Dodô ou dodó (nome científico: Raphus cucullatus) é uma espécie extinta de ave da família dos pombos que era endêmica de Maurício, uma ilha no Oceano Índico a este de Madagascar. Era incapaz de voar e não tinha medo de seres humanos, pois evoluiu isolado e sem predadores naturais na ilha que habitava.
Esse pássaro simpático e gorducho desapareceu no século 17 com a chegada dos colonizadores ao seu hábitat, a ilha Maurício, a 1 900 quilômetros da costa africana, no oceano Índico. Pouco maior que um peru e pesando cerca de 23 quilos, o dodô era um pombo gigante da família Raphidae.
Uma colaboração audaciosa entre geneticistas e conservacionistas planeja trazer de volta o extinto dodô e reintroduzi-lo em seu habitat natural nas Ilhas Maurício.
O ex-jogador Dodô, atacante com passagens por clubes como São Paulo, Santos, Palmeiras, Botafogo, Vasco e Fluminense, é o novo comentarista do Grupo Globo.
A Colossal não estipulou um prazo para quando finalmente eles vão conseguir trazer o dodô de volta à existência. Mas, o plano de ressuscitar os mamutes esta previsto para acontecer até 2029, e segundo a empresa a volta da ave pode acontecer antes ou depois dependendo dos fatores científicos.
Em qualquer caso, o dodô foi provavelmente extinto em 1700, cerca de um século depois de sua descoberta em 1598. Os holandeses deixaram Maurício em 1710, mas até essa data o dodô e a maioria dos grandes vertebrados terrestres da ilha já haviam se tornado extintos.
O dodô foi avistado pela última vez em 1681, devido a uma combinação de predação, de um lado, por humanos, e do outro, dos animais introduzidos por humanos, tornando-se um caso clássico de extinção. De acordo com a Colossal, seu regresso às Maurícias pode beneficiar o meio ambiente e ecossistema.
A decisão pela contratação de Dodô aconteceu devido ao impasse na renovação do contrato do atacante Viola. Após vários dias de negociação, a diretoria santista resolveu não acertar mais com o jogador.
Poucos dias após se desligar do Fluminense, Dodô recebeu do Tribunal Arbitral do Esporte o resultado do processo sobre seu doping, resultando na sua suspensão por dois anos. A sentença levou em conta parte do tempo do processo e, assim, o jogador só poderia voltar a atuar em 7 de novembro de 2009.
Enquanto os holandeses matavam os dodôs, os outros animais comiam os ovos dos filhotes, levando sessenta e quatro anos para o último Dodô. morrer. Mas uma empresa de biotecnologia. vai tentar reviver a espécie.
Quando e por que os dodôs foram extintos? A falta de predadores naturais, tornou os dodôs bastante vulneráveis a presença humana, quando os colonos europeus chegaram à Maurício no século 17. Sem reconhecer os humanos como ameaça, os dodôs eram facilmente capturados.
A informação foi divulgada anteriormente pelo jornalista Vagner Frederico e confirmada pelo ge. Nome identificado com o Peixe por conta de sua primeira passagem pelo clube, Dodô foi contratado de novo no segundo semestre de 2023, quando a equipe lutava contra o rebaixamento para a Série B.
Talvez porque ele não seja do tipo de pombo que come migalhas de senhoras nas praças: ele é o animal vivo que tem o parentesco mais próximo do dodô — a ave que fez sua última aparição registrada no século 17 e que já está extinta (menos em Alice no País das Maravilhas e na Era do Gelo).
Ouça o texto abaixo! Os dodôs, Raphus cucullatus, eram aves endêmicas das Ilhas Maurícias (Oceano Índico), desprovidos de predadores naturais. Com testa e rosto pelados, bico em forma de garra e patas robustas, possuíam tamanho relativamente grande (50 cm), e hábito não voador.
Dodô que teve passagens importantes pelo São Paulo onde marcou 94 gols, e formou um ataque temido com Aristizábal, além de ter atuado também por Santos, Fluminense e clubes do exterior.
Após a suspensão por doping, Dodô ainda jogou pelo Vasco, e depois por Portuguesa, Guaratinguetá, Grêmio Osasco e se aposentou em 2013, no Rio de Janeiro, pelo Barra da Tijuca.
Ricardo Lucas, o popular Dodô, ou ainda “o artilheiro dos gols bonitos.” O programa Redação PLACAR desta semana recebeu o ex-atacante de 48 anos, com passagens de sucesso por São Paulo, Botafogo, Fluminense, entre outros clubes — e muita história nas páginas da revista.
Nesta terça-feira (31), a Colossal Laboratories & Biosciences, uma startup de biotecnologia em Dallas, no estado norte-americano do Texas, anunciou que pretende trazer o dodô de volta à vida.
Cientistas começam a desvendar segredos do dodô, pássaro extinto há 3 séculos. Novos estudos deixam os cientistas mais perto de desvendar como viviam os dodôs, pássaros que entraram em extinção há três séculos. A ave, que não era capaz de voar, foi vista pela última vez em 1662, nas Ilhas Maurício, onde vivia.