Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"
No entanto, o uso de cada um desses termos é bem simples. A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”. Portanto: a + onde = aonde.
Respondi que sou do Brasil, pois moro em território brasileiro. Entretanto, nasci na Argentina. Quando se pergunta "de onde você É?" deve-se responder o local onde moro (Brasil) ou o local onde nasci (Argentina).
O que responder quando alguém perguntar por onde anda?
Se alguém pergunta como você está, é importante agradecer a pergunta. Por isso, use as expressões “Thanks for asking” – “obrigado por perguntar” – ou “Thanks” – “obrigado”.
O que faz o lugar onde você mora ser importante para você?
Facilidade de acesso, segurança e lazer são alguns atributos que valorizam o lugar onde você vive. Na hora de escolher um imóvel para morar, existem alguns atributos essenciais que devem ser levados em consideração.
Quando usar onde? Para usar corretamente a palavra onde , lembre-se sempre de que ela deve remeter a um lugar. Também é importante se atentar para o fato de que onde dá a ideia de permanência, ou seja, sem a presença de movimento. Por exemplo: A cidade onde você vive é muito pacata.
O uso correto dessas duas palavras vai depender do contexto da frase. “Aonde” indica destino e movimento, significando a que lugar a pessoa vai ou foi, por exemplo. Já “Onde” indica um local fixo, significando em que lugar.
Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"
Já com verbos que indicam movimento, use aonde. Você também pode se certificar de que está correto substituindo aonde por a que lugar ou para que lugar. Exemplo: Você vai aonde?
O advérbio aonde deve ser empregado quando a intenção for transmitir a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, quando exprimir ideia de movimento. O advérbio onde deve ser empregado quando a intenção for transmitir a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, quando exprimir ideia de movimento.
Por exemplo, "onde está a educação das pessoas?" refere-se ao lugar onde a educação está situada. Esse termo é equivalente a "em que lugar". "Aonde", por sua vez, implica um movimento em direção a um lugar específico, como em "aonde você vai?" que pergunta sobre o destino de alguém.
Usamos “onde” com verbos que, quando questionados, aceitam a expressão EM ALGUM LUGAR. Usamos “aonde” com verbos que indicam movimento e que aceitam a expressão A ALGUM LUGAR ou PARA ALGUM LUGAR.
No item a), “morar” indica “permanência”, portanto, utiliza-se “onde”. Nos outros itens, “chegar” e “ir” indicam movimento, portanto, utiliza-se “aonde”.
Diferenças entre “onde” e “aonde” Apesar de serem semelhantes tanto na escrita quanto na função, ambas servem pra indicar lugar, mas cada uma tem um uso específico. A palavra “aonde” é usada pra dar uma ideia de movimento. Enquanto “onde” é usado no sentido oposto, quando não há movimento.
É errado usar “onde” para indicar o que não é um lugar. Ele deve ser substituído por termos como: que, em que, no qual, nos quais, quando, de maneira que melhor se adapte na frase.
A indicação é de localização, portanto, “onde” deveria ter sido utilizado; Já no exemplo 2, a ideia é de movimento, transmitida pelo verbo ir, logo, o adequado seria utilizar “aonde”; O objetivo é encontrar a localização, por isso, “onde” deveria ter sido utilizado.
Fazer uma reflexão sobre o lugar onde vivemos, as características locais, os costumes e os hábitos que permaneceram e os que mudaram, nos ajuda a compreender o nosso lugar. É muito importante conhecer esse espaço, pois podemos contribuir com ações positivas e transformadoras.
Observe a paisagem da sua cidade e tire fotos. Quando for descrever, fale as características dela, sua opinião sobre esse lugar e fale também da natureza desse lugar. Vo te dar um exemplo de descrição para você entender melhor: "O lugar onde eu moro é incrível!