A formação de cartéis teve início na Idade Média com as guildas e cresceu durante a Revolução Industrial, na segunda metade do século XIX. Cartéis normalmente ocorrem em mercados oligopolísticos, nos quais existe um pequeno número de firmas, e normalmente envolve produtos homogêneos.
Grupo de empresas independentes que formalizam um acordo para sua atuação coordenada, com vistas a interesses comuns. O tipo mais frequente de cartel é o de empresas que produzem artigos semelhantes, de forma a constituir um monopólio de mercado.
O cartel é um acordo de cooperação entre empresas que buscam controlar um mercado, determinando os preços e limitando a concorrência... Os cartéis prejudicam os consumidores, pois aumentam os preços e restringem a oferta de produtos ou serviços, ou inviabiliza a aquisição deles.
Os cartéis citados pela Abin são o Sinaloa e o Jalisco Nueva Generacíon (CJNG). Um chefe do CJNG, Jose Gonzalez Valencia, o 'Chepa', foi preso pela Polícia Federal (PF) no Ceará, em dezembro de 2017; e acabou extraditado para os Estados Unidos, em novembro de 2021, para responder por tráfico internacional de drogas.
Os cartéis tiveram sua origem na Alemanha e se tornaram comuns durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais. Essa prática acaba por beneficiar as empresas, pois põe fim à livre concorrência. É configurado cartel quando as empresas tabelam os preços de um produto.
Início. O Cartel de Medellín foi fundado pelo traficante e terrorista Pablo Escobar em 1972, responsável pela maior parte das exportações de drogas para os Estados Unidos, Europa e Oriente médio e se tornou o maior cartel de drogas que o mundo já viu, o maior império criminoso do mundo e Pablo Escobar seu rei.
Sendo uma prática que se baseia em ações anticoncorrenciais, o cartel, é considerado crime porque retira do consumidor o poder de livre escolha assim como pode promover uma elevação dos preços de produtos/serviços de um determinado mercado.
A formação de cartéis teve início na Idade Média com as guildas e cresceu durante a Revolução Industrial, na segunda metade do século XIX. Cartéis normalmente ocorrem em mercados oligopolísticos, nos quais existe um pequeno número de firmas, e normalmente envolve produtos homogêneos.
A Comunidade de Inteligência dos Estados Unidos (CI) geralmente considera o Cartel de Sinaloa a maior e mais poderosa organização de tráfico de drogas do mundo, tornando-o talvez ainda mais influente e capaz do que o infame Cartel de Medellín da Colômbia de Pablo Escobar durante seu auge.
Um cartel é formado quando duas ou mais empresas de um mesmo setor de atividade se unem para coordenar a sua produção e determinar os seus preços. Desse modo, restringe as opções disponíveis aos consumidores ao mesmo tempo em que infla os lucros de seus participantes.
As políticas da Opep atuam, ainda, no controle da produção, mais especificamente na quantidade de petróleo produzida e que ingressa no mercado (oferta). Assim, por conta da sua forma de atuação, a Opep é, muitas vezes, descrita como um cartel.
O tráfico de drogas nessa área é muito disputado, pois os lucros financeiros são elevadíssimos em razão da grande quantidade de drogas que é contrabandeada na região fronteiriça. Os principais cartéis do narcotráfico que atuam no México são o Beltrán Leyva, Golfo, Sinaloa, Loz Zetas, Juarez, La Familia e Tijuana.
Enquanto o truste é uma união vertical ou horizontal de empresas de um mesmo segmento, o cartel é um apenas um acordo entre diversas empresas independentes. Elas atuam principalmente para combinar preços e agir em conjunto no intuito de dominar um mercado.
O estatuto da facção proíbe estupradores e pedófilos. Durante muito tempo, a facção também proibiu homossexuais. Isso mudou recentemente, mas ainda é questionado antes do ingresso na organização criminosa. Questionamentos sobre uso de “drogas proibidas” e participação em outras quadrilhas também compõem a lista.
A disputa: a batalha entre as duas facções ocorre por dois motivos. O primeiro pela aliança entre o PGC e o CV, em Santa Catarina. O outro seria pelo controle dos portos clandestinos catarinenses para envio de drogas via rotas marítimas.
Além de ser o primeiro e mais importante cartel de drogas do Brasil, o Primeiro Comando da Capital (PCC) é responsável por criar ligações com organizações criminosas internacionais.
O estado de Sinaloa abriga o Cartel de Sinaloa, uma das organizações de narcotráfico mais poderosas do mundo. “El Chapo” era o líder do cartel antes de ser condenado à prisão perpétua em 2020.
O Cartel de Sinaloa é um dos maiores e mais violentos grupos criminosos do México, cujo poder se mantém apesar das detenções como a de Ovidio Guzmán, filho do encarcerado fundador da organização, Joaquín "Chapo" Guzmán.
O oligopólio se dá quando um número pequeno de empresas detém parcela significativa de algum mercado. A origem da palavra vem do grego. “Oligo” significa poucos e “pólio” representa venda ou comércio. Ele pode ser considerado como um meio-termo entre um mercado competitivo e um monopólio.
Os trustes correspondem à fusão ou união entre duas empresas de um mesmo ramo ou de áreas diferentes da economia, constituindo uma única companhia ou um grupo de associados de maior porte.
O que é cartel? Em economia, um cartel é um acordo, na verdade um conluio entre empresas do mesmo setor para controlar o mercado, fixando preços, quotas de produção, ou dividindo territórios de atuação. Os cartéis são ilegais na maioria dos países, pois prejudicam os consumidores e o livre mercado.