1. Injeção no glúteo. Para saber qual o local exato da aplicação da injeção intramuscular no glúteo deve-se dividir o glúteo em 4 partes iguais e colocar 3 dedos, na diagonal, no quadrante superior direito. Desta forma é possível evitar ferir o nervo ciático que pode causar paralisia.
O medicamento deve ser administrado apenas na região glútea profunda. Nunca por via intravenosa. Insira a agulha completamente no lado direito ou esquerdo do glúteo em um ângulo de 90º da pele.
Imagine uma cruz dividindo o glúteo em 4 partes iguais. Coloque 3 dedos na diagonal no que seria o quadrante superior direito, junto da intersecção dessas linhas imaginárias. Você deverá aplicar nessa linha imaginária diagonal, para que não machuque o nervo ciático. O local é mais ou menos na altura do osso do quadril.
Segundo alguns autores, os locais preferenciais, sequencialmente, para injeção IM deveriam ser os músculos ventro glúteo, dorso glúteo, vasto lateral da coxa e deltoide (CASSIANI; RANGEL, 1999; MENESES; MARQUES, 2007).
(2) Área dorsoglútea: para usar esse local o paciente deve ser colocado em decúbito ventral em uma superfície plana. O local é identificado desenhando-se uma linha imaginária que vai da espinha ilíaca póstero-superior até o trocanter maior do fêmur.
A região glútea é a área posterior à cintura pélvica, entre a crista ilíaca e a prega glútea inferior. FIGURA 4.6 | Músculos do glúteo. Fonte: acervo do autor. FIGURA 4.11 | O trato iliotibial atua como aponeurose para dois músculos da pelve, o tensor da fáscia lata e o glúteo máximo.
Como saber se a intramuscular foi aplicada errada?
Se você sente dor intensa, com inchaço, endurecimento (formação de “caroço”) no local da aplicação da injeção e vê hematoma (mancha roxa) que pulsa (em alguns casos), pode ser um caso de pseudoaneurisma.
O volume máximo neste sítio não deve exceder 4ml em adultos e1a 2ml em crianças com menos de 2 anos de idade. A região dorso- glútea tem a desvantagem da proximidade com estruturas nervosas e artérias principais, sendo esta sua maior contra indicação. O volume máximo aplicado não deve exceder 5ml.
É normal sair sangue após aplicar injeção intramuscular?
Deve-se sempre considerar que há sangramento ao terminar uma injeção na via intramuscular. Isso pode acontecer em maior ou menor quantidade, pois como você pode ver no carrossel, sempre acontece a ruptura de vasos sanguíneos. Mas fique atento: saiba lidar com essa situação e não se apavore!
Segure a seringa entre o polegar e o dedo indicador da mão dominante e insira-a no músculo usando um movimento rápido e proposital. VARIAÇÃO: Ao administrar alguns medicamentos IM (isso não inclui vacinas) nos músculos ventrogluteal, glúteo medius ou dorsogluteal, recomenda-se aspirar para o retorno do sangue.
Durante a introdução da agulha o bisel deve estar lateralizado ou no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º. Pois quando o bisel estiver vertical ou contrário a fibra muscular aumenta as chances de lesão das fibras musculares.
A lesão do nervo ciático por injeção intramuscular (IM) na nádega é potencialmente devastadora. Em casos graves, os músculos do jarrete (bíceps femoral, semitendíneo e semimembranoso) e todos os músculos abaixo do joelho ficam paralisados, resultando em um pé dormente e trêmulo.
Atenção ao calibre da agulha empregada, que deve ser de 30 X 7 mm para a área glútea; e 25 X 7 mm para injeções no músculo deltóide ou vasto lateral (coxa). Para a aplicação em crianças, é necessário partir de um exame clínico criterioso.
Essa região é delimitada pela espinha ilíaca ântero superior; grande trocanter e crista ilíaca superior, sendo recomendada para administração de medicamentos injetáveis em indivíduos de qualquer faixa etária, inclusive para idosos, indivíduos magros e crianças (HOCHSTETTER, 1954).
Não é necessário fazer a prega no caso do glúteo; Inserir a agulha num ângulo de 90º, mantendo a prega. No caso da aplicação da injeção no glúteo, deve-se inserir primeiro a agulha e só depois juntar a seringa; Puxar um pouco o êmbolo, para verificar se existe entrada de sangue na seringa.
Em injeções intramusculares ou subcutâneas, a aspiração (o ato de puxar o êmbolo para trás) é indicada para checar se o bisel (a ponta da agulha) não está dentro de um vaso. Então se estiver, há o risco do medicamento atingir a via endovenosa.
Embora a aspiração seja defendida por alguns especialistas e, a maioria dos profissionais são ensinados a aspirar antes da injeção, não há evidências de que este procedimento seja necessário. A não aspiração tem sido indicada, pois ela diminui o tempo de aplicação e, consequentemente, a percepção da dor.
O ângulo da agulha deve ser de 90°. Figura 1 - Músculo vasto lateral da coxa. Fonte: Google imagens< músculo vasto lateral> acesso em 29 de outubro de 2018. Posicionar o paciente em decúbito ventral ou lateral.
Poucos minutos antes da injeção, tente relaxar um pouco, pense em alguma coisa agradável que o faça sorrir. Em seguida, aplique uma massagem com um pouco de pressão dos dedos na área da injeção, o que permite "distender” a zona onde o medicamento será injetado... um truque ótimo para afastar a dor!
O glúteo máximo é o mais superficial e o maior de todos os três músculos glúteos, sendo envolvido por uma fina fáscia que o separa do tecido subcutâneo adjacente.
A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos. Já a intradérmica, aplicada na pele, é a menos dolorosa.
Em alguns casos, o encaixe entre seringa e agulha tem apresentado problemas e o líquido pode vazar ou escorrer na hora da aplicação. Algumas gotas para fora não comprometem a imunização; mas, se o líquido escorrer em grande quantidade, a pessoa deve repetir a aplicação na mesma ocasião.
Quando surge um caroço (ou calombo) no local da injeção anticoncepcional, pode significar que a aplicação foi muito superficial e, por isso, é possível que o efeito do medicamento seja afetado.