Então, o menino crescia, tornava-se robusto, enchia-se de sabedoria, e a graça de Deus estava com Ele” (Lc,39-40). Dessa forma, acredita-se que Jesus viveu dos 12 aos 30 anos na cidade de Nazaré, onde foi um adolescente comum.
“Veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura”. Naquele tempo, veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado.
Após cumprirem todas as exigências da lei do Senhor, os pais de Jesus voltaram para casa em Nazaré, na Galileia. Ali o menino foi crescendo, saudável e forte. Era cheio de sabedoria, e o favor de Deus estava sobre ele.
Onde Jesus estava quando desapareceu aos 12 anos de idade?
E uma única referência à juventude de Jesus. O Evangelho de Lucas nos conta que, aos 12 anos, ele viajou com os pais de Nazaré a Jerusalém para celebrar o Pessach, a Páscoa judaica. Quando José e Maria retornavam a Nazaré, perceberam que Jesus tinha ficado para trás.
Quando Jesus tinha doze anos, eles foram à Festa, conforme o seu costume. Depois que a Festa acabou, eles começaram a viagem de volta para casa. Mas Jesus tinha ficado em Jerusalém, e os seus pais não sabiam disso. Eles pensavam que ele estivesse no grupo de pessoas que vinha voltando e por isso viajaram o dia todo.
Nazaré foi importante para a vida humilde de Jesus, assim como o foi Cafarnaum na sua vida pública. Não é possível separar uma da outra. Jesus passou grande parte de sua vida na humildade, em Nazaré, e pouco se tem de relatos sobre a sua vida na adolescência e na sua juventude.
RIO - Arqueólogos descobriram em Nazaré, cidade de Israel descrita como local onde Jesus passou a infância, uma casa que pode ter sido o lugar onde ele foi criado por Maria e José.
De onde vem, então, a ideia de que Cristo morreu aos 33? Os evangelhos nunca afirmam tal coisa, mas Lucas, no capítulo 3, conta que “quando Jesus começou o seu ministério, tinha cerca de 30 anos”.
É impossível determinar com certeza data do nascimento de Jesus, embora historiadores concordem que poderia ter ocorrido por volta do ano 4 a.C. Poderia ter sido 13 de abril. Ou em 14 de outubro.
Quando retorna do Egito a Sagrada Família volta para Nazaré (Lc 2,39-51); Jesus depois da cerimônia de entrada na fase adulta aos doze anos no Templo também retorna para Nazaré com a família, onde ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens (cf.
Na verdade, Nazaré era vista com hostilidade pelos evangelistas, pois os habitantes da cidade não acreditavam em Jesus (vide Rejeição de Jesus em sua cidade) e «ele não poderia fazer sua obra poderosa lá» (Marcos 6:5).
Esta cidade, à beira do Mar da Galileia, era um posto aduaneiro e importante rota comercial entre o Egito no Sul e a Síria no Norte. Depois de rejeitado em Nazaré, Jesus mudou-se para Cafarnaum, onde morou durante os três anos de seu ministério.
Jesus, também chamado Jesus de Nazaré (n. 7–2 a.C. – m. 30–33 d.C.) foi um pregador e líder religioso judeu do primeiro século. É a figura central do cristianismo e aquele que os ensinamentos de maior parte das denominações cristãs, além dos judeus messiânicos, consideram ser o Filho de Deus.
Historicamente, Jesus Cristo foi um profeta judeu que viveu na Palestina no século I d.C. Durante sua vida, ele trouxe uma mensagem de libertação a Israel, prometendo a formação de um reino de Deus na Terra. Essa mensagem teria o levado a ser crucificado pelos romanos, os dominadores da Palestina na época.
Do ponto de vista judaico, Jesus de Nazaré, assim como qualquer ser humano, é filho ou filha de Deus. Essa expressão alude à santidade e a dignidade de todo ser humano como imagem divina. A noção cristã de Jesus como filho primogênito de Deus liga-se à ideia de Jesus como Logos Divino.
Trinta e três é um número cabalístico na história da humanidade. 33 anos foi a idade que Cristo morreu e ressuscitou. 33 é o número que os médicos costumavam mandar os pacientes repetir enquanto faziam a ausculta do pulmão. Dizem que os 33 anos é a melhor idade da década dos 30.
O que aconteceu com Pilatos depois da morte de Cristo?
Segundo Josefo, a sua destituição ocorreu porque ele reprimiu violentamente um movimento samaritano armado no Monte Gerizim. Ele foi enviado de volta a Roma pelo legado da Síria para responder por isso a Tibério, que, no entanto, havia morrido antes de sua chegada.
Por que o ministério de Jesus começou aos 30 anos?
Jesus começou seu ministério com cerca de 30 anos, porque com essa idade já era considerado maduro. Jesus só começou a pregar depois de muitos anos de preparação. Um jovem inexperiente não teria tanto impacto em tão pouco tempo de ministério.
Pela tradição cristã, Jesus Cristo nasceu na cidade Palestina, onde, até ano passado, a época do Natal era um tempo de festa e de luzes. Mas, agora, o cenário está bem diferente. Perto da Praça da Manjedoura, um dos pontos turísticos de Belém, decorações apagadas e ruas vazias.
Quando ele completou doze anos de idade, eles subiram à festa, conforme o costume", Lucas 2.41-42. Foi durante essa visita que Maria e José teriam perdido Jesus no meio da multidão e depois de três dias "o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas", (Lucas 2.46).
A cidade de Belém é originalmente do território palestino, mas o Estado de Israel conquistou o território em 1967. Fica na Cisjordânia, região cobiçada por ambas as nações, a 93 km da Faixa de Gaza.
A cidade de Cafarnaum fica ao norte de Israel, no Oriente Médio, na região conhecida como Mar da Galileia, o maior lago de água doce do país, com 166 km² de superfície. O Aeroporto Internacional Ben Gurion, na capital Tel Aviv, é a principal porta de entrada para o destino bíblico.
Porque Jesus escolheu a cidade de Cafarnaum para morar?
Cafarnaum (Kefar Neum) significa a “vila da graça” e estava localizada à beira do Mar da Galileia*. Na época de Jesus, Cafarnaum era um lugar importante, pois por ali passavam as caravanas que vinham do norte. Era um corredor que tinha muita importância comercial, mili- tar, cultural e religiosa.
Os Evangelhos do Novo Testamento registram que Jesus passou a maior parte de Sua vida e de Seu ministério nos vilarejos judaicos perto do Mar da Galileia, um lago de água doce ao norte da Judeia cercado por colinas baixas e planícies agrícolas.