A habilidade EF15LP02 consiste em: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem ...
EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. Identificar letras do alfabeto diferenciando-as de outros sinais gráficos. Contextualização – Roda de conversa: conversa com os alunos sobre as diferentes representações gráficas presentes na escola seus significados e utilidades.
COMO ALFABETIZAR UM AUTISTA #ALFABETIZAÇÃO #LETRAMENTO #AUTISMO #AUTISTA #ALFABETO #BNCC #PROFESSORA
O que significa a habilidade EF02LP03?
A habilidade EF02LP03 consiste em: Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças. Construção do sistema alfabético e da ortografia (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
Qual o objetivo de trabalhar as letras do alfabeto?
O aprendizado das letras do alfabeto na educação infantil prepara as crianças para a leitura e a escrita. Essa base sólida é essencial para que elas desenvolvam habilidades de comunicação e interpretação de texto ao longo de suas vidas.
Algumas atividades ajudam no processo de construção desse conhecimento, como as listagens, leitura de textos simples como parlendas e trava-línguas, agendas telefônicas, etc. O professor deve manter um cronograma com essas atividades, para que as mesmas estejam sempre presentes no cotidiano da sala de aula.
Na idade em que estão sendo alfabetizadas, as crianças conseguem fazer associações valiosas que as ajudam a lembrar muitas informações. Por isso, ao ensinar as letras do alfabeto, use o velho método de associar uma letra a algo que comece com essa letra, por exemplo: “a” de abraço, “b” de banana, “c” de cachorro, etc.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. - Interpretação oral e/ou escrita de textos de diversos gêneros textuais.
A habilidade EF15LP06 consiste em: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
EF12LP04: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/ ...
Alfabetização é o desenvolvimento de habilidades que desenvolvem a aprendizagem da leitura e da escrita. Ele se enquadra para qualquer criança, seja ela neurotípica ou neuroatípca. Segundo a UNESCO, “A alfabetização é um direito humano e as bases para a aprendizagem ao longo da vida.
A habilidade EF02LP01 consiste em: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.