Maria, elevada ao Céu em corpo e alma, levou as cicatrizes da dor, para que ninguém desanime no caminho da perfeição a que somos chamados. Uma espada a transpassar o coração, na profecia de Simeão (Cf. Lc 2, 21-40).
Uma coisa podemos afirmar de antemão, não existe um texto na Bíblia que fala diretamente da Assunção de Maria. Os relatos sobre a Dormição, Trânsito e Assunção de Maria estão nos evangelhos apócrifos assuncionistas. Trata-se de cinco livros que foram escritos entre os séculos III e XIII.
Onde está escrito na Bíblia que Nossa Senhora foi assunta ao céu?
Celebrar a Assunção de Maria, em nossos dias, significa não retomar o poder glorioso e triunfalista a ela atribuído na sua Assunção, o que representou o poder da Igreja Medieval, mas resgatar o poder libertador que ela nos mostrou no canto Magnificat, em Lc 1,39-57 e no Apocalipse.
Foi São Gregório de Tours, falecido em 596, o primeiro a proclamar a Assunção corpórea de Maria ao Céu. Um século mais tarde, Santo Ildefonso de Toledo afirmou: “Não devemos esquecer que muitos consideram que ela [Maria] foi, neste dia, levada corporalmente ao céu por Nosso Senhor Jesus Cristo” (MS, p. 274).
O dogma da Assunção de Nossa Senhora é uma verdade de fé na Igreja Católica que declara a subida da Virgem Maria aos céus, em corpo e alma. Isso significa que, ao término de sua vida terrena, Maria foi elevada diretamente ao céu por Deus, sem passar pela morte, como nós passaremos.
A primeira afirmação da dissertadora é que nas Sagradas Escrituras não há relato sobre a morte e a assunção da mãe de Jesus, temas surgidos no Oriente e difundidos, desde a patrística, pela tradição geral, por fontes apócrifas, pela liturgia e pela arte.
Na Carta Apostólica Munificentissimus Deus está dito: “Definimos ser dogma divinamente revelado: que a Imaculada Mãe de Deus, sempre Virgem Maria, cumprindo o curso de sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”.
Onde na Bíblia está escrito que Maria foi arrebatada ao céu?
É dito que após Cristo ter subido aos céus, “Maria perseverava em oração com os demais apóstolos e irmãos” (verso 14). As únicas pessoas mencionadas nas Escrituras como tendo sido arrebatadas ao céu em vida (não por ocasião da morte como ensinam alguns) foram Enoque (Gênesis 5:24; Hebreus 11:5) e Elias (2 Reis 2:9-12).
Maria é nossa Mãe, que intercede por nós junto a Jesus. Como nas Bodas de Caná, Ela continua a ver nossas necessidades e leva-las ao Filho. Ao mesmo tempo continua sempre a nos dizer: “Façam tudo o que meu Filho vos disser” (cf. Jo 2,5).
(1Cor 15,20-27). Jesus faz da Virgem Maria uma nova Eva, sinal de esperança para todos os homens. O texto é uma longa demonstração da Ressurreição. A Assunção é uma forma privilegiada de participação na Ressurreição de Cristo.
A Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado.
O que aconteceu com Maria depois da morte de Jesus?
Disso, infere-se que, pelo menos depois da morte, ressurreição e ascensão de Jesus, Maria viveu com os apóstolos em Jerusalém. Segundo uma tradição, foi também em Jerusalém que Maria morou o resto de sua vida, percorrendo o 'caminho da cruz' todos os dias e relembrando os passos de seu filho.
Para o santo, a Anunciação-Encarnação aconteceu quando a Virgem Maria tinha 14 anos e ela deu à luz aos 15. A partir daí, ela ficou com o Filho por 33 anos, e depois mais 24 sem ele, o que dá um total de 72 anos.
A palavra Assunção, do latim, assumptere, significa "tomar para si", assumir. Pode-se explicar, no caso de Nossa Senhora, a que foi assumida, tomada por Deus. A Piedade popular interpreta que a Virgem Mãe de Deus foi levada aos céus pelos anjos, isto é, a primeira criatura que Deus ressuscitou.
Apocalipse 12:1-2 “A mulher e o dragão Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz.” Bora estudar este texto juntos?
Algumas passagens do Evangelho são, aparentemente, um culto a Maria. Uma se encontra no Evangelho de Lucas, no capítulo 11, 27-28. A uma moça que grita: “Bem-aventurado o ventre que te gerou e o seio que te amamentou”, Jesus responde: “Bem-aventurados ainda mais aqueles que escutaram a Palavra de Deus e a observaram”.
Esta crença formou-se a partir de três passagens das Sagradas Escrituras, nas quais se diz expressamente que a morte entrou no mundo por culpa do pecado de Adão e Eva. Esses textos encontram-se no livro do Génesis (cap. 3), no daSabedoria (2,23-24) e nas cartas de Paulo (Rm 5,12; 1 Cor 15,21).
A Bíblia diz: "Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, um homem, Cristo Jesus." ( 1 Timóteo 2:5) A Bíblia também diz: "Ninguém pode vir ao Pai senão por mim [Jesus]." ( João 14:6) Portanto, se orarmos a Maria ou a qualquer outro santo, estaremos desrespeitando a Deus e a Jesus, que são os únicos que ...
A interpretação de Lc 1,39-56 na perspectiva da Assunção de Maria significa dizer que o poder dela é o de ser a mãe do Senhor, de ser a bem-aventurada de Deus que a escolheu para derrubar os poderosos de seus tronos e elevar os empobrecidos. A força dela vem de Deus e do Filho que trazia em seu ventre.
Onde fala na Bíblia que Maria foi levada ao céu de corpo e alma?
Maria, elevada ao Céu em corpo e alma, levou as cicatrizes da dor, para que ninguém desanime no caminho da perfeição a que somos chamados. Uma espada a transpassar o coração, na profecia de Simeão (Cf. Lc 2, 21-40).
Pedro e s. Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial" (Pio XII, Munificentissimus Deus, 1º de novembro de 1950).
A ortodoxia ensina que Maria passou por uma morte natural, como qualquer outro ser humano; que sua alma foi recebida por Cristo após a sua morte e que seu corpo foi ressuscitado no terceiro dia, no qual este corpo foi finalmente elevado ao céu para se juntar à sua alma.
Trata-se da Festa da Assunção de Maria, o dia em que, segundo a tradição católica, Nossa Senhora, a mãe de Jesus, teria subido aos céus de corpo e alma — uma morte incorruptível, segundo a crença.