O casal constrói o ninho pequeno nos cipós, ou no alto das árvores, ou em troncos caídos; algumas vezes aproveita ninhos abandonados de outras aves. Os ovos são brancos, lisos e grandes. A incubação dura aproximadamente 28 dias.
Põe três ovos grandes, uniformemente brancos. O período de incubação é de 28 dias, geralmente entre os meses de outubro a março. As ninhadas são de dois a três filhotes.
O jacuguaçu ou jacuaçu (nome científico: Penelope obscura) é uma ave da família dos cracídeos (Cracidae), que habita a Mata Atlântica no Brasil, nas regiões Sudeste e Sul do país. Sua área de distribuição estende-se também à Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
Os últimos registros da espécie evidenciam sua ocorrência em áreas de carrasco, cerrado e de matas secas. Os seus habitats naturais são florestas secas tropicais e florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude.
O jacu se alimenta de flores de ipês e tarumãs em cipós, durante a florada. Caminhando pelo chão, costuma comer frutos, sementes e pequenos invertebrados.
Sua plumagem é verde-bronze bem escura escamada, sendo o manto, pescoço e peito estriados de branco e as pernas negras. O macho possui a íris vermelha, ao contrário da fêmea.
Predador: Seus principais predadores são cobras, aves de rapina e raposas. Entre os principais predadores de seus ovos estão as gralhas e os gaviões. O principal fator que levou o Jacu Vermelho a entrar na lista dos animais ameaçados de extinção é a caça.
O casal constrói o ninho pequeno nos cipós, ou no alto das árvores, ou em troncos caídos; algumas vezes aproveita ninhos abandonados de outras aves. Os ovos são brancos, lisos e grandes.
Faz ninho em cipoais, no alto de árvores, em ramos ou galhos sobre a água. Eventualmente pode fazer ninho em rochas no interior da floresta. Põe ovos brancos e lisos, levando 28 dias para o nascimento dos filhotes.
Quando assustada a ave emite um forte grito de alarme seguido de um forte ruflar das asas. Geralmente o jacu canta no período da manhã e final da tarde.
Como toda e qualquer espécie, o Jacu tem sua função no ecossistema local como um ótimo engenheiro na distribuição das espécies vegetais nas matas. Temos que conhecer e aprender muito mais sobre as relações das nossas espécies na natureza.
Uma opção ainda é pendurar CDs ou fitas brilhantes, em linhas instaladas em paralelo aos canteiros. O reflexo do sol nos materiais, que se movimentam por causa do vento, afasta as aves. Também tem o mesmo efeito amarrar as fitas em estacas de plástico, ou de madeira, fixadas entre as plantas e por toda a horta.
Criar aves e pássaros em cativeiro no Brasil é passível de punição legal conforme a Lei nº 9.605/1998. No país, a criação de aves em cativeiro precisa obedecer aos critérios legais estabelecidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Humanos (Ibama).
O filhote de jacu possui a íris cinza-clara e com duas semanas de vida essa íris se torna marrom- escura, permanecendo assim até a vida adulta. Outra característica da espécie nessa fase é o bico alaranjado, podendo em alguns indivíduos variar para a cor rosa.
Sua dieta é formada principalmente por frutas – mas ele come também brotos, grãos e insetos. No Brasil, o que chamamos de “jacu” contempla, na realidade, sete espécies de aves diferentes – que, podemos dizer, são parentes distantes do pavão, originário da Ásia.
Põe 3 ovos grandes, uniformemente brancos. O período de incubação é de 28 dias, geralmente entre os meses de outubro a março. As ninhadas são de dois a três filhotes.
O jacu-verdadeiro é ameaçado de extinção (IUCN Red List, Silveira 2008), devido, principalmente, a caça. Hoje em dia, o jacu é raro ou localmente extinto em quase toda sua antiga área de ocorrência, até mesmo em regiões onde ainda existe hábitat apropriado.
Penelope é um gênero de aves da família Cracidae da ordem dos Galliformes. Mais conhecidos por jacu, no Brasil este gênero abriga sete espécies diferentes.
Jacu-verdadeiro, jacu-do-nordeste ou simplesmente jacucaca (Penelope jacucaca) é uma ave endêmica da Caatinga. É também uma das mais belas e seriamente ameaçada de extinção em função da caça. Em muitas regiões da Caatinga a jacucaca já desapareceu.
Os jacus têm um papo vermelho e saliente na zona da garganta. A plumagem é uniforme e escura, em geral preta (ou uma cor 'chumbo') e com um aspecto escamado. Este efeito é produzido pelas penas do dorso e peito, que são debruadas a branco. A generalidade dos jacus têm patas avermelhadas.
Di Pássaro é um dos cafés mais raros e exóticos do mundo, pois seu processo é diferente dos convencionais: os grãos são colhidos das fezes de um pássaro chamado Jacu, que come os melhores frutos do cafeeiro, aqueles sem defeitos e completamente maduros.