-NASCENTE:O LADO EM QUE O SOL SURGE NO HORIZONTE PELA MANHÃ.. -POENTE:O LADO EM QUE O SOL SE PÕE NO FINAL DA TARDE. -O LADO ONDE O SOL APARECE É O LESTE.
No mostrador da bússola está também indicado o sul, que é a direcção oposta ao norte, assim como a direcção do nascer e do pôr do Sol. O Sol nasce a este e põe-se a oeste. As quatro direcções Norte (N), Sul (S), Este (E) e Oeste (W) são as direcções cardeais da Rosa-dos-ventos.
A direção de onde o Sol nasce é influenciada pela movimentação da Terra ao redor da estrela. Se visto do polo norte, o nosso planeta faz um movimento anti-horário — do oeste para o leste. Devido a essa direção, quase todos os objetos no céu – o sol, a lua, os planetas e as estrelas – nascem no leste e se põem no oeste.
Por convenção, chamamos de Leste o lado em que nasce o sol. Esse lado, abreviado como L (ou E, inicial da palavra East, Leste em Inglês), é o oposto de Oeste, abreviado como O (ou W, de West). Se você apontar a mão direita para o nascente, isto é, para o Leste, à sua frente está o Norte (N).
Leste ou Este, inicial L ou E, também chamado "Oriente, Nascente ou Levante" por indicar o lado, e não o ponto, onde o Sol nasce. Oeste, inicial O ou W, também chamado "Ocidente ou Poente" por indicar o lado onde o Sol se põe, e não seu ponto exato, o qual se altera durante as diferentes épocas do ano.
Assim como o Sol, a Lua nasce no leste e se põe no oeste. No entanto, ao contrário do Sol, o nascer e o pôr da Lua mudam mais para o norte ou para o sul ao longo do mês e ao longo dos anos.
A direção em que o Sol desaparece todos os dias pode ser chamada de: oeste, poente ou ocidente. Sabendo onde estão o leste e o oeste, você pode olhar as direções que faltam: sul e norte. É importante destacar que o Sol não nasce exatamente no mesmo ponto todos os dias do ano.
É comum que muitas pessoas confundam aurora com alvorada, contudo se tratam de conceitos distintos. Aurora diz respeito a anunciação do nascer do sol, enquanto alvorada já se trata das primeiras luzes do sol.
Pôr do sol é uma locução que faz referência ao momento do dia em que acontece o desaparecimento da luz do sol no horizonte. Seus sinônimos podem ser: ocaso, crepúsculo ou poente.
Quando a rotação acontece, diferentes partes do planeta passam a ser iluminadas pelo brilho do Sol, o que obriga esta luz a nascer e se pôr conforme a Terra gira. Apesar do que os alunos geralmente aprendem nas aulas de Geografia na escola, o Sol nem sempre nasce no Leste e se põe no Oeste.
😱☀️ Aqui na Lapônia o sol não se põe no verão chegando a 73 noites “sem noites” nas cidades ao norte. O sol toca o horizonte e volta a subir sem nunca permitir que escureça. Esse fenômeno é chamado de sol da meia noite e pode ser visto acima da linha do Ártico.
As pessoas que viveram há muitos, muitos anos, pensavam que o Sol se movia em torno da Terra. Mas, há cerca de 450 anos, Nicolau Copérnico mostrou que a Terra se move em torno do Sol, e os dias se sucedem às noites e as noites aos dias, porque a Terra gira sobre si própria.
Na escola, aprendemos que a Terra gira ao redor do Sol e em seu próprio eixo - os movimentos responsáveis pela existência do dia e da noite, além das estações; mas há outros movimentos realizados pelo planeta. Para girar sobre seu próprio eixo, a Terra leva exatamente 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos.
O que ocorre é que, por ela não apresentar luz própria, só é possível vê-la quando ela é, de algum modo, refletida pela luz do sol. Durante a fase da lua nova, como o sol está iluminando o lado oculto do nosso satélite natural, ela não pode ser vista por nós nem durante o dia e nem durante a noite.
A velocidade de rotação do satélite é muito lenta: demora 27,3 dias terrestres para dar uma volta em torno de si — e esse é o mesmo tempo que o astro leva para completar uma única órbita ao redor da Terra. É justamente por isso sempre a mesma face da Lua está voltada para nós.
João Pessoa capital da paraíba é terceira cidade mais antiga do Brasil, conhecida como a cidade onde o sol nasce primeiro, em virtude da Ponta do Seixas ser o ponto extremo oriental das Américas. R$ 350,00 por: R$ 130,00.
Especificamente, a ilha mais a leste desabitada de Kiribati, a Ilha do Milénio, também conhecida como Ilha Carolina, é frequentemente o primeiro lugar na Terra a receber o sol.