São Paulo. São Paulo sempre foi um nome forte quando o assunto é Café do Brasil. Boa parte dos produtores do país se concentra no estado e tiram proveito das características favoráveis da região para o cultivo.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Minas Gerais lidera o ranking dos estados produtores de café. Ele possui uma longa tradição na produção de café e abriga algumas das regiões cafeeiras mais importantes do país, como o Cerrado, o Triângulo Mineiro, a Mantiqueira e o Sul de Minas.
O maior estado produtor de café do Brasil é Minas Gerais, que é responsável por mais de 50% da produção nacional: são 27,8 milhões de sacas na safra 2023. Quase que a totalidade (99%) do café produzido no estado é da cultivar arábica. A variedade Robusta, por sua vez, é cultivada em 100% da área no estado de Rondônia.
Minas está no topo da produção de café no Brasil, principalmente da espécie Arábica. Se Minas fosse um país, ele sozinho seria o maior produtor de café do mundo! A região tem várias áreas bacanas, como o sul do estado, o Cerrado Mineiro, as Matas de Minas e a estrela da festa, a medalhista, a mais famosa: Alta Mogiana.
CONHEÇA A MAIOR FAZENDA DE CAFÉ DO MUNDO QUE FICA NO BRASIL
Qual o café mais saboroso do Brasil?
O café Guima obteve a melhor pontuação no Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, em Nova York, por ser considerado uma bebida brasileira redonda, encorpada, com sabores ricos e suaves de um equilíbrio de chocolate, caramelo, açúcar mascavo e amêndoas torradas.
Mogiana. O Norte de São Paulo é uma das regiões mais tradicionais e culturais para o cultivo de café, com uma prática que já dura mais de 200 anos. ...
Ourinhos e Avaré Outra região produtora de café em São Paulo é a que fica entre os municípios de Ourinhos e Avaré. ...
"O melhor café do Brasil é de Minas Gerais, além de ser o mais caro do mundo", observou o parlamentar. "Estamos felizes de receber hoje, na comissão, autoridades e produtores de Cristina", completou. A qualidade do café produzido em Minas Gerais também foi destacada por todos os participantes da reunião.
Brasil ocupa o topo da lista concentrando cerca de 38% da produção global do grão. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, representando cerca de 38% da produção global. Na safra 2023/24, a expectativa é colher 44,9 milhões de sacas de café arábica e cerca de 21,4 milhões de café robusta.
Os melhores cafés do mundo se cultivam na Etiópia e, por ano, são colhidos de 200 a 500 toneladas de grãos. Em Yirgacheffe e Gedeo, zonas do sul do país, é produzido um terço da produção da Etiópia e uma de suas principais características é o toque ácido.
O Kopi Luwak é o café mais caro do mundo e é feito a partir das fezes de um pequeno animal asiático: a civeta. O quilo de seus grãos pode chegar aos milhares de dólares.
O GZH fez uma lista a partir desse relatório e definiu um top 10 dos países que mais consomem café no mundo. O Brasil não aparece entre os países que mais consomem o a bebida. A Finlândia lidera o pódio, ficando em primeiro lugar, Noruega e Islândia aparecem em segundo e terceiro, respectivamente.
Minas Gerais, por exemplo, é o maior produtor de café do Brasil e é também o estado que produz a maior quantidade de cafés especiais. “Seja no Cerrado Mineiro, na Serra do Caparaó, seja no Sul de Minas ou na Serra da Mantiqueira, há cafés maravilhosos vindos de todos os cantos mineiros”, comentou ele.
“Normalmente, a produção dos frutos acontece cerca de dois anos e meio após o plantio. Porém, lavouras bem implantadas, com mudas de qualidade e bem conduzidas, podem ter uma primeira catação de frutos antes do segundo ano e uma produção ainda maior a partir dos dois anos e meio.”
Isso dá uma variação entre 2.500 e 13.000 plantas por hectare! O espaçamento para plantio de café define, portanto, a população de plantas da área e o adensamento do cafezal. Podemos classificar os sistemas quanto à população de plantas e adensamento da seguinte maneira: tradicional: até 3.000 plantas/ha.
A Fazenda Santa Clara, a maior da América Latina, com 6 mil m² de área construída, resiste ao tempo e é uma das opções turísticas bem procuradas da região, fica na região de Santa Rita de Jacutinga - MG.
Situada no município de Brejões, no estado da Bahia, a fazenda foi destaque na produção de café e liderou a cafeicultura no estado e no país, tendo o título de maior fazenda de café do mundo, em área plantada.
A grande verdade que você encontrará no mundo dos cafés é que, para serem considerados de qualidade superior, os grãos precisam ser 100% Arábica. Muito diferente da Robusta, a variedade Arábica tem 50% menos cafeína, ou seja, é muito mais suave, sem o forte amargor.
O tipo de café mais consumido no Brasil é o café torrado e moído. Ele é produzido a partir de grãos de café arábica e robusta, que são torrados e moídos para a preparação de diferentes métodos de preparo, como coado, expresso, french press, entre outros.