Ao adentrarem o aposento, cada parte senta em seu devido lugar, acompanhada de seu representante legal. Em uma audiência cível de conciliação ou de instrução e julgamento, o advogado do autor se senta à direita do magistrado, à mesa, e o advogado do réu se senta à esquerda, cada parte com seu representante.
É preciso ter atenção com relação ao lugar certo na sala de audiência. Para audiências de conciliação ou de instrução de julgamento, o advogado do autor senta-se à direita do juiz. No entanto, nas audiências trabalhistas, a posição é invertida.
O lado esquerdo, é destinado à reclamada/empresa e o lado direito ao reclamante/trabalhador (por vezes a empresa pode ser o reclamante e os papéis se invertem, mas isso é assunto para outro post).
Onde o advogado senta na audiência criminal? Você, como advogado de defesa, em regra, se sentará à esquerda do juiz, mas isso não te impede de sentar à direita. Isso pode mudar de comarca para comarca, cada lugar é de um jeito. Por isso, o ideal é perguntar, quando for sua primeira vez naquele juízo.
Onde as partes e advogados devem se sentar na sala de audiência?
Onde se sentar na sala de audiência?
Ao adentrarem o aposento, cada parte senta em seu devido lugar, acompanhada de seu representante legal. Em uma audiência cível de conciliação ou de instrução e julgamento, o advogado do autor se senta à direita do magistrado, à mesa, e o advogado do réu se senta à esquerda, cada parte com seu representante.
Por decisão majoritária, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucionais normas que garantem a membros do Ministério Público a prerrogativa de se sentarem do lado direito de juízes durante sessões de julgamentos e nas salas de audiência.
VOSSA EXCELÊNCIA/SUA EXCELÊNCIA: Ambos são pronomes de tratamento. Utilizamos quando nos dirigirmos à pessoa com quem estamos falando ou de quem estamos falando. Seguindo o exemplo anterior, quando nos dirigimos a um Juiz para FALAR COM ELE, devemos chamá-lo de Vossa Excelência.
No dia e horário em que a audiência foi marcada, as partes serão chamadas para entrar na sala onde o juiz estará aguardando, sentado numa mesa de frente para todos. O autor deverá sentar do lado do seu advogado, do lado direito do juiz e o réu deverá sentar do lado do seu advogado, do lado esquerdo do juiz.
Dica: No procedimento cível, o advogado do autor se senta à direita do magistrado, e, o advogado do réu se senta à esquerda, nas cadeiras mais próximas ao magistado. Nos assentos seguintes, cada parte fica ao lado de seu representante legal.
1- JUIZ – Sempre ao centro, de frente para testemunha, em posição superior. 2- PROMOTOR – Ocupa o lado esquerdo ao Juiz, sua mesa fica horizontalmente abaixo do magistrado. 3- A DEFESA - localiza-se a direita, ficando perpendicular em relação ao diz. Em caso de mais advogados, podem assumir as posições “5”,”5”.
Se você representar a RECLAMADA, sentará do lado ESQUERDO da mesa, também o advogado na primeira cadeira e o preposto (representante da empresa) na segunda. O interrogatório das partes (Reclamante e Preposto) não é obrigatório no processo do trabalho.
Os primeiros a fazerem o depoimento, desse modo, serão os peritos. Em seguida, o autor e o réu prestam seu depoimento pessoal. Por fim, as testemunhas devem falar.
O uso do título de “Doutor” por advogados, juízes e médicos sem um doutorado é uma prática comum em algumas culturas, como a brasileira. Nesses casos, o título é uma forma de respeito e reconhecimento da autoridade e conhecimento desses profissionais em suas áreas de atuação.
Afinal, é obrigatório se referir a um juiz como Excelência? Não. Por mais que o cargo de juiz exija certa formalidade, o simples fato de não usar a palavra "Excelência" não é motivo para expulsar alguém de uma audiência ou puni-la, explica Thiago Bottino, professor de direito na FGV (Fundação Getulio Vargas) Rio.
Sendo assim, se a lei ainda está em vigência, é válido que os advogados sejam chamados de Doutor, pois a eles é dado esse título após a formatura. Para exercer a advocacia, no entanto, hoje é preciso ir além do título e ser aprovado, também, no exame da Ordem dos Advogados (OAB).
Como advogado de defesa, é comum que você se sente à esquerda do juiz, mas essa posição pode variar de comarca para comarca. Portanto, o ideal é perguntar quando estiver comparecendo pela primeira vez a um determinado juízo.
Assim, ainda que a advocacia privada não seja cargo (no sentido de cargo público), tem-se que essa disposição legal demonstra que aos advogados deve ser conferido o tratamento “Excelência”, na medida em que a advocacia igualmente constitui função essencial à justiça. De todo modo, a Lei n.
Segundo Mazloum, "é perceptível a reação diferenciada de testemunhas quando indagadas pelo acusador, sentado no alto e ao lado do juiz, e depois pelo advogado, sentado no canto mais baixo da sala ao lado do réu. É preciso colocar em pé de igualdade, formal e material, acusação e defesa" - acrescentou.