O símbolo da Medicina, na verdade, é uma serpente enrolada ao bastão de Esculápio, ou Asclépio, nome do deus que simbolizava a Medicina na mitologia grega.
O bastão de Esculápio com uma serpente enrolada sempre foi o símbolo da atividade médica. A American Medical Association, em 1919 e a World Medical Association, em 1956, o adotaram como seus símbolos. O caduceu é mais antigo que o bastão de Esculápio e sempre esteve relacionado ao comércio.
Representado pelo Asclépio (deus grego da medicina), ele tem como ícones a cobra e o bastão de Madeira (Bastão de Esculápio), os quais apontam, respectivamente, a dualidade em seu mecanismo de defesa: o veneno – mal e cura –, e a árvore da vida, bem como a sabedoria.
Pensando na cobra, pode-se apontar uma dualidade em seu mecanismo de defesa, o veneno: ainda que ele simbolize males, também representa a cura, já que é usado para a produção de antígenos. Na Medicina, esse dualismo corresponde, então, à saúde e à doença.
O símbolo da Medicina, na verdade, é uma serpente enrolada ao bastão de Esculápio, ou Asclépio, nome do deus que simbolizava a Medicina na mitologia grega.
A cor verde, desde a Idade Média, está relacionada com a Medicina. Por representar a esperança, essa é a tonalidade utilizada até hoje nas faixas de colação de grau e nos anéis de formatura.
Na Grécia antiga a cobra era associada à cura, devido a sua capacidade de tempos em tempos renovar a sua pele. Essa habilidade é relacionada aos médicos que retiram a doença dos homens, possibilitando a sua “renovação”.
Um berloque que combina uma cruz e uma cobra pode simbolizar uma variedade de conceitos, incluindo dualidade, renascimento espiritual ou proteção divina contra o mal. A cruz representa a fé cristã e a redenção, enquanto a cobra pode simbolizar renascimento, sabedoria ou tentação.
O emoji da balança tem muitas faces. Pode ser usado para representar a justiça, as finanças e o signo do zodíaco Libra. É um emoji para quase todas as ocasiões.
Constituem risco biológico o lixo hospitalar, amostras de microorganismos, vírus ou toxinas de origem biológica que causam impacto na saúde humana. Pode incluir também substâncias danosas a animais. Em Unicode, o símbolo é U+2623 (☣).
O símbolo da medicina, representado por uma cobra entrelaçada em um bastão, tem origem na mitologia grega. A cobra entrelaçada no bastão é uma representação do bastão de Asclépio, o deus grego da medicina.
O bordão ou bastão de Esculápio ou Asclépio é um símbolo antigo, relacionado com a astrologia e com a cura dos doentes através da medicina. Consiste de um bastão envolvido por uma serpente.
Esculápio é a derivação em latim do nome do deus grego Asclépio. Filho do deus Apolo com a mortal Corônis. A lenda conta que ele foi criado pelo Centauro Quíron, que o educou na arte das ervas medicinais e das cirurgias. Se tornou, portanto, o deus mais apropriado no panteão para os doentes e desesperados.
Logo de cara, vamos entender o significado do símbolo da Medicina, algo tão relevante para os médicos brasileiros e de todo o mundo. Os elementos são o bastão e a cobra. O primeiro representa o ciclo da vida de todos os seres, desde o nascimento até a morte. Para alguns, ele é conhecido como a “árvore da vida”.
Existe um símbolo muito parecido com o Bastão de Asclépio, o chamado caduceu. Esse é um símbolo que é composto também por um bastão e duas cobras enroladas em torno dele. Porém esse é o caduceu de Hermes, um outro Deus grego conhecido por ser o Deus do comércio e que usamos no curso de Ciências Contábeis.
A cobra enrolada no bastão simboliza a busca pela cura, o conhecimento médico e a capacidade de tratar doenças. Esse simbolismo da cobra foi entrelaçado com a figura de Asclépio, e a serpente passou a representar a regeneração e o renascimento associados ao poder da cura.
A origem do símbolo tem a ver com um personagem da mitologia grega conhecido como Asclépio — na mitologia greco-romana, seu nome era Esculápio. Filho do deus do Sol e da cura, Apolo, com a ninfa Coronis.
Verde. O verde é uma cor que remete à natureza, portanto, é uma cor muito usada por cursos da área da saúde em geral, como Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física e Medicina Veterinária.
Beija-flor – Esse animal simboliza cura, amor romântico, claridade, graça e proteção espiritual. O xamã Beija-flor é um mensageiro do Grande Espírito, que veio para trazer a mensagem de cura para a humanidade, para curar suas doenças emocionais.
A cruz vermelha, por sua vez, representa a assistência e o socorro aos feridos e aos doentes em situações de emergência. E, finalmente, temos a serpente que é uma referência à mitologia grega, associando essa espécie de cobra à Medicina e à cura.
O símbolo da Medicina Veterinária é representado por uma cobra entrelaçada no Bastão de Asclépio – também conhecido como Esculápio – e pela letra V, dentro de um hexágono verde. Este símbolo foi escolhido por uma comissão julgadora, instituída pelo CFMV em 1994, por meio de um concurso nacional.