É salutar rezar pelos mortos?
Para ensinar esta doutrina, a Igreja sempre se amparou no texto bíblico do 1.º Livro de Macabeus 12,38-45, que assim conclui: “É, pois, santo e salutar pensamento orar pelos mortos, para que sejam livres dos seus pecados”. Este é o motivo de nossas orações pelos falecidos.O que o Catecismo fala sobre rezar pelos mortos?
Nossos mortos, que comemoramos no Dia de Finados (2 de novembro), não estão mortos. Estão vivos, com uma outra vida, junto de Deus, que não se acabará. O livro da Sabedoria, na Bíblia, nos ensina que os justos, os que perseveram na fé, não morrem (Sb 2,23).O que diz a Palavra de Deus sobre os mortos?
“Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles. Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nadado que acontece debaixo do sol” (Eclesiastes 9:5-6, NVI).Pode rezar para falecido?
No dia de finados, segundo a tradição católica, é feita uma oração para as pessoas que já faleceram, além de que é realizada a confissão sacramental e a reza na intenção do santo pontífice. Se a alma do falecido não estiver mais no purgatório, as indulgências serão direcionadas a quem as realiza.Podemos orar pelos mortos? Veja o que a Bíblia diz e o que os apócrifos dizem - Leandro Quadros
Onde fala na Bíblia para rezar para os mortos?
Um dos testemunhos mais claros está em 2Mc 12,38-45, onde encontramos além da fé na ressurreição a prática de oração e ajuda pelos mortos. Claro que precisamos compreender este auxílio e purificação após a morte dentro da prática da Igreja que chamamos de comunhão dos santos.É bom rezar pelos mortos?
As orações, na intenção das pessoas que já faleceram, são expressão da ligação e do amor que temos para com elas. Através das nossas preces, gostaríamos de ajudá-las no momento da morte a se decidirem por Deus. É um sinal do nosso amor e da nossa solidariedade.Onde está na Bíblia que não devemos consultar os mortos?
Levítico 19:31 Nova Bíblia Viva Português (NBV-P)“Não se tornem impuros procurando os que consultam os mortos, nem os que procuram adivinhar o futuro, pois vocês serão contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês.
O que fala Eclesiastes sobre os mortos?
5 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles jamais recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.O que está escrito em João 11 25?
25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu nisto? 27 Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.Onde está escrito na Bíblia que não devemos chorar pelos mortos?
“Tessalonicenses 4:13-18”O que a Bíblia fala sobre o Dia de Finados?
Anualmente, no dia 2 de novembro, comemoramos o Finados, e não há nenhum pecado em lembrar dos mortos até porque a Bíblia aborda essa questão de maneira muito didática, ensinando de que para os mortos salvos em Cristo há a promessa da ressurreição, e aos perdidos a condenação eterna.Pode rezar para os mortos dentro de casa?
Se você tem dúvidas em ir ou não ao cemitério no Dia de Finados para orar em favor dos parentes e amigos desencarnados, posso afirmar que não é preciso, pois podemos orar pelos espíritos onde estivermos. A oração pode ser feita em nossas casas, nos hospitais, nos templos religiosos...Como surgiu a oração pelos mortos?
A origem do Dia de Finados remete ao século II, quando os cristãos começaram a rezar pelos falecidos e a visitar os túmulos deles. O costume de rezar pelos mortos foi sendo introduzido aos poucos na Igreja Católica.Porque devemos rezar pelas almas?
Quando uma alma vai para o purgatório ela desposará de um tempo para se purificar, para então poder ir ao céu, e quando rezamos por esta alma, o seu tempo em purgatório vai abreviando -se, assim demandando menos tempo para que essa alma possa enfim estar na glória de Deus.É um pensamento justo e piedoso rezar pelos mortos?
Os sufrágios são uma expressão cultual da fé na comunhão dos santos." A Igreja peregrina na terra, desde o início do Cristianismo, prestou piedosa homenagem aos mortos e por eles oferecia sufrágios, convencida de que 'é santo e piedoso rezar pelos falecidos, a fim de que sejam absolvidos do seu pecado'." Tais sufrágios ...O que está escrito em Hebreus 9 27?
E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.O que Jesus falou acerca da morte?
O Salvador explicou para Marta uma dessas condições: “Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.” (João 11:25–26) Ter fé Nele é o primeiro princípio do evangelho.Onde está escrito na Bíblia que os mortos de nada sabem?
Eclesiastes 9:4-18 Nova Almeida Atualizada (NAA)Para aquele que está entre os vivos há esperança, porque mais vale um cão vivo do que um leão morto. Porque os vivos sabem que vão morrer, mas os mortos não sabem nada e não têm nenhuma recompensa a receber, porque a memória deles jaz no esquecimento.
Qual o Salmo que fala sobre os mortos?
Salmos 115:17-18 ARCOs mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio. Mas nós bendiremos ao SENHOR, desde agora e para sempre.