A maioria das espécies de maracujá tem origem na América Tropical, envol- vendo o Brasil, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Paraguai, embora exis- tam espécies nativas em países que vão dos Estados Unidos até a Argentina, além da Ásia, Austrália e China.
O maracujá, natural das zonas tropicais das Américas, é nosso! E deve esse nome aos índios tupis. Para eles era um Mara kuya (alimento na cuia) - pelo formato arredondado e sua casca grossa, que parece mesmo com uma cuia. Os espanhóis levaram com eles, à Europa, a fruta e o nome.
A primeira referência ao maracujá no Brasil foi em 1587 no Tratado Descritivo do Brasil como "erva que dá fruto". Maracujá é uma denominação indígena, de origem Tupi, que significa "alimento em forma de cuia". Porém, foi NIC. MONARDIS quem, em 1569, descreveu a primeira espécie do gênero Passiflora, a saber P.
O maracujá é uma fruta que pode ser plantada na maioria das regiões do Brasil, é produtiva e fácil de plantar. O país é o maior produtor dessa fruta em todo o mundo, e para quem deseja cultivar em casa também tem essa possibilidade.
O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá. A produção nacional, no ano de 2020, de acordo com o IBGE, foi de 690.364 toneladas, os principais municípios produtores são: Livramento de Nossa Senhora (BA), Viçosa do Ceará (CE), Tianguá (CE), Ubajara (CE) e Ibiapina (CE).
RARIDADE o menor maracujá do mundo como foi esta descoberta.
Qual é o país de origem do maracujá?
A maioria das espécies de maracujazeiro tem origem na América Tropical, envolvendo o Brasil, a Colômbia, o Peru, o Equador, a Bolívia e o Paraguai, embora existam espécies nativas em países que vão dos Estados Unidos até a Argentina, além da Ásia, da Austrália e da China.
A África do Sul e a Austrália produzem, principalmente, o maracujá Passiflora edulis Sims 'Roxo; que é consumido in natura. Paraa maioria da população mundial, principalmente na América do Norte e na Europa, a fruta do maracujá ainda é considerada exótica (FALEIRO; JUNQUEIRA, 2016; MATSUURA; FOLEGATTI,2002).
Existem mais de 500 espécies de maracujás que têm origem na América Tropical, como Brasil, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Paraguai, embora existam espécies nativas nas Américas do Norte e Central, Ásia e Oceania.
O maracujá é uma denominação geral dada ao fruto e à planta de várias es- pécies do gênero Passiflora. O nome maracujá tem origem indígena Tupi e Guarani e significa 'alimento que se toma de sorvo' ou 'alimento em forma de cuia'.
Quanto tempo dura um Pé de Maracujá? A vida útil de um pé de maracujá pode variar bastante dependendo das condições de cultivo e de outros fatores. Assim, em condições ideais, a trepadeira pode viver por cerca de 8 a 10 anos, produzindo frutos durante boa parte desse tempo.
A polpa e as sementes do maracujá podem ser consumidos ao natural ou para fazer sucos, compotas, molhos ou doces. Já a casca pode ser desidratada e usada, na forma de farinha, como suplemento em alimentos e sucos.
O maracujá é muito mais do que uma fruta saborosa; é a fruta do amor. Com suas propriedades afrodisíacas, efeitos calmantes e história romântica, o maracujá pode ser um aliado para melhorar sua vida amorosa e promover uma conexão mais profunda com seu parceiro(a).
Qual a fruta típica dos Estados Unidos? O mirtilo, também conhecido como blueberry é uma fruta típica americana, porém, existem outras que são também consideradas típicas e populares no país como cereja, cranberry, morango, maçã, pêssego e avocado.
Mas, apenas o abacaxi e o maracujá são frutas nativas do Brasil. Você provavelmente conhece outras: goiaba, jabuticaba, caju, amora e açaí. Estima-se que o país tenha entre 200 e 300 espécies, porém apenas algumas ganharam popularidade e outras ficam conhecidas apenas em âmbito regional.
Atualmente, o Brasil é o maior produtor e maior consumidor mundial de maracujá, onde sua produção está expandida em diversas localidades do país, a maior produção concentra-se na região Nordeste. Tendo, portanto, uma grande importância econômica em escala nacional e internacional.
Pertencente à família Passifloraceae, o maracujazeiro é originário da América Tropical e possui mais de 150 espécies. As espécies mais cultivadas são maracujá-amarelo, maracujá-roxo e o maracujá-doce. O maracujá-amarelo representa mais de 95% da produção no Brasil.
No cenário das frutas tropicais, o maracujá está em destaque. Com seu sabor inconfundível e propriedades nutricionais, o país se orgulha de liderar o mercado global como o maior produtor de maracujá.
Abacaxi, maracujá, goiaba, caju… a lista é bem longa. Mas nada de ficar com inveja: sabia que também temos uma variedade bem bacana aqui nos EUA? Pois é!
O Brasil é responsável por 70% da produção mundial e das espécies mais populares no país, o maracujá azedo, maracujá doce, maracujá ornamental e maracujá silvestre lideram a lista.