Estou recebendo uma cobrança indevida?

Comece examinando a cobrança para confirmar se ela é realmente indevida, seja uma fatura em conta digital, um débito em conta ou outro tipo. Em seguida, entre em contato com a empresa ou provedor de serviços responsável pela cobrança, explicando a situação e fornecendo documentação, se possível.
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Estou sendo cobrado por uma dívida que não é minha?

O que fazer ao ser cobrado por dívida que não é sua
  1. Grave a chamada. Peça o número de protocolo do atendimento para ter provas de que solicitou que parassem de ligar. ...
  2. Procure o Juizado Especial Cível. ...
  3. Constrangimento. ...
  4. O que diz o Código.
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Estou sendo cobrado por algo que não devo?

Nesse caso, você pode e deve procurar o Órgão de Defesa do Consumidor – PROCON.
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Pode processar por cobrança indevida?

Em casos em que a cobrança indevida cause danos morais, o consumidor tem o direito de buscar reparação por meio de indenização, tanto por via administrativa quanto judicial.
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Qual valor pedir por danos morais por cobrança indevida?

Já nos Danos Morais, como não é possível “desfazer” os danos que uma pessoa sofreu, nem estipular uma quantia em razão disso, o valor da Indenização vai depender muito da análise de cada caso. Mas, em regra, você pode pedir qualquer valor de Indenização, desde R$ 1.000,00 até mais de R$ 500.000,00.
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COBRANÇA INDEVIDA! O QUE FAZER?

Quais são os direitos do consumidor vítima de cobrança indevida?

→ Entenda: Quando o consumidor recebe uma fatura ou cobrança indevida e paga, tem direito a receber aquele valor em dobro. Se o lojista ou a empresa não atenderem o ressarcimento, o consumidor é orientado a recorrer ao Procon ou ao sistema judiciário.
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Quanto vale um processo por cobrança indevida?

Aquele que demandar por dívida já paga, no todo ou em parte, sem ressalvar as quantias recebidas ou pedir mais do que for devido, ficará obrigado a pagar ao devedor, no primeiro caso, o dobro do que houver cobrado e, no segundo, o equivalente do que dele exigir, salvo se houver prescrição.
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Como provar cobrança indevida?

“Cobrança indevida é tudo o que não decorre de uma compra, cujo melhor comprovante é a nota fiscal. Também há uma cobrança indevida quando não foi prestado o serviço acertado entre as partes, por meio de um contrato”, diz Fátima Lemos, assessora da Diretoria de Atendimento ao Consumidor do Procon.
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Qual o prazo para contestar uma cobrança indevida?

A especialista ressalta, ainda, que não há prazo mínimo para o consumidor ajuizar uma ação de cobrança indevida na justiça. “Por outro lado, existe o prazo prescricional de três anos para o consumidor pedir os danos morais decorrentes de tal cobrança, se for o caso”, alerta.
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O que a lei fala sobre cobrança indevida?

Tema atualizado em 21/9/2020. O pagamento de valores decorrentes de cobrança indevida ao consumidor gera o direito à repetição do indébito em dobro, salvo se demonstrado erro justificável pelo fornecedor, na forma do parágrafo único do art. 42 do Código de Defesa do Consumidor.
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Como fazer reclamação de uma cobrança indevida?

Os consumidores que se sentirem prejudicados nas relações de consumo devem reclamar no Procon/PR. Alguns itens que geram reclamações: Má qualidade e falta de segurança de eletroeletrônicos, veículos, brinquedos e outros produtos.
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Como acionar o Procon por cobrança indevida?

Para verificar os documentos necessários para o registro da reclamação, clique aqui.
  1. Atendimento Eletrônico. ...
  2. Atendimento Telefônico (151) ...
  3. Caixa Postal. ...
  4. Ouvidoria (0800-377 6266) está suspenso.
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Qual a lei que protege o devedor?

Código de Defesa do Consumidor - Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.
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O que é danos morais por cobrança indevida?

A cobrança indevida de dívidas gera dano moral quando a empresa promove a cobrança excessiva de valor não devido pelo consumidor. A indenização por danos morais deve ser fixada de acordo com os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade.
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Como contestar uma dívida que não fiz?

Resposta: O consumidor deve entrar em contato com a empresa responsável pela negativação e contestar tal dívida, é importante o consumidor guardar o protocolo da reclamação, para comprovar que a dívida foi contestada e a empresa permaneceu inerte.
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O que diz no artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor?

consumidor cobrado, judicial ou extrajudicialmente, por quan- tia já paga e que paga novamente a quantia ao fornecedor – repetição do indébito em dobro (art. 42, par. único, CDC) – salvo se houver engano justificável do fornecedor –+ perdas e danos (eventualmente); 3.
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Como cancelar uma cobrança indevida?

Para ser ressarcido de uma assinatura cobrada indevidamente, você deve seguir os seguintes passos:
  1. Informe o número da cobrança indevida. ...
  2. Explique que a assinatura foi cancelada e que você não autorizou a cobrança.
  3. Solicite o ressarcimento do valor cobrado indevidamente.
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Fizeram uma dívida em meu nome o que fazer?

O que o consumidor deve fazer caso isso aconteça? As empresas não podem cobrar o consumidor após a prescrição das dívidas. Se isso ocorrer, ele deve formalizar uma reclamação por escrito, procurar o Procon e/ou ingressar com uma ação judicial exigindo reparação de danos.
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É crime dever e não pagar?

A cobrança de dívidas é um direito do credor, mas deve respeitar os limites da Lei. Deve o credor sempre buscar satisfazer seus créditos com responsabilidade, evitando a exposição do devedor a eventuais situações vexatórias perante familiares e sociedade em geral.
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Como funciona a nova lei do devedor?

O que é a Lei do Superendividamento

Para a nova lei, os superendividados que recebem a proteção da lei são todos aqueles cujas dívidas excedam a renda mensal a ponto de comprometer o próprio sustento e de seus dependentes. Mas não é qualquer devedor que se enquadra na legislação.
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Qual o crime para quem compra e não paga?

O crime de estelionato exige quatro requisitos, obrigatórios para sua caracterização: 1) obtenção de vantagem ilícita; 2) causar prejuízo a outra pessoa; ; 3) uso de meio de ardil, ou artimanha, 4) enganar alguém ou a leva-lo a erro.
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O que acontece se denunciar no Procon?

Não havendo acordo, o órgão emite uma decisão administrativa, podendo o fornecedor ser penalizado com uma sanção administrativa tal como multa, suspensão de comercialização de produtos, dentre outras previstas em lei.
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Onde reclamar de empresa de cobrança?

O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. O consumidor registra sua reclamação, a empresa trata e responde, a Senacon e os Procons monitoram, e por fim, o consumidor avalia o atendimento da empresa.
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Como denunciar cobrança?

Para reclamações, direito individual, pode-se utilizar o Consumidor.gov.br, que é um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet.
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Quando posso processar uma empresa de cobrança?

Se as dívidas já foram pagas, é só informar que o pagamento já foi efetuado. Mas, mesmo se o consumidor estiver inadimplente, as empresas não podem insistir na cobrança a ponto de serem invasivas e, caso a situação venha a causar constrangimento - a cobrança vexatória - o consumidor pode requerer uma indenização.
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