Oferendas: as oferendas a Exú devem ser realizadas em encruzilhadas, ou seja, em cruzamentos de ruas ou lugares semelhantes. Isso porque estes lugares representam a conexão entre dois pontos diferentes. Cores: vermelho e preto são as cores que representam essa entidade e devem ser usadas em seus trabalhos.
Antes de chegar ao destino, muitas vezes nas encruzilhadas ou nas linhas férreas – a depender à qual orixá é oferecida -, as oferendas passam por um ritual de preparo e entrega nas casas de santo ou nos terreiros de candomblé.
na encruzilhada ou no cemitério. Por exemplo, as pessoas que limpam as ruas. ou as pessoas que limpam o cemitério. vão apanhar aquilo ali de qualquer jeito, vão jogar no lixo misturado com todos os outros lixo, com todas as outras coisas que estão dentro da caçamba.
Pode colocar na sua sala, na sua cozinha, pode colocar numa mesinha, num altarzinho ou pode colocar no chão. Não tem necessidade de pôr no chão, isso aí é mais um mito. Ah, tem que pôr no chão pra aterrar a energia, não precisa a terra, tá aí, o Exu vai aterrar sem problema nenhum.
Oferendas: as oferendas a Exú devem ser realizadas em encruzilhadas, ou seja, em cruzamentos de ruas ou lugares semelhantes. Isso porque estes lugares representam a conexão entre dois pontos diferentes. Cores: vermelho e preto são as cores que representam essa entidade e devem ser usadas em seus trabalhos.
Depois de realizar a oferenda, rezar e fazer seus pedidos oferecendo a Exú, acenda uma vela branca e quando a vela apagar o ideal é que você leve em uma encruzilhada e deixe lá, ou então nos pés de uma árvore frutífera bem bonita em alguma praça, aconselho que deixe lá apenas o que for orgânico e o restante você deve ...
Revistas, folhetos e leituras ainda úteis pode colocá-los no balcão ou mesas de portas de igrejas que os fiéis se encarregam de levá-los. Imagens partidas que não têm mais conserto, o ideal seria enterra-las, mas se isso não for possível, o melhor é terminar de fragmenta-las, envolvê-las e colocá-las num cesto de lixo.
Não tem problema nenhum. você cultuar o teu Exu tua pomba gira dentro de casa, não tem problema nenhum. você rezar pra eles enquanto não há assentamento, enquanto você não tem firmezas, isso já vai te ajudando.
Coloque o Padê preparado no centro do altar, em frente às velas acesas. Derrame a bebida alcoólica sobre o Padê, em um gesto de libação e comunhão com os espíritos. Faça suas preces e invocações aos Exus e Pombagiras, expressando seus pedidos, agradecimentos e reverências.
Para que não haja rixas, invasões da polícia (nas épocas em que havia perseguições contra os candomblés,"Estado Novo"), é preciso pedir-lhe que se afaste; daí o termo de despacho, empregado algumas vezes em lugar de padê, despachar (significando mandar alguém embora).
Uma das oferendas que pode ser dada a Exu é o padê, um prato à base de farinha, dendê e pimenta. Na umbanda, entidades como Tranca-Rua e Zé Pelintra, embora chamadas de Exu, não são consideradas Orixás.
vão apanhar aquilo ali de qualquer jeito, vão jogar no lixo misturado com todos os outros lixo, com todas as outras coisas que estão dentro da caçamba. e vai despachar pra bem longe.
A melhor forma pra saber se uma oferenda foi aceita. é através do jogo de obi e de urubu. Ali você consegue o contato direto com o orixá, você faz o jogo, sai as caídas. e lá vai mostrar se tá tudo certo ou se não.
Não tem motivo nenhum pra você ir mexer no despacho de ninguém. Aquilo não foi colocado ali pra você, não é seu e não te pertence, então não é ético ir lá mexer assim como não é ético ir pegar um celular, uma bolsa, um livro, um casaco. Quer pegar o dinheiro?
Exu: é um Orixá que aceita tudo que a boca come, inclusive as frutas, mas ele tem predileção pelo caju, maçã e até pela cana de açúcar, que apesar de não ser uma fruta, ela é usada no culto a Exu, no intuito de amenizar situações adversas.
depois de feito a oferenda, depois que a vela apagar. até vinte e quatro horas depois. aí que você fizer a oferenda, você vai pegar esses elementos ali que são.
Ao descartar um objeto religioso, é preciso tomar o cuidado para dar um destino correto, para não serem profanados por outras mãos. A tradição orienta que, caso não possam ser reparados, os itens podem ser queimados, enterrados ou colocados no lixo em pedaços destruídos e embrulhados.
A sugestão é que não há “necessidade” de se levar as imagens quebradas para depositar nas Igrejas, cemitérios, jogar em rios ou em outros lugares, mas elas podem ser trituradas e enterradas no jardim ou em um vaso de sua casa.
Por isso, quando um desses objetos se quebra, ou até mesmo envelhece, ele não pode ser descartado de qualquer forma. “As imagens, os terços, por exemplo, têm uma caráter sacro e por isso não podem ser despejados apenas no lixo”, explica.
Everton explica que as oferendas devem seguir dois caminhos: ou ser consumidas por animais ou enterradas. Por isso, nenhuma religião deve deixar lixo no meio ambiente. - As oferendas devem ser feitas sobre folhas de bananeira, sem o uso de bandejas.