Segundo às normas da ONU, a bandeira do país de origem deve ficar no meio, e as dos outros países devem ser colocadas da esquerda para a direita seguindo a ordem alfabética. Quando não for possível pendurar as bandeiras na parede por falta de espaço , pode-se colocá-las no sentido vertical Page 4 .
1) A bandeira do Brasil ficará posicionada no centro à direita; 2) Depois vem a bandeira do Estado, que ficará à esquerda da bandeira do Brasil; 3) Depois vem a bandeira do município, à direita da bandeira do Brasil; 4) E por último, a bandeira do Sindicato, que ficará à esquerda da bandeira do Estado.
Art. 22. São vedados o uso da Bandeira Nacional, das Armas Nacionais, do Sêlo Nacional, assim como a execução vocal ou instrumental do Hino Nacional, sempre que não se revestirem da forma, ou não se apresentarem do modo prescrito na presente Lei.
A colocação de bandeiras em sacadas e janelas de edifícios só pode ser feita se a convenção do condomínio permitir. Sem isso, pode ser alvo de multa por alteração na fachada. Instalar bandeiras em varandas e janelas de residências em condomínios é proibido, de acordo com o Código Civil.
Atualmente esse tipo de conduta pode, no máximo, ser considerada uma contravenção. A Lei 5.700, de 1971 (Lei dos Símbolos Nacionais) prevê multa para o infrator e a punição vale apenas para ações cometidas em território nacional.
não mude nem altere as cores e proporções; não acrescente outras inscrições; não use a bandeira como roupa, guardanapo, revestimento de tribuna ou de painéis.
Mudar a forma, as cores, as proporções, o dístico ou acrescentar outras inscrições são consideradas manifestações de desrespeito à Bandeira Nacional, e, portanto, proibidas, conforme determinado no Art. 31 da Lei nº 5.700, de 1° de setembro de 1971.
O que diz a lei sobre o uso da bandeira do Brasil?
Art. 14. Hasteia-se, obrigatòriamente, a Bandeira Nacional, nos dias de festa ou de luto nacional, em tôdas as repartições públicas, nos estabelecimentos de ensino e sindicatos. Parágrafo único.
Em que lado fica a bandeira do Brasil no uniforme?
Segundo o texto, o símbolo nacional deverá localizar-se obrigatoriamente na manga esquerda ou do lado esquerdo do peito. Sua aplicação deverá obedecer às proporções estabelecidas pela Lei 5.700/71, que trata dos símbolos nacionais.
Em caso de luto nacional, estadual ou municipal (e somente nestes casos) todas as bandeiras devem ficar a meio-pau. Neste caso o hasteamente é feito até o topo do mastro e depois arriadas vagarosamente até o meio. No arreamento a(s) bandeira(s) é(são) levada(s) até o topo e depois arriadas.
As bandeiras que identificam as nações têm um significado profundo para os povos que a adotaram. O ato de hastear a bandeira de um país que tenha vencido uma competição, acompanhado da execução do hino nacional desperta fortes sentimentos, sejam nacionalistas ou não.
Para que sua bandeira tenha uma maior durabilidade serão necessários alguns cuidados! I – Sempre que houverem chuvas e ventos fortes em sua cidade, arria-se imediatamente a bandeira do mastro evitando que ela se ricocheteie e rasgue nas extremidades.
1) Descansar: a Bandeira é conservada ao lado do corpo do Porta- Bandeira, com o conto no solo, ao lado do pé direito, a mão direita à altura do ombro, segurando a haste na vertical, com a borda superior da Bandeira segura pelo polegar da mão direita (Fig 20).
· A maneira mais comum de pendurar uma bandeira em uma sala é colocá-la horizontalmente na parede, usando tachinhas ou alfinetes para prendê-la no lugar. · Amarre barbantes ou cordas nas extremidades da bandeira para fazer uma amarração que se prende a pregos na parede.
A regra indica que qualquer objeto ou reforma que transforme a aparência visível dos imóveis é proibida. Isso vale para pinturas não autorizadas, bandeiras políticas ou a roupa secando na janela.
Bandeiras a meio mastro no Centro Administrativo pelo luto oficial de três dias pela morte de Zagallo. As bandeiras do Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina estão a meio mastro em luto oficial de três dias pelo falecimento na última sexta-feira, 5, do ex-jogador de futebol Mário Jorge Lobo Zagallo.
Quando o luto é nacional, as três bandeiras (Brasil, Estado e Município) ficam a meio mastro. Quando o luto for estadual, ficam a meio mastro as bandeiras do Estado e do Município e em casos de luto municipal, apenas a bandeira do Município fica a meio mastro.
Nossa bandeira foi projetada pelo filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes e pelo filósofo Miguel Lemos, com desenho do artista e caricaturista Décio Vilares. A inspiração foi a Bandeira do Império, nossa oitava bandeira, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret em 1822.
Precisamos deixar claro que as bandeiras são símbolos nacionais e, portanto, cada país possui sua respectiva bandeira. Elas simbolizam a soberania de uma nação, representando sua história, seus valores, suas lutas e uma infinidade de outros elementos e sentimentos de um povo em relação ao seu país.
A bandeira do Brasil ou bandeira nacional, conforme estabelece a lei de nosso país, é um dos símbolos nacionais. A bandeira atual do Brasil foi implantada por meio de um decreto, assinado pelo presidente provisório, logo após a Proclamação da República, que aconteceu em 1889.
As medidas de bandeiras, no Brasil, foram normatizadas por um tamanho padrão chamado “pano”, que mede 64cm de largura por 45cm de altura. Os demais tamanhos são múltiplos ou submúltiplos desse padrão.
O Dia da Bandeira é comemorado neste sábado, 19 de novembro, como simbologia criada para marcar o fim do Império e o início da República no país. É por este motivo que a comemoração é realizada quatro dias após a Proclamação da República, datada em 15 de novembro de 1889.