Localização. Os Tupiniquim habitam três Terras Indígenas no norte do Espírito Santo. Todas estas situam-se no município de Aracruz, próximas a essa cidade e também à de Santa Cruz e à Vila do Riacho.
Atualmente o povo Tupinikim vive no Estado do Espírito Santo, Município de Aracruz. Moram em quatro aldeias: Caieiras Velhas, Comboios, Irajá e Pau Brasil. Veja no mapa. No passado, o povo Tupinikim vivia numa grande área de terras.
A etnia indígena que virou símbolo de algo que é genuinamente brasileiro, porém, sofreu uma pressão brutal. Com uma população estimada em 200 mil indivíduos em 1500, os tupiniquins foram reduzidos a um grupo de 55 indivíduos no século 18, e foi declarada oficialmente extinta em 1780.
Antes da vinda dos portugueses, o número de pessoas que povoava a região do Brasil chegava aos 3 milhões, com cerca de 900 mil distribuídas ao longo da costa, conforme registra o artigo publicado na PNAS. Foram chamados de Tupiniquim os primeiros indígenas que os colonizadores encontraram ao desembarcar no litoral.
Os tupiniquins foram aqueles que recepcionaram os portugueses à época do Descobrimento. Ocuparam o litoral brasileiro por milhares de anos. A etnia guarani tem população aproximada de 600 indígenas, que formam cinco aldeias: Boa Esperança, Três Palmeiras, Piraquê-Açu, Olho D'Água e Nova Esperança Ka'aguy Porã.
Localização. Os Tupiniquim habitam três Terras Indígenas no norte do Espírito Santo. Todas estas situam-se no município de Aracruz, próximas a essa cidade e também à de Santa Cruz e à Vila do Riacho.
O que será que os tupiniquins pensaram quando viram os portugueses chegando às terras habitadas por eles? Os tupiniquins estranharam quase tudo: as enormes em- barcações, as roupas, as botas, os chapéus, as armas de fogo os gestos e olhares daqueles homens de pele branca e face rosada (BOULOS JÚNIOR, 2012, p. 231).
Os Tupiniquim se declaravam católicos, pois as igrejas pentecostais só se instalaram na região recentemente, quando atraíram famílias indígenas para suas denominações.
Onde viviam os tupiniquins quando os portugueses chegaram ao Brasil?
Eram aliados dos colonizadores portugueses. O pesquisador Carlos Augusto da Rocha Freire consignou que os tupiniquins ocupassem, no século XVI, terras situadas entre o atual município baiano de Camamu e o Rio São Mateus (ou Rio Cricarê), no atual estado do Espírito Santo.
Como foi o encontro entre os portugueses e os índios tupiniquins?
Em 22 de abril de 1500, a frota de Pedro Álvares Cabral aportou na Bahia, em um local ocupado pelas tribos Tupi-Guarani. Esse fato foi importante e singular. Pois nessa região, as tribos tinham um caráter menos violento, facilitando a primeira conversa entre portugueses e índios.
A língua tupi, ou tupi antigo, foi a língua falada pelos povos tupis e por grande parte dos colonizadores que povoavam o litoral do Brasil nos séculos XVI e XVII. "É a língua indígena clássica do Brasil e a que teve mais importância na construção espiritual e cultural do país."
Povos Tupinikim e Guarani: depois de expostos a verdadeiro genocídio, expulsos e humilhados, ainda lutam contra a burocracia para ter seus direitos garantidos.
Hoje há cerca de 2.400 Tupiniquim, situados quase exclusivamente em Aracruz. Eles moram em casas de alvenaria e só falam português. Sua língua original, uma das 41 do tronco linguístico tupi, perdeu-se com a redução populacional e a miscigenação.
Como conheceram a tribo por intermédio dos tupis, os portugueses adotaram o termo, que permaneceu. E hoje, na linguagem coloquial, ganhou uma conotação pejorativa. Já os tupiniquins habitavam o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo.
O tupi diz respeito à língua Tupinambá, que era falada pelas comunidades indígenas existentes no Brasil quando o território foi colonizado pelos portugueses. Guarani, por sua vez, é a língua falada pelas nações que são encontradas na Argentina, Paraguai, Bolívia e Brasil.
Plantação: algodão, que usavam para fazer redes de dormir. Artesanato: cestos de cipó, panelas e vasos de barro, machados de pedra diversos instrumentos musicais de sopro e percussão. Cultura: apreciavam a música e a dança, pintavam o corpo e enfeitavam-se com colares de conchas marinhas e penas coloridas de aves.
Quais são os instrumentos que os tupiniquins usavam?
Os instrumentos musicais mais comuns são o chocalho (ou maracá), a flauta, o reco- reco (feito com casca de tartaruga), as trombetas de cuia, percussão, sopro e os bastões de ritmo. O maracá é usado para acompanhar o canto.
O território dos Tupinambá de Olivença está localizado no sul do estado da Bahia. Grande parte dele está inserido no município de Ilhéus, mas também situa-se nos municípios de Buerarema e de Una.
Como os índios chamavam o Brasil antes dos portugueses?
Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...
Como foram os primeiros contatos entre os portugueses e os tupiniquins?
Durante os primeiros anos do descobrimento, os nativos foram tratados "como parceiros comerciais", uma vez que os interesses portugueses voltavam-se ao comércio do pau-brasil, realizado na base do escambo.
Qual foi o primeiro povo indígena a ter contato com os portugueses?
Os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc. Todas essas tribos se encontravam na parte litorânea brasileira. Estes foram os primeiros índios a terem contato com os portugueses que aqui chegaram.