No entanto, a morte de Pinóquio causou diversas críticas a obra. Sendo assim, Collodi decidiu dar um novo encerramento ao personagem incluindo a Fada Azul, que foi responsável por trazer o menino mentiroso de volta a vida.
O nariz de Pinóquio não cresce. Então ele disse uma mentira, portanto, o nariz deve crescer; O nariz de Pinóquio cresce. Então ele disse uma verdade, portanto, o nariz dele não tinha motivo para ter crescido.
No entanto, ao ter o dinheiro em mãos, Pinóquio acaba sofrendo um assalto e, ao tentar fugir, morre de forma trágica. Este foi o primeiro final escrito por Collodi, que foi duramente criticado na época.
Pinóquio se diferencia de outros filmes de animação da Disney por ter quatro vilões na história. O primeiro que o protagonista encontra é João Honesto (acompanhado por seu assistente, Gideão). O segundo e o terceiro vilões são Stromboli e o Cocheiro, respectivamente.
Seu final estava previsto para o capítulo 15, quando a Raposa e o Gato enforcam Pinóquio em um grande carvalho para roubar suas moedas de ouro. "Não teve fôlego para dizer mais nada. Fechou os olhos, abriu a boca, esticou as pernas e, depois de uma boa sacudida, ficou desacordado."
A animação original termina como verdadeiro conto de fadas. Pinóquio se transforma em um menino de verdade e comemora ao lado do pai Gepeto. Na nova versão, isso não acontece. Após escapar da baleia, Gepeto e Pinóquio acabam em uma praia deserta.
A fada diz a Pinóquio que se ele for corajoso, sincero e altruísta poderá, enfim, se tornar um menino de verdade. Gepeto mal pode acreditar que seu sonho se tornou realidade e irradia felicidade quando, no dia seguinte, envia seu pequeno garotinho para a escola.
Vocês conhecem o famoso paradoxo: “Epimênides, o cretense, diz que todos os cretenses são mentirosos”. O que fazer com esta sentença? Não é verdadeira nem falsa.
"A história foi escrita 20 anos depois da reunificação italiana. O país lutava para encontrar a reunificação real. Havia muita pobreza e muitos problemas sociais. Por isso, a história, normalmente considerada uma história infantil, na verdade reflete os problemas da Itália daquela época", explica Vezzani.
Porque foi levado para um sitio onde as crianças podiam fazer o que queriam, tal como não ir à escola, e fazer parvoices mas quanto mais asneiras faziam, mais depressa se transformavam em burros!
PINÓQUIO FALAVA MENTIRA E SEU NARIZ CRESCIA AINDA MAIS. UM DIA, ELE FOI NADAR NO MAR GELADO. DE REPENTE, APARECEU UMA BALEIA GIGANTESCA E O ENGOLIU. PINÓQUIO COMEÇOU A GIRAR DENTRO DA BARRIGA DA BALEIA PARA VER SE ELA O CUSPIA.
A Fada Azul castigou Pinóquio. Ele tinha dito que iria correndo para casa e não foi, Por isso, suas orelhas cresceram e apareceu-lhe uma cauda. Arrependido de ter mentido, Pinóquio correu para casa. Mas, ia, não encontrou ninguém.
Esculpido a partir do tronco de um pinheiro por um entalhador chamado Geppetto numa pequena aldeia italiana, Pinóquio nasceu como um boneco de madeira, mas que sonhava em ser um menino de verdade; para realizar este desejo Pinóquio se aventura por um mundo de desafios, seguido de sua “consciência”, personificada pelo ...
No longa-metragem, acompanhamos a vida do carpinteiro Gepetto, que mora em uma cidadezinha na Itália e constrói obras de madeira, na companhia de seu filho Carlo. Contudo, um bombardeio ocorrido numa igreja durante a Segunda Guerra Mundial faz com que Gepetto perca tragicamente seu amado filho.
Pinóquio está em processo de amadurecimento e revela seus conflitos morais por meio de suas escolhas. Pode-se destacar a importância de Pinóquio enfrentar as dificuldades e obstáculos em seu caminho para que se tornasse um ser humano digno.
Ela nos passa inúmeras lições de moral, mas a principal delas é não confiar em todas as pessoas, principalmente para as crianças que tem uma visão inocente do mundo e podem ser facilmente manipuladas, é um filme que que toda criança deveria assistir e ter contato!
A história do filme mostra um velho carpinteiro italiano chamado Geppetto que faz um boneco de madeira chamado Pinóquio, o qual é trazido à vida pela Fada Azul; a fada diz ao boneco que ele pode se tornar um menino de verdade se ele demonstrar obediência, bravura e lealdade a Geppetto.