Tendo sido avisado em sonho, retirou-se para a região da Galileia e foi viver numa cidade chamada Nazaré. Assim cumpriu-se o que fora dito pelos profetas: 'Ele será chamado Nazareno'” (Mateus 2.19-23).
Fr. FRANCESCO PATTON, ofm Custódio da Terra Santa “Segundo esta tradição, a Gruta do Leite é o local onde São José, a Virgem Maria e o Menino Jesus teriam se refugiado e estiveram temporariamente escondidos.
Conheça a capela da Sagrada Família, no bairro antigo do Cairo que - segundo a tradição - deu refúgio a Maria, José e ao Menino Jesus por três meses ao fugirem da fúria do rei Herodes.
A Fuga para o Egito é um evento descrito no Evangelho de Mateus (Mateus 2:13–23) no qual José foge para o Egito com sua esposa Maria e seu filho recém-nascido Jesus, após a Adoração dos Magos, quando eles ficaram sabendo que o rei Herodes planeja matar todos os recém-nascidos da região.
A essa altura, a família de Jesus morava numa casa. Além disso, o versículo 16 nos informa que Herodes decidiu matar todos os meninos de até dois anos de idade. Em razão desse acesso de fúria de Herodes, deu-se a fuga para o Egito. Este é o décimo primeiro acontecimento: a fuga para o Egito.
Johnson, diz que a Sagrada Família permaneceu no Egito por cerca de quatro anos, segundo a tradição, e que em sua viagem “percorreram mais de 2 mil quilômetros”.
Quando os sábios foram a Herodes com a notícia de que o rei dos judeus havia nascido, ele planejou matar todas as crianças para eliminar a ameaça ao seu trono. Em seguida, o Evangelho conta como Maria, José e o menino Jesus fogem para o Egito, escapando da tentativa de Herodes de matar todas as crianças.
Ele teria feito isso nas escolas de mistérios de Heliópolis, mas os ensinamentos que ele recebeu permanecem sendo uma grande dúvida. Muitos sugerem que Jesus aprendeu sobre o movimento das estrelas e dos planetas, ou até mesmo rituais de iniciação, talvez semelhantes aos da maçonaria moderna.
No Evangelho de Mateus Jesus lança três "ais" contra três cidades (Corazim, Betsaida e Cafarnaum) por não se haverem arrependido em virtude das grandes operações de milagres ali realizado e diz que haverá menos rigor para os de Sodoma no Dia do Juízo (Mt 11:20-24).
Um anjo visitou José em sonho para avisá-lo do plano de Herodes. José e Maria fugiram no meio da noite. Levaram Jesus para morar no Egito, onde estaria em segurança. Depois da morte do rei Herodes, a família de Jesus mudou-se para a cidade de Nazaré.
Porque Jesus era chamado de Nazareno embora tenha nascido em Belém?
Quando alguém se refere a Jesus como "Jesus, o nazareno", o entendimento mais comum é que essa referência indica o local onde ele foi criado depois que sua família retornou do Egito, ou seja, a cidade de Nazaré, na Galileia, no norte do que hoje é o Estado de Israel.
Nos evangelhos, Jesus é chamado de “Jesus de Nazaré”, “Jesus, o nazareno”, “Jesus, o filho do carpinteiro” ou “Jesus, o filho de José”. Por aí, o mais natural seria imaginar que Jesus nasceu em Nazaré… mas a Bíblia carimba que foi em Belém.
O imperador romano fez uma lei dizendo que todos deveriam pagar impostos. José e Maria moravam em Nazaré. Eles tinham que viajar 105 quilômetros até Belém para pagar seus impostos.
Quantos anos antes de Cristo o povo de Israel saiu do Egito?
O êxodo do Egito (cerca de 1300 AEC) deixou uma marca indelével na memória nacional do povo judeu e tornou-se um símbolo universal de liberdade e independência.
Dizem que a Sagrada Família ( Jesus, Maria e José ) morou no Bairro Cóptico quando vieram para o Egito em fuga. Dentro do bairro tem 2 igrejas dos cristãos coptas sobre as ruínas em que dizem que a Sagrada Família morou.
Ou seja, até aos 30 anos de vida, Jesus terá realizado, pelo menos, 30.000km (só em viagens de ida e volta de Jerusalém) ou seja, cerca de 1.000 dias a caminhar.
Jesus na infância percorria este caminho com sua família. Segundo caminho: Totaliza a distância de 120 Km, não era percorrido pelos Judeus devido a presença dos Samaritanos, entretanto Jesus com os discípulos percorreu este caminho. Está estrada percorria a zona da montanha no cenro da palestina, passando pela Samaria.