Qual a origem da maçã? A macieira possui o nome científico de Malus domestica. Sua origem ainda é motivo de muita controvérsia e discussão, mas acredita-se que sua forma silvestre seja originária do sul da Ásia e do Cáucaso.
A fruta mais cultivada do mundo é originária da Ásia e da Europa. Existem mais de 2,5 mil espécies de maçã. As variedades mais cultivadas são: gala, golden delicious e fuji.
A árvore é originária da Ásia Ocidental, onde o seu ancestral selvagem, Malus sieversii, ainda é encontrado atualmente. As maçãs têm sido cultivadas há milhares de anos na Ásia e Europa, tendo sido introduzidas na América do Norte pelos colonizadores europeus.
A cidade de São Joaquim é conhecida como a capital nacional da maçã, cultura que movimenta mais de 50% da economia local. De acordo com a Cooperativa, o Brasil tornou-se um grande produtor de maçãs desde a metade dos anos 70. Os principais estados produtores são Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná.
Um mapeamento por satélite feito pela Epagri confirma Santa Catarina como o maior produtor de maçãs do Brasil. São mais de 15.600 hectares de pomares, o que reforça o levantamento do IBGE que aponta o estado com 48% da área plantada no país.
Desde 1887, São Joaquim floresce sob o signo da maçã, conquistando corações e mercados. Em 5 de janeiro de 2019, seu destino brilhou ainda mais com a Lei Federal nº 13.790, elevando-a a Capital Nacional da Maçã. ? Nessa jornada de 137 anos, a maçã não é apenas uma fruta; é o pulso econômico do município.
A China (responsável por cerca de 50% da produção mundial de maçãs) deve produzir em torno de 28,5 milhões de toneladas da fruta neste ano, aumento de 25% sobre a safra pas- sada. Nos Estados Unidos, em contrapartida, a produção será ligeiramente inferior, totalizando 4,102 milhões de toneladas nesta safra.
George Delbard, um dos maiores viveiristas da Europa, para visitar Fraiburgo e toda a região. Após esta visita, foram importadas cerca de 100.000 mudas, das diversas fruteiras de clima temperado, porém com maior destaque para a macieira.
Simbologia. No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.
A maçã simboliza o pecado original, já o pão (corpo de Cristo), a redenção. A Virgem é considerada a segunda Eva, redimindo o pecado da primeira. É possível ver nas duas pinturas, portanto, primeiro um sentido negativo da maçã, o do pecado, e em seguida um sentido positivo, o da salvação.
Como Adão e Eva comeram do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, o Senhor expulsou-os do Jardim do Éden para o mundo. Sua condição física mudou como resultado de haverem comido o fruto proibido. Como Deus havia falado, eles se tornaram mortais.
A maçã é uma fruta rica em nutrientes essenciais e pode trazer benefícios à saúde se consumida antes de dormir. Seu alto teor de fibras ajuda na saciedade e pode auxiliar na prevenção de doenças crônicas.
Segundo a Dra. Valéria Goulart, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), sim! Uma unidade da fruta diariamente já traz vantagens e ajuda a proteger de doenças, como a diabetes tipo 2, por conta dos antioxidantes.
Hoje em dia, as maçãs são vastamente plantadas e colhidas nas regiões Sul e Sudeste e, especialmente, em Santa Catarina. Em Fraiburgo, por exemplo, no meio oeste do Estado, a qualidade da fruta se apresenta até mesmo como superior às famosas maçãs argentinas.
Sua origem ainda é motivo de muita controvérsia e discussão, mas acredita-se que sua forma silvestre seja originária do sul da Ásia e do Cáucaso. Estima-se que seu cultivo tenha começado há mais de 2000 anos.
Por ser pioneiro no cultivo da maçã no Brasil, hoje Veranópolis é conhecido como Berço Nacional da Maçã e a Femaçã – hoje Feira Nacional da Maçã e Agroindústria de Veranópolis - tornou-se uma festa tradicional no calendário da região, mostrando para todo o Brasil o potencial turístico e empresarial do município.
Qual é a quantidade de maçã recomendada para consumo diário? Outro artigo, publicado em 2020 na Critical Reviews in Food Science and Nutrition, recomenda o consumo de 100 a 150 gramas de maçã por dia (o que corresponde a uma maçã fresca normal).
439) Qual é o consumo per capita de maçã nos maiores produtores mundiais? O consumo per capita da China, em 2007, foi de 20,21 kg, dos Estados Unidos, 12,25 kg, da Polônia, 19,31 kg, do Irã, 36,46 kg, e da Turquia, 33,60 kg.
A Epagri/Ciram realizou o mapeamento por imagem de satélite de 15.684ha de pomares de maçã em Santa Catarina e confirmou que São Joaquim se consolida como o maior produtor da fruta no Brasil, com uma área de 8.692ha, representando 26% de todos os pomares do país.
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Produtores de Maçã – ABPM, Fraiburgo é responsável por pouco mais de 30% da produção da fruta no Estado de Santa Catarina e representa 16% da produção nacional. Fato este que intitulou a cidade de “Terra da Maçã”.
A Maçã Nacional Vermelha é uma fruta deliciosa e nutritiva, que traz inúmeros benefícios para a saúde. Com sua cor vibrante e sabor adocicado, essa maçã é uma excelente opção para incluir na sua alimentação diária.