Localizado na parte de trás do olho é um dos doze pares de nervos cranianos presentes no cérebro. Por esse motivo, é também chamado de segundo nervo craniano ou nervo craniano II.
O nervo óptico é um nervo de fibras aferentes somáticas especiais, ou seja, suas fibras têm função exclusivamente sensitiva por trazer as informações do meio para o SNC (aferente), sua origem é na retina e não nas vísceras (somática) e transmite os impulsos nervosos de um dos cinco sentidos que é a visão (especiais).
- O canal óptico, situado medialmente ao ápice da órbita, escavado nas pequenas asas do esfenóide e limitado no seu trajeto por paredes ósseas, põe em comunicação as cavidades orbitária e crâniana, e dá passagem ao nervo óptico com as suas bainhas e a artéria oftálmica (Fig.
A cabeça do nervo óptico é o componente mais anterior do nervo óptico e corresponde ao segmento de 1 mm que está localizado dentro do globo ocular (ou seja, a parte intraocular).
O principal sintoma da neurite óptica é perda de visão, que alcança seu máximo em vários dias e varia de um escotoma pequeno central ou paracentral até a cegueira total. A maioria dos pacientes tem dor ocular leve, que frequentemente piora com movimentação ocular.
Tumor cerebral, que pode comprimir o nervo óptico; Doenças autoimunes; Doença de Graves que causa o comprometimento dos olhos; Intoxicação por medicamentos, como alguns antibióticos, ou por metais pesados, como chumbo, arsênico ou metanol, por exemplo.
O II nervo (óptico) é avaliado observando-se a fixação visual a objetos e fundoscopia. Além disso, o nervo óptico também é responsável pela aferência do reflexo fotomotor (presente desde o nascimento).
Sua função é, basicamente, conectar o cérebro aos nossos olhos, como uma espécie de fio condutor. Assim, os comandos e impulsos nervosos são enviados da nossa retina para nosso córtex.
O músculo oblíquo superior do olho origina-se do osso esfenoide, que é um dos sete ossos que compõem a cavidade ocular. É controlado pelo quarto nervo craniano (nervo troclear).
A neurite óptica é um distúrbio oftalmológico caracterizado pela inflamação do nervo óptico, o que pode causar redução de capacidade visual, dor ao movimentar os olhos e dificuldade em perceber e distinguir cores.
O tratamento para inflamação do nervo óptico envolve corticosteroides para reduzir neuroinflamação e, em casos específicos, cirurgia de descompressão. A inflamação do nervo óptico, conhecida como neurite óptica, é uma condição que pode comprometer a visão. Se não tratada, pode causar danos irreversíveis.
Usando as pontas dos polegares, massageie a área abaixo do sobrancelhas – a partir da parte superior do nariz até a borda externa da pálpebra – em movimentos circulares. O Palming, exercício de yoga, é um exercício que proporciona descanso da visão. É conhecido como uma das melhores formas de relaxar o nervo óptico.
A neuropatia óptica compressiva é frequentemente causada por tumor, como um tumor orbital ou hipofisário. Inflamação (como decorrente de pseudotumor orbital) ou outras doenças (como oftalmopatia de Graves) também são possíveis causas.
O QUE É A ATROFIA DO NERVO ÓPTICO? É uma condição caracterizada por palidez ao exame de fundo de olho. A atrofia do nervo óptico pode ser causada por muitas doenças diferentes em qualquer ponto entre o olho e o cérebro.
Em que parte do corpo é encontrado o nervo óptico?
Localizado na parte de trás do olho é um dos doze pares de nervos cranianos presentes no cérebro. Por esse motivo, é também chamado de segundo nervo craniano ou nervo craniano II.
O segundo par craniano é o nervo óptico, um nervo aferente somático especial, responsável pelo sentido da visão. Assim como o anterior, não se origina no tronco encefálico. Sua origem se dá na retina, nos fotorreceptores, e as fibras formadas seguem em direção ao disco óptico.
A escavação do nervo óptico é uma área circular e sem fibras dentro do olho. Perdemos as fibras do nervo óptico com a idade, logo é natural ter um aumento na escavação. Dependendo de como esse aumento acontece e qual a sua proporção, isso pode ser prejudicial e causar problemas na visão.
A eletroneuromiografia é um exame utilizado para avaliar o funcionamento de diversos nervos e músculos do organismo humano. Feito por meio de choques elétricos de baixa intensidade e agulhas, esse procedimento ajuda a investigar uma série de sintomas, incluindo dormência e formigamento.
A neuropatia óptica isquêmica é a lesão do nervo óptico devido a uma obstrução do suprimento de sangue. A obstrução pode ocorrer com uma inflamação das artérias (chamada arterítica, normalmente como parte de uma doença chamada arterite de células gigantes) ou sem inflamação das artérias (chamada não arterítica).
Como funciona o Exame Ortóptico? O Teste Ortóptico consiste em uma avaliação do movimento ocular, com a fixação em 9 diferentes pontos. Assim, todas a musculatura ocular extrínseca e sua inervação poderão ser avaliadas à procura de possíveis alterações.
Uma atrofia causada por glaucoma, por exemplo, não é reversível, mas o tratamento pode estagnar a perda da visão e proporcionar ao paciente mais conforto; em outras situações, é possível reverter a atrofia tratando a sua causa precocemente.
Infelizmente não há tratamento depois de instalada a atrofia do nervo óptico, nem transplante. Existem estudos em progresso com o uso de células tronco, sendo provável que no futuro elas possam ser utilizadas para o tratamento desta enfermidade.
É uma inflamação causada no nervo óptico pela perda da bainha de mielina, camada que reveste a região. Essa inflamação é muito preocupante porque pode acarretar em perda parcial ou total da visão por alguns períodos.