Fairbanks, Alasca. No estado do Alasca, ao sul do Círculo Polar Ártico está a cidade de Fairbanks, onde acontece o fenômeno da noite polar / Unsplash. ...
Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.
🫣🇫🇮 No norte da Finlândia são quase 73 noites, sem noite! Isso porque acima do círculo polar ártico, o sol brilha sem parar por mais de 2 meses em várias regiões!
Como dissemos, o Sol da Meia-noite ocorre nos pólos da Terra, portanto apenas alguns territórios são contemplados com este evento natural. Na região do Círculo Polar Ártico, é possível presenciá-lo em países do norte da Europa como Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega, Islândia, Groenlândia e Rússia.
🌞 Na Islândia, isso é bem comum no verão. O sol não se põe, permanecendo acima (ou próximo) do horizonte por quase 24 horas por dia. 🌎Vivenciado no extremo norte do globo (acima do Círculo Polar Ártico) e no extremo sul (Antártica), o espetáculo natural ocorre devido à órbita elíptica da Terra.
Durante a maior parte do ano, a Finlândia experimenta ciclos normais de dia e noite, como em qualquer outra parte do mundo. A duração do dia e da noite varia conforme a estação, mas, de maneira geral, é possível observar uma alternância clara entre luz e escuridão.
No meio do verão na Finlândia, o sol da meia-noite circunda o céu no extremo norte sem se pôr por várias semanas, e até mesmo o sul da Finlândia não experimenta escuridão total. Pode ser uma experiência desorientadora para aqueles que passam seu primeiro verão no país, mas certamente também é encantador.
Islândia. Com grande parte do país encontrada ao sul do Círculo Polar Ártico, a ilha de Grimsey, na costa norte do continente, é o único lugar na Islândia que você pode experimentar o verdadeiro sol da meia-noite.
Na região da Lapônia central, durante o escuro Inverno, o sol permanece abaixo da linha do horizonte durante 51 dias, o que dá origem ao fenomeno da noite polar, a que os finlandeses chamam "kaamos".
A Linha Internacional da Data corresponde ao meridiano de 180° e atravessa o oceano Pacífico de norte a sul. Sua função é a demarcação da passagem de um dia para outro. A Linha Internacional de Data demarca o limite entre os dias, padronizando assim os calendários em todo o mundo. Ouça o texto abaixo!
Por estar às margens do Círculo Polar Ártico, a Islândia, assim como qualquer lugar de altas latitudes, tem dias longuíssimos no verão e noites intermináveis no inverno.
No polo sul, há seis meses seguidos de claridade, com o sol visível no horizonte. O fenômeno é chamado de sol da meia-noite ou noite-branca e ocorre tanto no hemisfério sul quanto no hemisfério norte – sempre em latitudes além do círculo polar.
Isso se desenvolve por causa da incidência de dias após dias sem noites, pois esses não se escurecem nas regiões polares. Tal fenômeno é proveniente da localização geográfica dos pólos e do movimento de rotação, translação e inclinação do eixo.
Por convenção, chamamos de Leste o lado em que nasce o sol. Esse lado, abreviado como L (ou E, inicial da palavra East, Leste em Inglês), é o oposto de Oeste, abreviado como O (ou W, de West). Se você apontar a mão direita para o nascente, isto é, para o Leste, à sua frente está o Norte (N).
A duração da noite polar varia de acordo com a latitude, mas pode durar até 6 meses em algumas regiões. Na Noruega, dependendo da cidade você terá uma duração diferente do fenômeno.
O arquipélago norueguês de Svaldbard fica no meio do caminho entre a Noruega continental e o Polo Norte. Com clima extremo, geleiras e vastos campos de gelo, sua principal cidade é Longyearbyen – para chegar lá é necessário pegar um voo para o Aeroporto de Svalbard.
A cidade de Fairbanks fica no interior do Alaska. O sol da meia-noite pode ser visto entre os meses de abril a agosto, mas é só em junho que a luz fica visível por 24 horas.
A cidade de Utqiagvik, no Alasca, o assentamento mais setentrional dos Estados Unidos, tem aproximadamente 65 dias de noite polar por ano, de meados de novembro a meados do final de janeiro.
Sendo assim, temos muuuuuuita luz no verão, e quase nenhuma no inverno. Sabia?? Qual O País Que Não Existe Noite. O País Da Finlândia Não Existe Noite.
Em razão de o sol estar acima do horizonte, em meados do verão ao sul da Finlândia é possível aproveitar o sol por 18 a 20 horas em dias de céu azul e por 24 horas na Lapônia. Em um dia típico de verão, mesmo com a sombra passageira de chuvas e trovoadas, será possível gozar o sol por 9 a 10 horas diárias.
Qual é a moeda utilizada na Finlândia? O euro é a moeda oficial da Finlândia. Emitido pelo Banco Central Europeu e utilizado em 20 países da União Europeia, ele pode ser identificado pelo símbolo € no comércio local e pela sigla monetária EUR em transações internacionais e online.
Esse fenômeno é conhecido como sol da meia-noite e acontece porque a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita permite que a luz solar incida sobre os polos. Isso ocorre durante os meses de outubro à março no Polo Sul e de abril a setembro no Polo Norte.
O sol sempre nasce no leste, em todos os lugares e independentemente do país ou continente. A cidade mais oriental do Brasil é Pitimbu, em Região Paraíba.
Basicamente porque o eixo de rotação da Terra sobre si mesma é inclinado em relação a órbita que a Terra traça ao redor do Sol. 🌞🌎 Essa inclinação faz com que os dias mudem de duração ao longo do ano.