O descarte do isopor é mais simples do que você imagina, já que é só você levá-lo a qualquer lixeira destinada a plásticos. Entre os contentores coloridos, é o de cor vermelha. Já nos pontos de entrega voluntária ou ecopontos, é só levar na mesma sacola do material plástico.
Onde jogar o isopor? O isopor é um tipo de plástico e também é 100% reciclável. Por isso, na hora de reciclar, jogue-o na lixeira vermelha, a lixeira destinada aos plásticos.
Em resumo: o lugar do isopor é na lixeira dos recicláveis ou no coletor dos plásticos, caso você esteja em um local que use a lógica das lixeiras seletivas coloridas. O Programa Reverte atua ativamente para que esse material seja reciclado no Brasil, portanto, descartando corretamente, você já está fazendo a sua parte!
Os copos térmicos de Isopor são perfeitos para bebidas quentes como o café e o cappuccino. Possuem alta qualidade e resistência, mantendo a temperatura das bebidas. ☕ ⠀ ➡ E para facilitar esses copos não precisam ser lavados, pois eles são totalmente descartáveis, sendo assim podendo ser descartados sem problema algum.
Porém, ele não se decompõe, ou seja, não é biodegradável. O material vai apenas se degradando lentamente em partículas cada vez menores, por isso, na dúvida se o isopor é reciclável ou orgânico, ou na falta de educação ambiental, o descarte incorreto desse resíduo pode impactar no meio ambiente.
Existem três formas principais de fazer o descarte do EPS Isopor®: por meio dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntárias), pela coleta seletiva e também por meio das lixeiras destinadas ao lixo plástico. Várias opções e muita facilidade para você conseguir escolher a melhor opção!
Após observar profissionais que tem contato diário com esse produto, a Agência constatou que pessoas expostas ao estireno passaram a sofrer de problemas de saúde como dores de cabeça, depressão, perda auditiva e problemas neurológicos.
O EPS Isopor®, por ser um material reciclável, pode ser descartado na lixeira vermelha de reciclagem. De acordo com o Panorama de Resíduos Sólidos 2022, 75% dos municípios possuem coleta seletiva e, caso a sua cidade seja uma das contempladas, essa é uma das maneiras que você pode fazer o descarte do material.
Assim como as embalagens de delivery feitas de plástico, as de isopor podem ser descartadas no lixo reciclável depois do consumo do alimento. Lave bem o material antes de jogá-lo fora. Certifique-se de deixar a embalagem secar para que não tenha umidade nos outros recicláveis.
Embora tenha vida útil de segundos, entre o uso e o descarte, eles podem levar até 400 anos para se decompor. - Não são reciclados. Embora o plástico tenha um grande potencial de reciclagem, devido ao baixo valor os catadores e associações de reciclagem acabam optando por outros materiais mais vantajosos.
Dentro dessa classificação, o isopor é, também, enquadrado como resíduo classe II B, uma vez que, em presença de água destilada, à temperatura ambiente, mantém sua integridade e não solubiliza seus constituintes.
O descarte de produtos de EPS Isopor® pode ser feito em qualquer lixeira destinada aos plásticos (geralmente de cor vermelha), ou na coleta seletiva mais próxima. A Knauf, por exemplo, disponibiliza diferentes pontos de coleta voluntária e se responsabiliza pelo reaproveitando de 100% do material.
Onde descartar o isopor? Além das lixeiras específicas para plásticos, o isopor pode ser descartado nos pontos de entrega voluntária (PEVs) ou ecopontos. Estes locais costumam oferecer uma variedade maior de contentores para diferentes tipos de resíduos.
O isopor é um material plástico que pode ser reciclado, mas não é biodegradável, ou seja, ele não se decompõe naturalmente na natureza e pode levar centenas de anos para se decompor completamente.
Realizar o descarte correto das embalagens de isopor® para delivery é fundamental para evitar que o material chegue à natureza. Ao todo existem três maneiras fazer a reciclagem correta do material, sendo que todas elas acontecem pela logística reversa: energética, mecânica e química.
Por se tratar de um plástico, o isopor deve ser descartado no lixo reciclável. Se você mora ou trabalha em prédio, utilize as lixeiras de coleta seletiva do condomínio, nunca descarte no lixo comum. Outra opção é buscar por um PEV (Ponto de Coleta Voluntária) mais próximo da sua região ou da região do seu trabalho.
O isopor é, portanto, um plástico e por não ser biodegradável gera muitas especulações sobre a questão da sustentabilidade em relação ao material e o mito de que não é reciclável, mas ele é sim!