Afaste-se de objetos metálicos, especialmente armações de tendas e barracas ou cercas de arame, uma vez que se trata de bons condutores. Quando acampar, monte sua barraca longe de lugares com maior probabilidade de queda de um raio, tais como, árvores altas e isoladas.
Qual o local mais seguro para se proteger de um raio?
Outra opção é procurar abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis. Se não houver nenhum abrigo seguro por perto, a orientação é afastar-se de qualquer ponto mais alto e de objetos metálicos, manter os pés juntos, agachar-se até a tempestade passar, e não ficar deitado.
Em situações onde uma tempestade esteja ocorrendo, é crucial buscar abrigos seguros como veículos não conversíveis com portas e vidros fechados, evitando contato com a lataria. Em residências ou edifícios, deve-se manter distância das redes elétrica, telefônica e hidráulica, além de portas e janelas metálicas.
Em alguns casos, a única forma de proteger completamente os moradores de descargas elétricas é instalar um para-raios no imóvel. As fortes chuvas de verão, tão comuns no Brasil, costumam ser acompanhadas pelos raios que cortam o céu e podem causar estragos quando atingem áreas desprotegidas.
Basicamente, raios são descargas atmosféricas que, em regiões tropicais, como o Brasil, costumam ocorrer durante a ocorrência de chuvas. Essas descargas tendem a ser atraídas pelos pontos mais altos de um local, especialmente se ali houver algum objeto metálico, como uma antena, por exemplo.
Como se proteger de raios em uma tempestade (EXPERIÊNCIA + dica doméstica)
O que puxa raio para dentro de casa?
Existem muitas lendas sobre objetos que atraem raios, tais como espelhos, tesouras, próteses humanas, aparelhos dentários, guarda chuvas, entre outros. Porém, raios quase sempre procuram objetos pontiagudos que estão a menor distância entre o céu e o solo.
Não, é um equívoco comum a ideia de que os celulares atraem raios. Os celulares não são capazes de atrair raios por si só, porque os raios são descargas elétricas atmosféricas que geralmente atingem os objetos mais altos e condutores próximos durante uma tempestade.
Instalar um pára raio em sua casa é uma necessidade fundamental para o seu bem-estar. Não somente oferece proteção contra os riscos de incêndio, mas também contra raios e outras intempéries climáticas.
9 - Como saber se o raio caiu perto? A luz produzida pelo raio chega quase instantaneamente à visão de quem o observa. Já o som (trovão) demora um bom tempo, pois a sua velocidade é menor.
Como explicamos, a descarga elétrica que um raio provoca pode atingir a rede elétrica e chegar à fiação da sua casa. Fora da tomada, os aparelhos estarão protegidos, então basta aguardar até que o temporal passe. Vale lembrar que as redes de telefone, televisão e internet também conduzem energia elétrica.
Qual a chance de ser atingido por um raio dentro de casa?
A pesquisa do Inpe mostra que o maior número de acidentes com raios acontece no campo. São as pessoas que trabalham em lugares abertos. Mas um dado surpreendeu os pesquisadores: a nossa própria casa pode ser uma armadilha. Quase 20% dos acidentes com raios acontecem dentro de casa.
A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade. Um raio não atinge duas vezes o mesmo local? Também é mentira.
Evite ficar em locais descampados e descobertos; • As casas, edifícios, galpões, carros, ônibus e trens são locais seguros; • Dentro de uma edificação, procure ficar afastado (no mínimo um metro) de paredes, janelas, aparelhos elétricos e telefônicos; • Evite tomar banho em chuveiro elétrico e operar aparelhos ...
O que fazer se um raio estiver prestes a me atingir?
Se estiver na rua, sem um abrigo próximo e sentir seus pelos arrepiados ou sua pele coçar, indicando que um relâmpago (raio) está prestes a cair, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não se deite no chão!
Praticar exercícios de respiração e técnicas de relaxamento podem também ajudar a acalmar a ansiedade durante as tempestades. Se estiver acordada no momento do temporal, busque distrações como ouvir música suave, ler um livro ou qualquer coisa que você goste de fazer. Isso pode ajudar a desviar o foco do medo.
No caso de uma casa, os canos metálicos de água, os fios da instalação elétrica e as ferragens das lajes e colunas irão conduzir parte da corrente do raio e ficarão também "carregados de eletricidade". Uma pessoa ou animal que esteja em contato ou até mesmo perto destas partes metálicas poderá tomar um choque violento.
Em casa, permaneça longe de portas e janelas. Evite áreas altas, busque refúgio em lugares baixos. Durante uma tempestade, não utilize aparelhos eletrodomésticos, mantenha-os desligados das tomadas e, também, desconecte da antena externa o televisor, assim você estará reduzindo danos.
Se ficar dentro de casa não for possível, ainda há algumas coisas que podem diminuir um pouco o risco. Em uma tempestade, evite campos abertos, o topo de uma colina ou o topo de um cume. Da mesma forma, você deve ficar longe de objetos altos e isolados, como árvores, e deixar imediatamente qualquer corpo de água.
O que acontece quando um avião é atingido por um raio?
Hoje, quando um raio atinge uma aeronave, causa, via de regra, no máximo danos parciais na fuselagem e nas antenas externas. Os sistemas eletrônicos das aeronaves geralmente são blindados para evitar interferências da radiação dos relâmpagos.
Aparelhos como notebook, secador de cabelo, chapinha, celular nunca devem ser utilizados durante tempestade se estiverem conectados à tomada, pois a descarga elétrica pode atingir uma pessoa por meio desses eletrônicos.
Essa corrente entra na sua residência, nas tomadas e no chuveiro. Então, se você está tomando banho, pode pular a faísca do chuveiro, da fiação do chuveiro, o que traz risco para a pessoa. E aí, com os pés molhados, a intensidade do choque pode matar", explica o físico Osmar Pinto Jr., do INPE.