creem que o supervulcão Toba, localizado na Etiópia, tenha sofrido erupção que foi a maior de nossa existência. Ela mudou o clima da Terra por um período, inclusive.
O local paradisíaco é resultado de uma cadeia de montanhas submersas que se formaram por meio das atividades vulcânicas no País, há mais de 10 milhões de anos. No entanto, o vulcão mais antigo do Brasil está localizado na região amazônica, entre os rios Tapajós e Jamanxim, e teria sofrido com a ação do intemperismo.
Não. O Brasil, segundo os pesquisadores, tem vários sistemas vulcânicos no seu passado, mas todos estão extintos. "Na placa sul-americana não. Existem áreas do planeta que sim, mas não na placa sul-americana, mas isso em uma escala de milhões de anos", enfatiza o professor Machado.
Abaixo do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, há um enorme reservatório de magma que é responsável por gêiseres e bacias quentes – e cientistas acreditam que ele pode destruir a humanidade, pois está pronto para entrar em erupção.
Entre os vulcões mais perigosos do mundo, estão o Vesúvio, na Itália; o Eyjafjallajökull, na Islândia, o Sakurajima, no Japão, e o Merapi, na Indonésia.
Foi possível observar que a região amazônica possui três eventos vulcânicos importantes: um mais antigo, há cerca de 2 bilhões de anos; outro de idade aproximada há 1,88 bilhão, e o mais recente, com idade próxima de 1,78 bilhão de anos.
Monte Olimpo. Sua caldeira tem dimensões de 85 km por 60 km, é possível observar nela a formações de vários círculos menores, evidências de antigas atividades vulcânicas. O Monte Olimpo foi descoberto pela sonda espacial Mariner 9 da NASA em 1971, embora já fosse do conhecimento de astrônomos desde o século XIX.
Com 27 quilômetros de altura, o Monte Olimpo é o vulcão mais alto do Sistema Solar, e se estende por 600 quilômetros. Localizado em Marte, o vulcão teve sua imagem mais recente capturada no dia 11 de março pela sonda Odissey, da Nasa -- a missão mais antiga a orbitar o planeta vermelho, onde está desde 2001.
Muitas pessoas também acreditam que exista um vulcão adormecido na cidade de Caldas Novas, Goiás. Tal fato deve-se às águas termais existentes na cidade e em seu entorno. Até a década de 1970, os geólogos também acreditavam nessa ideia, que, no entanto, mostrou-se falsa.
Vivemos nas encostas de um vulcão extinto, primitivo e grande, com um diâmetro de aproximadamente 40 km. Permaneceu em atividade entre 80 a 60 milhões de anos e se localiza na divisa do sul de Minas Gerais e leste de São Paulo, é o chamado Complexo Alcalino de Poços de Caldas.
É encontrado, especialmente, na região Sul, oeste do Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e Goiás. A terra roxa é resultado da decomposição de rochas compostas de basalto, que tem origem vulcânica. Isso prova que em um passado remoto já houve derramamento de lavas nas áreas citadas.
E foi exatamente isso que aconteceu em 26 de agosto de 1883 pelo vulcão Krakatoa, também localizado na Indonésia. A altura das ondas que geraram a erupção do vulcão Krakatoa chegou a 41 metros acima do nível do mar, destruindo cidades inteiras e causando a morte de 36.417 pessoas.
Última erupção aconteceu em 14 de janeiro, fazendo com que 4 mil pessoas deixassem suas casas. Um vulcão entrou em erupção na Islândia pela segunda vez em um mês, nesta quinta-feira (8). O fenômeno foi registrado na península de Reykjanes.
Yellowstone tem drama: é aqui que os bisões vagam, as cachoeiras caem e as montanhas se erguem. Além disso, há a parte geotérmica: fontes termais, gêiseres e piscinas de lama ferventes. O ponto mais famoso é o Old Faithful, um gêiser que entra em erupção regularmente há décadas.
O que acontece se o vulcão Campi Flegrei entrar em erupção?
No caso do Campi Flegrei, uma erupção poderia liberar uma pluma de cinzas tão grande que interromperia o tráfego aéreo em toda a Europa, além de causar problemas respiratórios e outros problemas de saúde para a população local. A combinação desses fatores poderia resultar em uma crise humanitária de grandes proporções.
“Espessos depósitos de cinzas soterrariam vastas áreas dos Estados Unidos, e a injeção de enormes volumes de gases vulcânicos na atmosfera poderia afetar drasticamente o clima global”, segundo o USGS.