Antioquia, do nome próprio Αντίοχος, talvez vindo de αντι mais οχειον, conhecida também por Antioquia-nos-Orontes, foi uma cidade erguida na margem esquerda do rio Orontes. Atualmente é a moderna Antáquia na Turquia.
São Lucas Evangelista, que, segundo a tradição, nasceu em Antioquia de uma família pagã, era médico de profissão. Convertido à fé de Cristo, foi companheiro caríssimo do apóstolo São Paulo até a confissão (martírio) deste. Serviu irrepreensivelmente ao Senhor, jamais tomou mulher nem teve filhos.
Existem várias versões sobre a morte de São Lucas: de acordo com algumas ele foi martirizado em Patras e, segundo outros, em Roma, ou ainda em Tebas. A tradição diz que ele morreu como mártir pendurado em uma árvore na Acaia, no ano 84.
Lucas Evangelista viveu no século I da era cristã. De pagão, converteu-se a cristão através do apóstolo Paulo. Escreveu, depois de Mateus e Marcos, o terceiro Evangelho de Jesus Cristo. Exerceu a profissão de médico, conforme se lê no novo testamento da Bíblia Sagrada em Colossenses, capítulo 4, versículo 14.
Lucas nasceu na Antioquia, Síria. Era médico e pintor, muito culto, e foi convertido e batizado por São Paulo. No ano 43, já viajava ao lado do apóstolo, sendo considerado seu filho espiritual. Escreveu o seu Evangelho em grego puro, quando São Paulo quis pregar a Boa-Nova aos povos que falavam aquele idioma.
De todos os doze apóstolos, João, o Apóstolo Amado e filho de Zebedeu, tornou-se o mais destacado teólogo, tendo morrido de morte natural, em Éfeso, no ano 103, quando tinha 94 anos.
Lucas nos registros bíblicos, está em Colossenses 4.14, onde Paulo se refere a ele como o "Médico Amado". Por que Lucas era chamado assim? O que fez ele ser tão querido e amado?
Lucas era um médico grego que escreveu esse evangelho e o livro de Atos. Lucas não era judeu, mas, sim, um homem bastante instruído na cultura grega. Ele provavelmente não foi testemunha ocular do ministério terreno do Salvador, mas aprendeu a respeito de Jesus por intermédio do Apóstolo Paulo e de outros missionários.
A narrativa se inicia a partir da curiosidade do autor em levantar aspectos da vida de São Lucas, de início apenas referenciado como o padroeiro dos médicos e sugerido como nome de batismo a um sanatório que seria aberto em sociedade com outros médicos.
A Maria Cândida, de Guarulhos (SP), tem a seguinte dúvida: “O evangelista Lucas viveu no tempo de Jesus e seu Evangelho foi escrito nesta época ou ele foi evangelizado e o seu Evangelho foi escrito d.C.?” Maria Cândida, Lucas não conheceu Jesus. Conheceu São Paulo, que o cita três vezes em suas cartas.
No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5). Sua posição na mesa durante a Última Ceia refletia não apenas honra, mas também proximidade.
Lucas foi o evangelista que escreveu o terceiro Evangelho e o livro de Atos dos Apóstolos. Apesar de a Bíblia não dizer muito sobre quem foi Lucas, sabe-se que ele era um médico de profissão e colaborador do apóstolo Paulo. Inclusive ele acompanhou o apóstolo em muitas ocasiões.
Morreu neste domingo (20) a mãe do jogador de futebol limeirense, Lucas Evangelista, Marta Valéria Santana de Oliveira, aos 49 anos. Lucas é atualmente um dos principais nomes do Red Bull Bragantino. Nesta tarde o clube emitiu nota de pesar em seu perfil no Instagram.
A Bíblia nos ensina que os apóstolos originais de Jesus Cristo foram Pedro; Tiago; João; André; Filipe; Judas Iscariotes; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Bartolomeu; Judas Tadeu; e Simão, o Zelote. Pedro, Tiago, João, André e Filipe eram todos pescadores quando foram chamados para serem apóstolos.
Ele era médico (ver Colossenses 4:14) e “um mensageiro de Jesus Cristo” (Tradução de Joseph Smith, Lucas 1:1 [em Lucas 1:1, nota de rodapé a)]. Lucas foi um dos “cooperadores” de Paulo (Filemom 1:24; ele é chamado de Lucas aqui) e um dos companheiros missionários de Paulo (ver 2 Timóteo 4:11).
Quantos anos depois de Cristo foi escrito o livro de Lucas?
Lucas é o terceiro Evangelho do NT e foi escrito numa comunidade profundamente grega, por volta do ano 85 d.C. O autor conheceu o Evangelho de Marcos e o usou como base, mas também adicionou algumas memórias próprias e destacou diferentes aspectos de Marcos.
Dos quatro evangelistas, dois eram discípulos diretos de Jesus, escolhidos por Ele próprio para serem Seus 12 Apóstolos: São Mateus e São João. Os outros dois, São Marcos e São Lucas, também foram seguidores de Jesus, obviamente, mas não fizeram parte do Grupo dos 12.