Trata-se da porção mais alta da parede vaginal, que fica em volta do colo do útero. Também chamada de fundo de saco de Douglas ou fórnices vaginais, a região tende a acumular a pressão do ar que entra pela vagina – e, se essa pressão for muito alta, pode ocorrer sua ruptura.
"É uma parede muscular que tem função apenas estrutural de separar o canal vaginal da pelve da mulher. Esse saco fica no fundo da vagina, no colo do útero", afirma o ginecologista.
A ruptura dessa região pode ser causada por diversos fatores, como um trauma abdominal causado por acidente automobilístico ou queda, e em relações sexuais sem consentimento, como estupros, ou consensuais nos casos em que o ato for praticado com muita intensidade ou com a introdução de objetos no canal vaginal.
O fundo de saco de Douglas livre em um exame normalmente significa que não foi verificado acúmulo de líquido no seu interior. Embora a presença de líquido no saco de Douglas nem sempre seja considerada um problema sério, pode indicar infecções ou sangramentos, por exemplo.
Fundo de SACO de DOUGLAS e LÍQUIDO LIVRE na cavidade.
O que significa saco de Douglas no ultrassom?
Saco de Douglas é o nome dado a uma cavidade na parte baixa do abdômen, próxima à região genital. A região também é conhecida ainda como "escavação retouterina", "bolsa de Douglas" ou "espaço de Douglas".
O líquido no fundo de saco vaginal pu de Douglas em. pequena quantidade é um achado comum no ultrassom de mulheres normais, assintomaticas e sem dor. Quando existe um processo inflamatório ou infeccioso como doença inflamatória pélvica ou endometriose, esse líquido pode ser mais frequente ou em maior quantidade.
O fundo de saco de Douglas é a porção mais inferior da cavidade peritoneal e da pelve, localizado entre o útero e o reto. O fato de ele estar livre significa que não tem nenhuma aderência ou achado anormal no local.
Nâo, o fundo está fechado. Nâo há buraco, fique tranquila. Não haverá comprometimento em suas relações também. É sempre bom você conversar com seu médico e poder tirar eventuais dúvidas a respeito do procedimento.
O que é pequena quantidade de líquido livre no fundo de saco?
Liquido no fundo de saco posterior em pequena quantidade normalmente é resultado de uma ovulação , e é normal. Mas também pode ser uma infecção pélvica ou sangramento ( por exemplo por uma gravidez nas trompas). É necessário um exame clínico completo para fazer a diferenciação entre estas e outras causas.
[ Anatomia ] Área anatómica que corresponde à dobra do peritoneu entre o útero e o recto , nas mulheres, ou entre a bexiga e o recto , nos homens. Plural: fundos-de-saco .
A escavação retouterina, bolsa de Douglas, saco de Douglas ou ainda espaço de Douglas é uma extensão da cavidade peritoneal localizada posteriormente ao útero. Separa a parte supravaginal do colo do útero e o corpo do útero do colo sigmoide e do reto. Foi descrito pelo anatomista escocês James Douglas (1675–1742).
A presença de uma pequena quantidade de líquido livre na pelve significa que existe algum acúmulo de líquido nesta região e é comum especialmente em mulheres jovens em idade reprodutiva devido à ovulação e alterações hormonais do ciclo menstrual.
Saco gestacional é uma membrana, localizada na parte central do útero, que tem a função principal de proteger e ajudar no desenvolvimento do bebê, especialmente durante os 3 primeiros meses da gestação. Essa membrana mede de 2 a 3 mm de diâmetro e é a primeira estrutura que pode ser vista no ultrassom.
Quando a mulher entra em trabalho de parto, o saco amniótico se rompe (abre) e o líquido amniótico sai pela vagina. Isso costuma ser chamado de ruptura da bolsa d'água.
Pode apresentar dor aguda na penetração profunda, sangramento, dor pélvica aguda. Caso ocorra um grande sangramento durante a relação sexual, pode indicar rompimento do saco de Douglas. É importante buscar atendimento médico para avaliação ginecológica.
Assim, a presença de líquido no fundo do Saco de Douglas não é uma doença, mas dentro de um contexto em que não está havendo a fecundação, ele pode ser observado, como um elemento indicativo de que porventura há algum tipo de alteração no corpo da mulher.
O que fica no lugar do útero depois da histerectomia?
Como citei anteriormente, a histerectomia total (com remoção do colo do útero) é o tipo de cirurgia mais frequentemente realizada. Após ser retirado o útero e o colo (que se encontra na parte superior da vagina), a vagina é suturada e fechada, sem haver alteração da sua função ou anatomia.
Nas mulheres, a região fica entre o reto e a vagina. Já nos homens, entre a bexiga e o reto. Através do acúmulo de líquido no local, é possível identificar casos de infecção abdominal e lesões de endometriose.
O nome foi dado por um anatomista escocês, James Douglas (1675-1742). A primeira vez que o termo apareceu foi em 1730, ao publicar o livro "Descrição do Peritônio e daquela parte da Membrana Cellularis que fica em sua parte externa, com um relato da verdadeira situação de todas as vísceras abdominais".
Oque significa ausência de líquido livŕe em fundo de saco de Douglas? Olá, significa que não existe nenhum tipo de secreção ou liquido na sua região pélvica. Isso é uma característica positiva, indica que não existe nenhuma alteração na área.
Fundo de saco de Douglas é o nome dado a uma região da pelve onde poder haver acúmulo de líquido. Esse acúmulo a depender do tipo de líquido e quantidade poderá ser normal ou não como por exemplo um sangramento abdominal ou infecção que casariam acúmulo de sangue ou secreção purulenta neste local.
Um hidrocelo é uma das causas de tumefação (inchaço) do escroto (saco ou bolsa que contém os testículos) e que ocorre quando o fluido se acumula neste conjunto de tecidos que rodeia os testículos. O hidrocelo é comum em recém-nascidos e geralmente desaparece sem tratamento durante o primeiro ano de vida.
O líquido livre pode estar presente e aumentado na mulher com processos inflamatórios na pelve, como na doença inflamatória pélvica e endometriose. A sua avaliação clínica através da história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos. Converse com o seu médico.