Para tentar avistar o Cometa do Diabo, os observadores devem olhar na direção oeste, próximo ao horizonte, pouco após o pôr do Sol, momento no qual o cometa deve estar mais visível. Em abril, o Cometa do Diabo estará abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion.
Apelidado de Cometa do Diabo, o 12P/Pons-Brooks se tornará visível em todo o Hemisfério Sul a partir deste domingo, 21 de abril, quando atingirá sua máxima aproximação do Sol.
O cometa está visível logo no pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta ali das 17h30 até umas 18h30, ou 18h50 para os estados mais ao Sul. O cometa estará muito baixo no céu, numa altura de cerca de 15 graus.
O Cometa do Diabo deve aparecer no céu na direção oeste, próximo ao horizonte, pouco após o pôr do Sol. No entanto, se você quiser poupar o tempo de procurar pelo corpo celeste, ou garantir que está mesmo vendo o cometa, também é possível achá-lo com a ajuda do aplicativo de astronomia Sky Tonight – Mapa de Estrelas.
Conhecido como 'Cometa do Diabo', o cometa 12P/Pons-Brooks poderá observado a partir deste domingo, 21 do Hemisfério Sul, incluindo regiões do Brasil, como Rio de Janeiro, Acre e demais Estados do Norte e Nordeste, com variações de horários (veja abaixo).
Cometa do Apocalipse: O Diabo dos Céus se Aproxima!
Que horas vai passar o Cometa do Diabo dia 21 de abril de 2024?
O melhor horário para observação será entre 17h40 e 18h30. “Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa.
O periélio, nome dado ao ponto da órbita mais próximo da estrela, deve acontecer no dia 21 de abril de 2024. Após essa data, o cometa deverá ficar mais visível do Hemisfério Sul.
Pela primeira vez encontrado em 1812, o “Cometa do Diabo” vai chegar no ponto mais perto da Terra em 2024. Os descobridores oficiais do meteoro foram os cientistas Jean-Louis Pons e William Robert Brooks. Corpos celestes como esses são formados por gelo, poeira e pequenas pedras, cercados por uma nuvem de gases.
Período de visibilidade: de setembro a novembro. Brilho Máximo: outubro. Visibilidade: final da madrugada (começo de outubro) e começo da noite (final de outubro), por meio de binóculos. 12P/Pons-Brooks (ou Cometa do Diabo).
Por isso, o melhor momento para observar o 2024 MK deve ser pouco antes do amanhecer, entre 5h e 6h. Neste momento, o asteroide deve estar visível próximo à linha do horizonte na direção oeste.
Também conhecido como Cometa do Diabo, o objeto é visto pelos chineses desde os anos 1300, mas foi oficialmente descoberto em 1812, pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons. Ele demora 71 anos para dar uma volta em torno do Sol e, neste ano, atingirá seu periélio, quando está mais próximo do astro.
Para tentar avistar o Cometa do Diabo, os observadores devem olhar na direção oeste, próximo ao horizonte, pouco após o pôr do Sol, momento no qual o cometa deve estar mais visível. Em abril, o Cometa do Diabo estará abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion.
Ao contrário do que o nome possa sugerir, o Cometa do Diabo não traz nenhum risco para nós. O corpo celeste, oficialmente conhecido como 12P/Pons-Brooks, está se aproximando do nosso planeta, mas sem qualquer chance de colisão.
Qual a distância que o cometa do Diabo vai passar da Terra?
Quando chegar ao periélio (o ponto mais próximo do nosso astro) em abril de 2024, o 12P vai estar a 0,8 unidades astronômicas dele, distância equivalente a 119,7 milhões de quilômetros.
Alguns asteroides vão passar pela Terra nos próximos dias, começando por 2024 JF, que se aproxima do nosso planeta na segunda (6). Não há riscos de colisão. Algumas rochas espaciais vão passar perto da Terra nesta semana, sem riscos de colisão.
'Cometa do Diabo' será visível da Terra no Hemisfério Sul a partir do dia 21 de abril. O “Cometa do Diabo”, cuja nomenclatura oficial é 12P/Pons-Brooks, poderá ser visível do Hemisfério Sul e, consequentemente, de todo o Brasil, a partir do dia 21 de abril.
O ano de 2024 está sendo empolgante para os aficionados em observar fenômenos astronômicos. Até a metade do ano, já foi possível ver o alinhamento de planetas e um incrível eclipse solar total, que ocorreu em abril.
Em 13 de abril de 2029 (a propósito, será uma sexta-feira 13), Apophis passará a cerca de 31.600 quilômetros da Terra (com uma região de incerteza de cerca de 3,4 quilômetros). Isso é 10 vezes mais perto de nós do que a Lua, e também mais perto do que o anel de satélites geostacionários que orbitam nosso planeta!
Descoberto em 1812, o astro tem cerca de 29 quilômetros de diâmetro (o triplo do tamanho do Monte Everest) e é descrito como um “vulcão frio” por ejetar violentamente gelo e gás — que formam uma cauda em formato de chifre, origem do apelido do cometa.
NASA Lançará Missão ESCAPADE para Estudar Magnetosfera de Marte em 2024. A missão ESCAPADE (Escape and Plasma Acceleration and Dynamics Explorers) da NASA representa um marco significativo na exploração espacial, especialmente no estudo da magnetosfera de Marte e sua interação com o vento solar.
Como informado pela Nasa, o ano de 2024 marca o momento em que o Sol alcançará um ponto de atividade máxima, chamado também de “máximo solar” (momento em que a estrela apresenta seu maior número de manchas solares). Este evento ocorre a cada 11 anos, aproximadamente.
O eclipse lunar penumbral de 2024 está previsto para começar após o nascimento da Lua cheia, às 1h53 (horário de Brasília). O fenômeno será visível em grande parte dos hemisférios ocidental e oriental.