As aves são animais que têm como seu principal excreta o ácido úrico. Esse excreta é retirado do sangue por meio dos rins e de lá é conduzido diretamente à uretra, onde é eliminado pela cloaca. Esses animais não apresentam bexiga urinária e a ausência desse órgão é uma das suas adaptações para o voo.
Simples: porque elas não têm bexiga para armazenar a urina. Sempre que um pássaro bebe algum líquido, esse vai direto para o intestino, onde é absorvido; depois passa para o sangue e chega aos rins, para ser purificado.
A cloaca é uma abertura existente tanto nas galinhas quanto nos galos. Ela marca não só a parte final do intestino grosso, mas também dos sistemas urinário e reprodutor. Isso significa que, por meio da cloaca, as galinhas eliminam as fezes e a urina. Além disso, é por onde elas conseguem botar ovos.
As aves não possuem bexiga, então não produzem uma urina aquosa como os mamíferos, e sim produzem uratos que são adicionados às fezes como uma mancha branca.
A ausência da bexiga está relacionada à aerodinâmica: as aves precisam voar, e o peso de um órgão cheio de líquido dentro do corpo atrapalharia essa função. Sendo assim, a excreção é retirada diretamente do sangue, passa pelos rins, cai na uretra e é eliminada pela cloaca.
Simplesmente por que as aves não tem bexiga, então após ingerir liquido vai direto ao intestino, onde é absorvido, depois passa para o sangue e assim chega aos rins para ser purificado.
O Sistema Urinário de galinhas consiste de grandes rins pareados alongados. Os ureteres drenam em cada rim e se abrem no urodeu da cloaca. Em aves, não há pelve renal ou bexiga. Todos os lóbulos que drenam em um ramo único do ureter constituem um lobo.
A cloaca é uma bolsa única das aves, onde desembocam as partes finais do sistema digestório, urinário e reprodutor e que se abre para o exterior. É pela cloaca que as aves eliminam as fezes e a urina e também põem os ovos.
Diferente dos mamíferos, deve-se considerar como oviduto da ave a parte do sistema genital que se estende desde o ovário até a cloaca. OVIDUTO = INFUNDÍBULO, MAGNO, ISTMO, ÚTERO e VAGINA.
Isso geralmente acontece porque a ave ficará extremamente apegada a com quem faz a alimentação, passa então a reconhecer essa pessoa como pai ou mãe, e tende a segurar as fezes por um longo tempo (durante a noite toda por exemplo) o que gera estiramento da musculatura da cloaca pelo acumulo de fezes.
A Bouba Aviária é uma doença viral que afeta aves de todas as fases de produção, mas principalmente aquelas nos primeiros dias de vida, quando o sistema imunológico ainda não está totalmente formado. A doença causa verrugas nas aves e tem transmissão por mosquitos, afetando galinhas, perus, pombos e pássaros.
Luz. Essa é uma característica fundamental para a saúde desses animais. As galinhas têm necessidade de serem expostas à luminosidade por 14 a 16 horas por dia, pois isso é um fator que as estimula a botar ovos.
Cloaca é a cavidade onde se abrem o canal intestinal, o aparelho urinário e o aparelho genital das aves granívoras em maioria, dos répteis, dos anfíbios, dos peixes cartilagíneos e mamíferos monotremados.
Em aves adultas, répteis, anfíbios e muitos peixes, mas poucos mamíferos, a cloaca é uma câmara para dentro da qual os tratos digestório, urinário e reprodutivo descarregam seus conteúdos. Na maioria dos mamíferos, a cloaca dá origem ao INTESTINO GROSSO, BEXIGA URINÁRIA e GENITÁLIA.
O ovário consiste de uma massa esponjosa que contém óvulos em vários estádios de maturação, sendo a maioria de tamanho microscópico, totalizando um número superior a 2.000. Está localizado abaixo da coluna vertebral, na sua parte média, na extremidade anterior do rim esquerdo.
As aves são animais que têm como seu principal excreta o ácido úrico. Esse excreta é retirado do sangue por meio dos rins e de lá é conduzido diretamente à uretra, onde é eliminado pela cloaca. Esses animais não apresentam bexiga urinária e a ausência desse órgão é uma das suas adaptações para o voo.
As aves liberam suas excretas pela cloaca e na forma de ácido úrico, composto nitrogenado insolúvel em água, o que permite maior economia de água pelo organismo. Além disso, as aves liberam sua urina junto com as fezes, por isso as excretas das aves são mais pastosas.
zaqueiro, bom, a verdade é que as galinhas não fazem xixi. da mesma forma que os mamíferos fazem. Elas excretam tanto a urina como as fezes. através do mesmo orifício, meio que juntos, esse orifício por onde sai os dois é chamado de cloaca.
Uma pesquisa sobre os efeitos da privação de água em aves durante o transporte revela que períodos superiores a 6 horas podem ser prejudiciais ao bem-estar das aves.
A água é o nutriente mais importante consumido pelas aves. Durante a sua vida um frango de 2,3 kg irá consumir aproximadamente oito litros de água e quatro quilos de alimento. Estudos demonstraram que o consumo diário de água pode ser estimado multiplicando a idade da ave por 5,9 mL de água (PESTI, 1985).