2) Melanócitos: Células derivadas da crista neural, são arredondadas a colunares e apresentam prolongamentos citoplasmáticos que envolvem cerca de 36 queratinócitos, por onde transferem a melanina recém sintetizada. Situadas geralmente nas camadas basal e espinhosa da epiderme.
Em qual camada da pele se encontram os melanócitos?
Células especializadas chamadas melanócitos produzem o pigmento melanina. Os melanócitos têm origem nas células da camada mais profunda da epiderme chamada camada basal.
O melanócito é uma célula dendrítica, especializada na produção de melanina, um pigmento de coloração marrom-escura. Estas células encontram-se na junção da derme com a epiderme ou entre os queratinócitos da camada basal da epiderme, além de estarem presentes também na retina.
Através de um processo chamado melanogênese, os melanócitos produzem melanina, que é um pigmento encontrado na pele, olhos, cabelo, cavidade nasal e ouvido interno. A melanogênese leva a uma pigmentação de longa duração, enquanto a oxidação da melanina existente leva à uma pigmentação rápida.
Os melanócitos são derivados dos melanoblastos e estão localizados na epiderme, mais precisamente no estrato germinativo. Possuem formato de glóbulo, que é de onde partem prolongamentos que se estendem em direção à região mais superficial da epiderme (veja figura acima).
As Manchas na Pele e os Melanócitos! Fisiologia na Estética! | Gabi Tuller
Como puedo aumentar Los melanócitos en la piel?
Alimentos ricos em melanina
Alguns alimentos ricos em vitaminas, como a vitamina C e o betacaroteno, além da tirosina, podem ajudar os melanócitos a produzir mais melanina. É o caso da cenoura e do tomate, do espinafre e de peixe como o salmão.
O que é vitiligo? Trata-se de um distúrbio dermatológico crônico (dura por toda a vida) que leva à despigmentação, ou seja, a perda da cor natural da pele. Isso ocorre porque o organismo ataca e destrói os melanócitos, células produtoras de melanina, responsáveis pela cor da pele.
coma melão, gema de ovo e alimentos com vitamina E para aumentar os níveis do pigmento, hidratar a pele e também prevenir o envelhecimento precoce; use suplementos alimentares e cremes desenvolvidos para ativar a produção de melanina na pele; pratique atividade física ou treinos regulares.
Os tratamentos incluem: Fototerapia: uso de luz UV para estimular a produção de melanócitos. Medicamentos tópicos: corticoides e imunossupressores para reduzir a inflamação e estimular a repigmentação. Medicamentos sistêmicos: imunossupressores orais para casos graves.
A pele pode perder o seu pigmento depois de se recuperar de certas doenças e infeções cutâneas como as vesículas, as úlceras ou as queimaduras. Neste caso não é tão branca como no vitiligo e, ao longo do tempo, pode voltar à sua pigmentação normal. Os cosméticos podem camuflar este tipo de mancha.
No caso dos hormônios, eles podem tanto estimular quanto inibir a produção de melanina. O hormônio melanotrófico, que é produzido pela hipófise, estimular a melatogênese, enquanto a melatonina (um dos hormônios do sono, produzido pela glândula pineal), inibe esse processo.
Qual cascata de formação de melanina ocorre nos melanócitos?
A síntese da melanina começa com oxidação enzimática de L-tirosina à L-Dopa e oxidação de L-Dopa à dopaquinona. Com a transformação espontânea da dopaquinona em leucodopacromo e dopacromo inicia-se uma cascata bioquímica, a qual termina com a formação de pigmento castanho-preto chamado eumelanina.
A melanina é produzida nos melanócitos, células que se originam das cristas neurais do embrião e que se localizam em várias partes do corpo, como olhos, sistema nervoso central, pele e mucosas. Na pele, os melanócitos são encontrados na camada basal da epiderme e, algumas vezes, na derme.
As melaninas são produzidas por melanócitos, localizados na camada basal da derme e no folículo piloso. Diferentes etnias humanas têm aproximadamente o mesmo número de melanócitos, mas as pessoas de pele escura têm uma actividade celular mais elevada.
Nossa dica é priorizar, principalmente, alimentos ricos em vitamina A, mas alimentos ricos em vitamina C são igualmente valiosos. Inclua no prato também os grãos integrais, brócolis, cenoura, abacate e lentilha, que são fontes de vitaminas e cobre.
A Vitamina B12, também conhecida como Cobalamina, atua principalmente no processo de produção de pigmentos para a pele. Seus benefícios envolvem a prevenção e o tratamento de manchas, e a recuperação de tecidos danificados.
O Viticromin Sauad Pomada é um medicamento fitoterápico de uso tópico indicado para o tratamento de vitiligo e quadros ligados a pigmentação da pele. A pomada aumenta a pigmentação cutânea, em adultos e crianças. É recomendado aplicar à noite, antes de dormir.
Alguns dos alimentos que possuem essa formação são: manga, mamão, cenoura, abóbora, pimentão. Outros alimentos com tons fortes como beterraba e pitaya são uma boa pedida. "Um super suco com pitaya, cenoura e beterraba é hiper nutritivo e rico em betacaroteno", diz.
A vitamina A é um nutriente muito importante para a produção de melanina. Esta vitamina ajuda ainda a proteger contra raios ultravioleta, prevenindo a descamação e o envelhecimento precoce da pele.
2) Melanócitos: Células derivadas da crista neural, são arredondadas a colunares e apresentam prolongamentos citoplasmáticos que envolvem cerca de 36 queratinócitos, por onde transferem a melanina recém sintetizada. Situadas geralmente nas camadas basal e espinhosa da epiderme.
Alimentos ricos em cobre - como frutos do mar e sementes - são superindicados por ajudarem na produção de pigmentação. Mas, além deles, também é indispensável consumir os que contam com ação antioxidante - frutas e verduras com Vitaminas A, C e E - por serem ricos em colágeno e ajudarem no combate aos radicais livres.