O que é o PCC A facção atua principalmente no estado de São Paulo onde possui mais de 8 mil membros e está presente em 90% dos presídios paulistas e fatura cerca de 120 milhões de reais por ano.
O Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), as duas maiores facções criminosas do Brasil, já atuam no sistema penitenciário em Minas Gerais e em quase todo o Brasil. Os dados fazem parte de um levantamento inédito do Ministério da Justiça, divulgado pelo jornal Folha de São Paulo.
Criminosos ligados ao Comando Vermelho, que são em maior número, estão permanecendo em Juiz de Fora. Já os do PCC estão sendo transferidos para outras cidades , como Uberlândia e Uberaba, no Triângulo, e Patos de Minas, no Alto Paranaíba.
A contaminação do sistema penitenciário brasileiro pelas facções criminosas tem crescido e está presente em todas as unidades da federação, com destaque para o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho), nascidos em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.
Preso atualmente em uma cadeia federal de segurança máxima de Brasília, Marcola assumiu o poder do PCC após vencer o "duelo" com dois fundadores do grupo criminoso, resultando na expulsão deles da facção.
O estatuto da facção proíbe estupradores e pedófilos. Durante muito tempo, a facção também proibiu homossexuais. Isso mudou recentemente, mas ainda é questionado antes do ingresso na organização criminosa. Questionamentos sobre uso de “drogas proibidas” e participação em outras quadrilhas também compõem a lista.
O gesto fálico é um dos gestos de insulto mais familiares, explica o antropólogo Desmond Morris. “O dedo médio é o pênis e os dedos laterais são os testículos. Saúde: A cada 3, TD3, TDIII.
Em guerra pela disputa do controle do tráfico em Goiás, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) têm recrutado membros nas ruas e nos presídios sediados no estado goiano.
Uma das maiores facções criminosas do mundo, o PCC chega aos 30 anos neste ano com cerca de 40 mil criminosos batizados e presença em ao menos 26 países, de acordo com a polícia.
O governo paranaense não reconhece a existência do PCP, embora o nome da facção tenha sido exibido em uma faixa, durante a rebelião em Foz do Iguaçu, no dia 15.
De forma geral, as cartas são escritas por presos que recebem ordens da cúpula do PCC. Depois de escritas com letras do alfabeto, são enviadas para o "setor de codificação" para o detento responsável transformar os textos em códigos. "Elas só saem para a rua codificadas.
A disputa: a batalha entre as duas facções ocorre por dois motivos. O primeiro pela aliança entre o PGC e o CV, em Santa Catarina. O outro seria pelo controle dos portos clandestinos catarinenses para envio de drogas via rotas marítimas.
As autoridades apontavam a facção como a maior do Nordeste contra o PCC. No Piauí, Pernambuco e Sergipe, o PCC é a maior facção local. Na Paraíba, a Nova Okaida é grupo criminoso dissidente da Okaida, fundada em 2002. É a facção com mais integrantes e com maior domínio territorial no estado.
Maiores facções do país e ex-aliadas no mundo do crime, o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho) estão em confronto direto pelo domínio da rota de tráfico de drogas e dos presídios em pelo menos nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Alagoas, Ceará, Pará, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e ...
O milenar símbolo yin-yang é a representação do PCC, freqüentemente estampado em cortes de cabelo, tatuagens e desenhos feitos pelos adolescentes. Os desenhos de Valcir, o tatuador da unidade, viraram moda entre os adolescentes. Ele tem um bom traço e jeito para trabalhar de maneira improvisada.
Em 2019, o B40 tem o domínio aproximado de 80% da Capital Maranhense, enquanto outros 20% são do rival Comando Vermelho o grupo também tem forte presença no estado vizinho do Piauí principalmente na capital Teresina onde trava guerra com o PCC.
Como é a saída de um membro do PCC? No caso do PCC, segundo o MPSP (Ministério Público de São Paulo), para sair, o integrante precisa fazer o pedido para a sua chefia, informando os motivos. Em caso de dívida, a mesma deve ser paga para deixar a facção.
Do lado político, o grupo criou um discurso de união entre os ladrões - "o crime fortalece o crime" - e de enfrentamento contra o "estado opressor". Pelos estatutos e salves, definem a ética e a forma de se relacionar entre aqueles que atuam no mundo do crime.
O "batismo" é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário. Ao ser aprovado, entra para o chamado Livro Branco, onde estão os ""irmãos" do crime.
Marco Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola e apontado como líder da facção criminosa PCC, teve um alvará de soltura concedido pela Justiça em relação a um processo de homicídio envolvendo um policial.