Onde Paulo estava quando escreveu a primeira carta aos Tessalonicenses?
Quando e Onde Ele Foi Escrito? “Paulo escreveu de Corinto as Epístolas aos Tessalonicenses, durante a sua segunda viagem missionária”, cerca de 50–51 d.C. (Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”, scriptures.LDS.org).
Qual o contexto da carta de Paulo aos Tessalonicenses?
Um dos principais temas abordados por Paulo na Primeira Epístola aos Tessalonicenses é a Segunda Vinda. Ele concentrou-se na participação dos justos nos acontecimentos relacionados à Segunda Vinda, principalmente no que se refere aos santos que já tiverem falecido (ver 1 Tessalonicenses 2:19; 3:13; 4:13–17; 5:1–10).
Quando e onde ele foi escrito? Paulo escreveu a epístola conhecida como 1 Coríntios perto do final de sua visita de três anos a Éfeso (durante sua terceira missão), que provavelmente terminou em algum momento entre 55 e 56 d.C. (ver Atos 19:10; 20:31; Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”).
Os santos de Tessalônica não entendiam alguns aspectos da Segunda Vinda de Jesus Cristo. Eles temiam que os membros da Igreja em Tessalônica que haviam morrido não pudessem participar das bênçãos da Segunda Vinda.
As duas epístolas fazem parte do Novo Testamento e a tradição atribui a autoria delas ao apostolo Paulo, que as escreveu no período de 50 a 52 DC. Tessalônica era a capital da província romana da Macedônia, região que hoje faz parte da Grécia.
Onde Paulo escreveu a primeira carta aos tessalonicenses?
Quando e Onde Ele Foi Escrito? “Paulo escreveu de Corinto as Epístolas aos Tessalonicenses, durante a sua segunda viagem missionária”, cerca de 50–51 d.C. (Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”, scriptures.LDS.org).
Onde estava Paulo quando escreveu 2 Tessalonicenses?
Essa semana estudaremos 1ª e 2ª Tessalonicenses, cartas que Paulo escreveu aos tessalonicenses enquanto estava em Corinto, durante sua primeira visita à Europa, por volta do ano 50 d.C. Seu trabalho em Tessalônica é descrito em At. 17.
Qual era o dom de Paulo que escreveu aos tessalonicenses?
“Gosto do conselho que o Apóstolo Paulo deu aos santos tessalonicenses: 'Todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas' (1 Tessalonicenses 5:5). Como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, somos filhos da luz!
Por que o apóstolo Paulo foi expulso de Tessalônica?
Alvoroçando as multidões: O mesmo aconteceu em Antioquia da Pisídia (Atos 13:45,50), em Icônio (Atos 14:2,5), em Listra (Atos 14:19) e em Tessalônica (Atos 17:5-8) Esta foi a quinta cidade de onde Paulo foi expulso por uma multidão enfurecida, agitada por líderes judeus invejosos.
À igreja dos tessalonicenses: O próprio Paulo fundou a igreja de Tessalônica em sua segunda viagem missionária (Atos 17:1-9). Ele só esteve na cidade por pouco tempo porque foi forçado a sair por inimigos do Evangelho.
Onde Paulo estava quando escreveu a primeira carta a Timóteo?
A Primeira Epístola de Paulo a Timóteo foi escrita provavelmente entre 64 e 65 d.C., talvez enquanto ele estava na Macedônia (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”, scriptures.LDS.org; 1 Timóteo 1:3).
Foi a primeira carta que o apóstolo Paulo (com o apoio de Silas e Timóteo) redigiu aos cristãos da cidade de Tessalônica, na época pertencente a província da Macedônia no Império Romano. De acordo com a maioria dos eruditos teólogos ela foi a segunda epístola escrita pelo apóstolo (Gálatas seria a primeira).
Quem escreveu esse livro? O Apóstolo Paulo é o autor da Epístola aos Romanos (ver Romanos 1:1). Ao escrever essa epístola, Paulo usou a ajuda de um escrevente, Tércio, que escreveu sua própria saudação aos santos romanos quase no final da epístola (ver Romanos 16:22).
Qual motivo da alegria de Paulo ao escrever aos Tessalonicenses?
Paulo fala da grande alegria ao saber que os cristãos de Tessalônica mantinham a fé e prosperavam nas obras de Deus. Resumo: Paulo envia Timóteo e recebe boas notícias. Aproximando-se do final da carta, Paulo fala sobre a importância de viver para Deus para se viver bem.
Havia nela características que a identificava e a distinguia como uma igreja saudável. Para isto, a igreja dos tessalonicenses, evidenciava ser formada de crentes realmente eleitos e salvos por Cristo Jesus (1.3 e 4). As ações de graças de Paulo e de seus companheiros, eram dadas em razão do progresso de tais crentes.
As epístolas paulinas [1Ts 2.1, 2, 9 p. ex.] sugerem que Paulo ficou em Tessalônica muito mais do que três semanas. De acordo com Fp 4.16, a igreja de Filipos repetidamente lhe mandava ajuda, e a epístola aos Tessalonicenses indica que Paulo tinha podido dar extensa instrução doutrinária aos cristãos tessalonicenses.
Qual foi a última cidade visitada por Paulo antes de chegar a Atenas?
Paulo é apedrejado e tido por morto. No dia seguinte, partiu para Derbe com Barnabé (At 14,19-20). Derbe: É a última cidade visitada, antes que retornem ao ponto de partida. Depois de anunciar o Evangelho nessa cidade, retornam, passando por Listra, Icônio e Antioquia da Pisídia, onde haviam sofrido perseguições.
Qual é o tema trabalhado por Paulo na Primeira carta aos Tessalonicenses?
Anualmente, a CNBB propõe para o mês de setembro o aprofundamento de um livro ou um tema bíblico. Este ano traz como proposta de estudo da 1ª Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, tendo como tema: “Para que n'Ele nossos povos tenham vida”, e como lema: “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida” (cf. 1Ts 2,8).
Os estudiosos da Bíblia concordam que ela foi escrita pelo apóstolo Paulo aos romanos para explicar como a salvação é oferecida por meio do Evangelho de Jesus Cristo. É a primeira e a mais longa das Epístolas Paulinas, e é considerada a epístola com o "mais importante legado teológico".
Quem é o apóstolo Paulo enviou para cuidar dos tessalonicenses?
(Ver Atos 17:1–10; ver também a informação a respeito das epístolas aos tessalonicenses no Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”, pp. 68–69.) Paulo enviou Timóteo para ministrar aos novos membros da Igreja de Tessalônica.
17. E passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras, Expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos.