Para onde vai o xixi e o cocô? O xixi e as fezes dos banheiros é armazenado em tanques especiais localizados na parte traseira da aeronave. Esses tanques são projetados para suportar a pressão e as condições extremas encontradas durante o voo.
Ao contrário do que alguns dizem, as fezes não são descartadas em pleno voo: os reservatórios armazenam os dejetos até o fim da viagem. Quando o avião chega a terra firme, eles são esvaziados através de uma mangueira de um caminhão especial, que suga toda urina e fezes.
Inicialmente, ao ser apertado o botão da descarga, é formado um vácuo que suga os dejetos para o tanque do avião. Quando ele está no ar, esse vácuo é formado pela diferença de pressão entre o lado de dentro e o de fora da aeronave. Quando está em solo, é acoplado um equipamento que auxiliará nessa sucção.
Ao contrário do que alguns dizem, as fezes não são descartadas em pleno voo: os reservatórios armazenam os dejetos até o fim da viagem. Quando o avião chega a terra firme, eles são esvaziados através de uma mangueira de um caminhão especial, que suga toda urina e fezes.
Ao contrário dos banheiros convencionais, os banheiros de avião não utilizam grandes quantidades de água para funcionar. Isso é crucial porque, em voos, cada quilo extra significa mais combustível consumido. O segredo por trás do funcionamento do banheiro do avião é um sistema a vácuo.
Em resumo, os resíduos humanos produzidos durante os voos são armazenados em tanques especiais localizados na parte traseira da aeronave. O xixi é descartado durante o voo, enquanto o cocô é armazenado até que a aeronave pouse e seja submetida a um processo de manutenção em terra.
Em outro vídeo, Brenda ensina a passageiros a nunca usar o papel higiênico dos banheiros do avião, mas sim os lenços de papel no compartimento acima do vaso. "Quando acontece turbulências e meninos 'estão mirando' [o vaso], eles miram e atingem toda a parte.
Para esvaziá-lo, uma extremidade de um tubo de esgoto é conectada a uma abertura no tanque e a outra extremidade é conectada ao esgoto. Um botão do ônibus é apertado para abrir o tanque, permitindo que o formaldeído, a urina e as fezes saiam de dentro dele. Tudo passa pela mangueira e cai direto no esgoto.
Mesmo que você esteja sentado no vaso ao dar descarga, ele não tem força para puxá-lo porque a aspiração só funciona bem perto da boca do cano de eliminação.
A sujeira é sugada, passando por canos que ficam embaixo do piso do avião, da qual chega em um reservatório bem longe dos passageiros. No entanto, a capacidade do reservatório é de até 250 litros. Para os aviões que fazem trajetos intercontinentais, há dois reservatórios instalados.
Segundo ela, o melhor momento para ir ao banheiro no avião é logo após o embarque, mas antes de a aeronave levantar voo. Assim, você utiliza o banheiro mais limpo, afinal todo avião é higienizado antes de cada nova viagem. Além disso, este momento também tem a vantagem de evitar algum chacoalhão da viagem.
As cabines cada vez mais lembram quartos de hotel, com sofás, camas duplas, televisões, mesas, armários e minibares. Em alguns casos, tem até chuveiros.
Uma coisa que muitos tutores de pets não sabem, é que o descarte das fezes não deve ser feita em lixo comum. O correto é fazer o descarte no vaso sanitário. Deixar as fezes na rua, jogar em terrenos ou bueiros também é uma prática errada. O correto é recolher e descartar no vaso sanitário ao chegar em casa.
O primeiro funciona com uma bomba que puxa água do mar para o vaso e elimina os dejetos; o segundo conta com um macerador que tritura os dejetos antes de descartá-los; e, no último, o vácuo suga o conteúdo da privada. Cada um tem sua vantagem.
Isso acontece quando a ligação hidráulica que manda água para a privada é a mesma que abastece o chuveiro. Aí, quando dá descarga, o chuveiro recebe menos água e acaba esquentando mais.
Quais são os piores assentos do avião? Os assentos da última fileira do avião são considerados os piores, além dos lugares que ficam na frente das saídas de emergência, pois eles não reclinam. Além disso, neste lugar, você não pode levar nada no colo e nem embaixo da poltrona localizada à sua frente.
Além disso, as políticas das companhias aéreas e as regulamentações de aviação muitas vezes proíbem chamadas telefônicas durante o voo para evitar interferências com os sistemas de comunicação da aeronave.
Quando você aperta a descarga, uma portinha no fundo do vaso se abre e suas necessidades são sugadas por um sistema de compressão a vácuo – que causa o barulho característico de swoosh. Isso otimiza o espaço no depósito e evita que os excrementos fiquem em contato com o ar, minimizando o fedor.
O banheiro é localizado no piso inferior, este que possui seis lugares para passageiros, com outros 20 lugares no segundo piso, totalizando a capacidade de 26 passageiros por viagem.
A maioria das companhias permite um item pessoal gratuito por passageiro, definido como qualquer coisa que caiba embaixo do assento à sua frente no avião. No entanto, outros itens pequenos como travesseiros e cobertores costumam ficar isentos da restrição.
Inclusive, é sempre indicado levar na mala de mão os seguintes itens: Produtos de higiene pessoal – escova de dente, creme e fio dental, absorventes, lenços de papel, papel higiênico (quando necessário), etc.
Dos 4 banheiros disponíveis para os 200 passageiros da classe econômica, apenas 2 estavam funcionando, ou seja, metade da capacidade recomendada/oferecida pela empresa, obviamente isso gerou um enorme desconforto e longas filas para os 200 passageiros que tiveram que enfrentar essa situação por 11:30 de viagem.