Onde se formam os sentimentos?
No coração das nossas emoções estão áreas específicas do cérebro, como a amígdala e o hipocampo.Como surgem os sentimentos?
Basicamente, a emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais que surgem quando o cérebro sofre um estímulo ambiental. Já o sentimento é uma resposta à emoção, ou seja, se trata de como a pessoa se sente diante de tal emoção. Portanto, apesar de distintos, emoção e sentimento estão intimamente conectados.Onde vem o sentimento?
As emoções vêm pelo que nós pensamos a respeito das situações decorridas. Portanto, o que sentimos depende da forma que vemos ou interpretamos nossas vidas e as emoções ou sentimentos são resultado disso.Onde é produzido os sentimentos?
É no sistema límbico que se processam as nossas emoções: ele é o responsável pelo comportamento humano, onde se incluem os traços da nossa personalidade, os nossos pensamentos e memória, assim como a nossa reação aos estímulos externos.Onde nasce o sentimento de solidão? - Flavio Siqueira
Onde nasce o sentimento de amor?
Segundo o especialista, o amor é uma resposta fisiológica e não uma emoção. Numerosas regiões cerebrais, especialmente aquelas relacionadas à recompensa e à motivação, são ativadas quando estamos com um parceiro, como o hipocampo, o hipotálamo ou o córtex cingulado anterior.Onde ficam os nossos sentimentos?
Na neurociência, as amídalas cerebrais seriam as responsáveis por armazenar todas as emoções básicas, como medo, raiva e instinto de sobrevivência.O que são os sentimentos e de onde eles vêm?
O termo sentimento é muito usado para designar uma disposição mental ou algum propósito de uma pessoa para outra. Sendo assim, os sentimentos seriam ações decorrentes de uma decisão, além das sensações físicas que são sentidas como conseqüência de amar, por exemplo.Como são formados os sentimentos?
Cada emoção abrange circuitos cerebrais diferentes, ou seja, estruturas no cérebro específicas que geram reações e comportamentos distintos. Assim, as emoções são programas de ação, coordenados pelo cérebro, que gerencia alterações em todo o corpo.Qual é a origem do sentimento?
São também um reflexo de nossas experiências, pensamentos, crenças, desejos e ações. Assim, a forma como vivemos uma situação irá gerar uma emoção correspondente. Por isso, cada pessoa pode sentir uma emoção diferente diante de um mesmo acontecimento. Por fim, são as emoções que dão origem aos sentimentos.Como se cria sentimentos?
O sentimento surge quando tomamos consciência das nossas emoções, isto é, o sentimento dá-se quando as nossas emoções são transferidas para determinadas zonas do nosso cérebro, onde são codificadas sob a forma de atividade neuronal. O termo “afeto” abrange tanto a componente emocional como a componente sentimental.O que a ciência diz sobre sentimentos?
Um dos conceitos mais importantes da Ciência das Emoções é que lidar com todas as nossas emoções, sem negligenciá-las, é fundamental. É claro que temos que focar na felicidade, na alegria e na satisfação, mas não podemos fingir que está tudo bem quando não está.O que vem primeiro sentimento ou emoção?
De acordo com os estudos de Damásio, existe uma cadeia complexa de acontecimentos no organismo que começa na emoção e termina no sentimento. Uma parte do processo se torna pública (emoção) e outra sempre se mantém privada (sentimento). “As emoções ocorrem no teatro do corpo.Quais são os órgãos dos sentimentos?
Desde 1952 sabe-se que uma região do cérebro chamada sistema límbico, recebe informações externas, transformando-as em emoções. Ativa-se um complexo sistema nervoso e humoral que, através de reações físicas e químicas, controla o funcionamento de vários órgãos, inclusive do coração.Quando o corpo reage aos sentimentos?
Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.Onde vem os sentimentos?
Os sentimentos são sinalizadores para algumas situações, ou seja, nos alertando e avisando se algo está bem ou não. O cérebro é um sistema e tudo funciona como uma rede. A interpretação das emoções acontece em circuito.Onde são produzidos os sentimentos?
“De um ponto de vista biológico, as emoções são geradas por partes do cérebro, como a amígdala e o hipocampo, que processam a informação sensorial e desencadeiam respostas emocionais”, detalha.Onde a emoção dói no nosso corpo?
Os compêndios da cultura oriental ligam, por exemplo, a ansiedade e a preocupação excessiva ao intestino grosso — corroborando o que as pesquisas atuais estão dizendo. Também conectam estados ansiosos com o coração e os pulmões, que se traduziriam em palpitações e respiração ofegante.Porque o ser humano tem sentimentos?
Os sentimentos são importantes para entender se nossas necessidades básicas estão sendo atendidas. As necessidades básicas envolvem desde se sentir protegido, até ganhar carinho e afeto. Eu fico muito feliz em ganhar um abraço ou receber um elogio.Por que humanos têm sentimentos?
Presente tanto nos seres humanos como em outros organismos vivos, as emoções possuem um fundamento biológico e visam a conservação da vida, desempenhando um papel regulador que conduza o organismo a um estado ou situação de maior benefício (DAMÁSIO, 2000). Ainda para Damásio, as emoções dão origem aos sentimentos.Qual parte do cérebro se apaixona?
Entre elas, impõe-se o chamado núcleo accumbens, uma pequena região situada alguns centímetros atrás de seus olhos, muito sensível à dopamina —neurotransmissor que aumenta com a paixão— e ao qual se conhece, popularmente, como o centro do prazer.Onde fica a sede das emoções?
O sistema límbicoNa parte frontal do nosso cérebro, existe uma área, mais ou menos do tamanho de uma noz, que é responsável pelas nossas emoções, memória e aprendizagem. É a essa parte que damos o nome de sistema límbico. As nossas emoções estão diretamente ligadas à memória.