Essa promessa é reforçada em outras passagens da Bíblia, como “dai, e ser-vos-á dado” (São Lucas 6, 38) ou “pedi e recebereis” (São Mateus 7, 7-12). Receber algo de alguém é uma grande bênção e nos proporciona uma grande felicidade, mas Jesus disse que a alegria de dar é maior ainda do que a alegria de receber.
2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 16 Com presentes o homem alarga o seu caminho e o eleva diante dos grandes.
Assim, "dar" pode indicar qualquer ação de Deus em favor do bem estar do ser humano e do mundo. Porém, ao descrever a ação de Deus, como "presentear", os escritores bíblicos não se restringem ao verbo natan, dar, para destacar a extensão da dádiva divina à humanidade.
Tudo o que você tiver de fazer faça o melhor que puder, pois no mundo dos mortos não se faz nada, e ali não existe pensamento, nem conhecimento, nem sabedoria.
A vida cristã deve ser fundamentada no exemplo. Em 1 Coríntios 4.6 o apóstolo Paulo afirma: “Para que por nosso exemplo vocês aprendam.” Há uma poderosa didática no exemplo, não apenas na liderança espiritual. Jesus ensinava por meio das suas atitudes, não apenas com palavras.
POR QUE JESUS DISSE QUE É MELHOR DAR DO QUE RECEBER? - #59 Momento com Deus
O que a Bíblia fala sobre dar e receber?
Ele afirma que “mais bem-aventurado é dar do que receber”: “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, devemos socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: mais bem-aventurado é dar que receber” (Atos 20, 35).
9 Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.
21 Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá. 22 O desejo do homem é a sua benevolência; e o pobre é melhor do que o mentiroso. 23 O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum.
Romanos 12:7-8 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)
Se é o dom de servir, então devemos servir; se é o de ensinar, então ensinemos; se é o dom de animar os outros, então animemos. Quem reparte com os outros o que tem, que faça isso com generosidade. Quem tem autoridade, que use a sua autoridade com todo o cuidado.
O ato de dar é uma prática que está presente em diversas culturas e sociedades ao redor do mundo. É uma ação que envolve oferecer algo, seja material ou imaterial, a outra pessoa ou grupo. O dar pode ter diferentes significados e contextos, dependendo da cultura e do propósito por trás dessa ação.
5 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. 7 Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. 8 Isso será saúde para o teu umbigo, e medula para os teus ossos.
O chamado de volta ao caminho da generosidade é aberto de maneira definitiva pelo próprio Deus ao enviar seu filho Jesus, que “mesmo rico se fez pobre para que nós pudéssemos ser enriquecidos” (2 Coríntios 8:9ss). Só quem conhece a verdadeira fonte de toda riqueza, é capaz de ser tão generoso assim.
21 A morte e a vida estão no poder da língua, e aquele que a ama comerá do seu fruto. 22 O que encontra uma esposa encontra o bem, e alcança a benevolência do Senhor. 23 O pobre fala com rogos, mas o rico responde com dureza. 24 O homem que tem amigos deve agir amigavelmente, e há amigo mais chegado do que um irmão.
5 Os pensamentos do diligente tendem só à abundância, porém os de todo apressado, tão somente à pobreza. 6 Trabalhar para ajuntar tesouro com língua falsa é uma vaidade fugaz daqueles que buscam a morte. 7 As rapinas dos ímpios os virão a destruir, porquanto recusam praticar a justiça.
Vivamos cada instante como Maria, fazendo o ordinário de forma extraordinária. Que Ela nos ajude a viver o presente plenamente, meditando e guardando cada coisa no coração (cf. Lc 2,19. 51), para que assim o nosso futuro seja cada vez pleno, entregue com muita esperança à Providência amorosa de Deus.
2.2. Ele deu Seu próprio filho – Jesus, para ser o meu e o seu presente, não apenas em datas “especiais”, mas todos os dias. A cada manhã, todos os dias, Deus nos oferece Jesus como perfeito e completo presente. É promessa: “[…] e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28.2b).
"Melhor é dar do que receber" 🤲 Atos 20:35 Quando você doa algo para os outros sem esperar nada em troca, o que você recebe é muito maior do que você doa.
18 Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. 19 Como serva amorosa, e gazela graciosa, os seus peitos te saciarão em todo o tempo, e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente. 20 E por que, filho meu, andarias atraído pela estranha, e abraçarias o seio da estrangeira?
17 E apliquei o meu coração a entender a sabedoria e o conhecimento, os desvarios e as doidices, e vim a saber que também isso era aflição de espírito. 18 Porque na muita sabedoria há muito desgosto; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em sofrimento.