Onde nasce o sol no Brasil? O sol sempre nasce no leste, em todos os lugares e independentemente do país ou continente. A cidade mais oriental do Brasil é Pitimbu, em Região Paraíba. Lá, o sol nasce às 4:54 da manhã e se põe novamente às 17:14 da noite nestes dias.
Islândia. Com grande parte do país encontrada ao sul do Círculo Polar Ártico, a ilha de Grimsey, na costa norte do continente, é o único lugar na Islândia que você pode experimentar o verdadeiro sol da meia-noite.
Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.
O arquipélago norueguês de Svaldbard fica no meio do caminho entre a Noruega continental e o Polo Norte. Com clima extremo, geleiras e vastos campos de gelo, sua principal cidade é Longyearbyen – para chegar lá é necessário pegar um voo para o Aeroporto de Svalbard.
Durante a maior parte do ano, a Finlândia experimenta ciclos normais de dia e noite, como em qualquer outra parte do mundo. A duração do dia e da noite varia conforme a estação, mas, de maneira geral, é possível observar uma alternância clara entre luz e escuridão.
Qual e o lugar do Brasil onde o Sol nasce primeiro?
A Paraíba é o primeiro lugar das Américas onde o Sol nasce. Nos 230 km de litoral do Estado, o Sol promove uma fusão de cores refletidas nas falésias, corais e matas. O Sol nasce para todos, mas para quem vive na Paraíba ele nasce primeiro.
No Acre e na maior parte do Brasil, estes são os dias – entre 24 e 30 de janeiro – em que o Sol se põe mais tarde. Em Rio Branco, são os únicos dias do ano em que o nosso astro luminoso se põe após as 18h, ou seja, exatamente, às 18h1min.
Como dissemos, o Sol da Meia-noite ocorre nos pólos da Terra, portanto apenas alguns territórios são contemplados com este evento natural. Na região do Círculo Polar Ártico, é possível presenciá-lo em países do norte da Europa como Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega, Islândia, Groenlândia e Rússia.
🌞 Na Islândia, isso é bem comum no verão. O sol não se põe, permanecendo acima (ou próximo) do horizonte por quase 24 horas por dia. 🌎Vivenciado no extremo norte do globo (acima do Círculo Polar Ártico) e no extremo sul (Antártica), o espetáculo natural ocorre devido à órbita elíptica da Terra.
🫣🇫🇮 No norte da Finlândia são quase 73 noites, sem noite! Isso porque acima do círculo polar ártico, o sol brilha sem parar por mais de 2 meses em várias regiões! Já imaginou viver assim?? Gostaria ou odiaria?
A região Sul do Brasil é campeã de temperaturas negativas. No Rio Grande do Sul , São José dos Ausentes também se apresenta como uma das cidades mais frias do Brasil. No município, está o Monte Negro: o pico mais alto do estado do Rio Grande do Sul, a 1410 m de altitude.
Barro Alto. Em primeiro lugar, Barro Alto é a cidade que menos chove no Brasil. Localizado no estado da Bahia, o município faz parte da microrregião de Irecê e fica a cerca de 460 quilômetros de Salvador. Atualmente, a região é conhecida principalmente pela economia baseada na agricultura e pecuária.
Em primeiro lugar, Campos do Jordão, localizado no estado de São Paulo, é uma cidade conhecida por uma beleza natural deslumbrante, clima ameno e estrutura completa.
Localizada no extremo leste do país, a aniversariante desta quarta-feira (05.08), João Pessoa (PB), é conhecida como a “Porta do Sol”, por ser o primeiro local a amanhecer de todo o continente americano.
Fundada pelos portugueses no dia de Natal de 1599, a cidade é conhecida pelos seus dias intermináveis de sol, praias paradisíacas, forró e boa cozinha. Natal é a capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte e ostenta o título de Cidade do Sol.
Levando isso em conta, o primeiro território do mundo a receber a luz do Sol é a ilha Millennium, na região de Kiribati. O local, também conhecido como Ilha Caroline, é desabitado.
No polo sul, há seis meses seguidos de claridade, com o sol visível no horizonte. O fenômeno é chamado de sol da meia-noite ou noite-branca e ocorre tanto no hemisfério sul quanto no hemisfério norte – sempre em latitudes além do círculo polar.
👉🏻Isso acontece, porque no verão, bem diferentemente do inverno, o polo norte da terra fica próximo ao sol. Sendo assim, temos muuuuuuita luz no verão, e quase nenhuma no inverno. Sabia?? O País Da Finlândia Não Existe Noite.