Onde ou aonde cheguei?

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsc.jus.br

Onde chegou ou aonde chegou?

Essa é uma dúvida comum para quem escreve. No entanto, o uso de cada um desses termos é bem simples. A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Quando usar de onde é aonde?

Usamos “onde” com verbos que, quando questionados, aceitam a expressão EM ALGUM LUGAR. Usamos “aonde” com verbos que indicam movimento e que aceitam a expressão A ALGUM LUGAR ou PARA ALGUM LUGAR.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalpadrao.ufma.br

Onde você quer chegar ou aonde você quer chegar?

ou Onde você quer chegar? A forma correta é "Aonde você quer chegar?". "Aonde" é o resultado da união da preposição "a" com o pronome "onde" (a+onde=aonde).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt-br.facebook.com

Vai almoçar Onde ou aonde?

Aonde ou onde: qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. A principal diferença é que, enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blogdoead.com.br

Onde ou Aonde??? Professor Noslen explica!!!

Onde ou aonde vai me levar?

O uso correto dessas duas palavras vai depender do contexto da frase. "Aonde" indica destino e movimento, significando a que lugar a pessoa vai ou foi, por exemplo. Já "Onde" indica um local fixo, significando em que lugar. Veja a seguir quando utilizar cada um dos advérbios abaixo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Vai passar o Natal Onde ou aonde?

Já com verbos que indicam movimento, use aonde. Você também pode se certificar de que está correto substituindo aonde por a que lugar ou para que lugar. Exemplo: Você vai aonde?
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Onde vou ficar ou aonde vou ficar?

Para deixar mais clara e objetiva a diferença entre o uso de “onde” e “aonde”, apresento mais exemplos: “Aonde você vai?” Neste caso há o sentido de destino, expresso pelo verbo ir. “Onde você mora?” Nesta frase o significado expressa a ideia de local fixo, moradia, justificando o uso do advérbio onde.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

Qual é a forma correta aonde você vai ou onde você vai?

A palavra “aonde” é usada pra dar uma ideia de movimento. Enquanto “onde” é usado no sentido oposto, quando não há movimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em descomplica.com.br

Onde é aonde 4 ano?

O advérbio aonde deve ser empregado quando a intenção for transmitir a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, quando exprimir ideia de movimento. O advérbio onde deve ser empregado quando a intenção for transmitir a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, quando exprimir ideia de movimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exercicios.brasilescola.uol.com.br

Onde aonde dica?

O mais adequado é: “Esta é a rua ONDE fica o nosso depósito.” ONDE significa “no lugar” (=o depósito fica NA RUA). AONDE significa “ao lugar”. Só pode ser usado com verbos cuja regência pede a preposição “a” (IR, CHEGAR, DIRIGIR-SE, LEVAR...): “Esta é a praia AONDE fomos no sábado passado” (=fomos À PRAIA).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Onde é aonde é pronome?

Diferença entre onde e aonde

Onde pode ser pronome relativo, quando começa uma oração subordinada adjetiva ou advérbio interrogativo. Nos dois casos indica localização. Porém, quando for pronome relativo, poderá ser trocado por “em que”, o que não ocorre quando é um advérbio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

Onde é aonde são palavras que indicam lugar Entretanto são usadas em situações diferentes?

Aonde é um advérbio que, assim como onde, indica lugar. Entretanto, só pode ser utilizado como indicativo de movimento, por isso deve ser usado ao lado de verbos que indiquem esse deslocamento (ir, levar, chegar, dirigir etc.).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em escolakids.uol.com.br

Onde ou aonde chegar?

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsc.jus.br

Quando eu uso onde é aonde?

Aonde: Ao contrário do advérbio onde, que indica permanência, o advérbio aonde indicará ideia de movimento, lugar para o qual se vai, destino/direção. Se você ficar em dúvida, observe se o verbo com o qual o advérbio onde se relaciona exige a preposição a.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Onde vamos almoçar ou aonde vamos almoçar?

Porém, sua diferença está no fato de apresentar noção de movimento. Aonde não apresenta ideia de permanência, mas de movimento, transporte. Isso acontece porque acrescenta-se a preposição a à palavra onde, o que dá indicação de movimento de acordo com a regência dos verbos que acompanham essa palavra.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portugues.com.br

Onde quer que esteja ou aonde quer que esteja?

– Se há dois verbos na frase que pedem coisas diferentes, não dá para usar nem “aonde”, nem “onde”. Exemplo: “Vou aonde você está” ou “Vou onde você está”. Os verbos “ir” e “estar” exigem construção diferente (um indica movimento e outro permanência). Além disso, o verbo “estar” não admite a preposição “a”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadoestudante.abril.com.br

Faz 10 minutos ou fazem 10 minutos?

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Qual a diferença de Senão e se não?

Então anote a dica. Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Tem direito a ou a?

Resposta: Sim, você deve colocar a crase; e a colocaria mesmo que não houvesse o adjetivo, pelo fato de usarmos o artigo diante dos substantivos abstratos (V. Não Tropece na Língua nº 233 - SUBSTANTIVOS CONCRETOS E ABSTRATOS). Portanto: direito à liberdade, à saúde, à educação, à privacidade sexual etc.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em linguabrasil.com.br