Como verificar a validade do extintor: na etiqueta há 8 colunas de círculos, nas quais as 6 primeiras correspondem às iniciais de todos os meses do ano, por exemplo (J – Janeiro; F – Fevereiro; M – Março; A – Abril e assim por diante). Já as 2 últimas colunas constam os anos, tal como (2019, 2020, 2021 e 2022).
1-Extintor Novo Todas as informações de garantia e validade da carga, encontra-se no quadro de instruções, conhecido como rótulo e estas informações não podem ser rasuradas ou substituídas.
A frequência da manutenção de terceiro nível é de 05 anos para todos os extintores, desde que e empresa de manutenção registrada no Inmetro não identifique a necessidade de se antecipar (devido à danos térmicos ou mecânicos ou corrosão sobre o extintor).
No corpo do cilindro do extintor deve estar puncionado o logo do fabricante, norma NBR correspondente, ano de fabricação e para CO2 mês/ano, logo do INMETRO, código de projeto e numero de série; 3.
NÚMERO DO CILINDRO - Para extintores de gás carbônico, a numeração sempre está na parte de cima do cilindro. Os outros modelos geralmente na parte inferior. A numeração é como RG do extintor, são números na seqüência. Extintores Curitiba - Paraná | Extintores em Curitiba, Recarga de Extintores em Curitiba.
Em geral, os extintores de incêndio de água e pó químico são trocados anualmente, já os de gás carbônico (CO2) são trocados a cada 6 meses, considerando que o extintor de incêndio está em perfeito estado físico, ou seja, sem alterações físicas e estruturais que alterem seu funcionamento.
No entanto, não é bem assim: é preciso ter atenção à recarga e saber o que fazer caso passe a validade. Afinal, se ele está vencido significa que ele não funcionará como deveria. Assim, os danos podem ser irreversíveis.
Além do risco de precisar do equipamento e ele não servir, circular com extintor vencido é infração de trânsito grave, com multa de R$ 195,23, além de 5 pontos na CNH do condutor, e retenção do veículo no local até regularização para ser liberado seguir viagem.
Como verificar se o extintor está em boas condições?
Como verificar se o extintor está em boas condições? Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor.
Mas é bom ficar atento: se você levar extintor no carro, ele deve estar dentro do prazo de validade e nas especificações determinadas pela legislação —mesmo sendo facultativo. A infração grave, com multa de R$ 195,23, rende cinco pontos na carteira e retenção do automóvel para regularização.
O teste é realizado colocando o extintor dentro de uma câmara de aço completamente cheia de água sob pressão, que é bombeada para dentro do recipiente a ser testado.
Para saber se o extintor esta carregado o indicador do manômetro deve estar na posição verde, caso esteja no vermelho deve-se recarregar o extintor imediatamente. Fazemos recarga, manutenção de extintores, venda de extintores.
Em 18 de setembro de 2015, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União a Resolução 556, que tornou facultativo o uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas. Desde então, a falta do equipamento não resulta em multa.
Como verificar a validade do extintor: na etiqueta há 8 colunas de círculos, nas quais as 6 primeiras correspondem às iniciais de todos os meses do ano, por exemplo (J – Janeiro; F – Fevereiro; M – Março; A – Abril e assim por diante). Já as 2 últimas colunas constam os anos, tal como (2019, 2020, 2021 e 2022).
Há alguns anos, o extintor de incêndio era um equipamento obrigatório nos veículos. Porém, desde outubro de 2015, o extintor passou a ser facultativo em automóveis de passeio e veículos utilitários, conforme a Resolução 556/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Desde então, a falta do equipamento não resulta em multa. Apesar disso, motoristas que optarem por ter um extintor veicular no interior de seus automóveis devem seguir as normas ditadas pela resolução nº 919 de 28 de março de 2022 do Contran, que entrou em vigor em 1º de abril de 2022.
No caso dos extintores de incêndio vencidos que não são reutilizáveis, as empresas credenciadas farão o descarte adequado. Não se deve, de forma alguma, descartar o extintor em lixo comum, pois seus componentes podem prejudicar o meio ambiente.
Economia e qualidade em um só produto, pois a validade da carga são de cinco anos, o que exclui a necessidade de gastos com manutenções/recargas anualmente, a carga dura por cinco anos, ou seja por muito mais tempo.
Além disso, a validade está diretamente relacionada ao que tem dentro do extintor de incêndio, ou seja, se seu agente extintor é — água, gás carbônico, pó-químico (BC ou ABC) ou espuma mecânica.
Os extintores não devem ser instalados em escadas. Devem estar desobstruídos e devidamente sinalizados de acordo com o estabelecido na NT 20. 5.2.1.3. É permitida a instalação de extintores sobre o piso acabado, desde que permaneçam apoiados em suportes apropriados, com altura recomendada entre 0,10 m e 0,20 m do piso.