Lubrificante mineral multiviscoso SAE 20W50 para motores quatros tempos movidos a gasolina, etanol, gás natural e flex de veículos nacionais ou importados multiválvulas de injeção eletrônica e anteriores.
Um óleo de motor 20W-50 é tipicamente usado em veículos mais antigos ou em climas particularmente quentes. O Castrol GTX 20W-50 foi especialmente formulado para ajudar a prolongar a vida útil do seu motor, mantendo-o sem resíduos mesmo quando estiver operando em temperaturas extremamente altas.
O óleo 20W50 é especial para carros que transitam em climas quentes e é compatível com motores que funcionam a base de Etanol, Gasolina, GNV e Biocombustíveis. Além disso, o lubrificante natural é ótimo para carros da GM e Ford, principalmente, os motores de carros antigos. Os principais são: Ford K 2000 a 2004.
Do ponto de vista do comportamento a frio, os óleos com menores graus SAE antes do “W” terão um comportamento melhor a baixas temperaturas. Ou seja, um lubrificante com SAE 15W-40 em frio comporta-se melhor que um lubrificante com SAE 20W-50. Por outro lado, há uma diferença no comportamento em quente.
Pode misturar Óleo 20W50 e 15W40? Por possuírem aditivos químicos, os óleos passam por influências distintas de calor e atrito, e esse processo não pode misturar óleo 15w40 com 20w50, já que cada óleo passa por um processo diferente. Portanto, não misture o óleo 20w50 com o 15w40.
Por isso, os lubrificantes para automóveis possuem componentes que podem danificar o sistema de transmissão das motos. O ideal é usar um óleo desenvolvido especificamente para as motos, garantindo proteção, durabilidade e melhor desempenho.
Nas embalagens de óleos lubrificantes é comum vermos siglas como estas: 20W-50, 15W-40, 5W-30 etc. No primeiro exemplo, o número e a letra 5W, indicam a viscosidade em baixa temperatura, diretamente relacionada com a partida do motor.
“Será que posso usar óleo de carro no motor da minha moto?” Se essa pergunta já passou pela sua cabeça, a resposta é NÃO! Jamais misture ou coloque óleo de carro em sua motocicleta, ele pode causar um desgaste prematuro no motor, além de prejudicar o desempenho da sua embreagem.
Verdade. Misturar os tipos de óleos mineral e sintético, ou mesmo com viscosidades diferentes, podem comprometer peças e o motor como um todo. Em caso de emergência, você pode até fazer a mistura, mas deve substituir todo o óleo assim que possível.
Motores de motos de alta cilindrada: Muitas motos, especialmente as de maior porte e as clássicas, são projetadas para usar óleos mais viscosos como o 20W50.
SAE 25W-50: Este óleo tem uma viscosidade mais elevada, ideal para motores que têm maior desgaste interno devido à alta quilometragem. SAE 20W-60: Este tipo de óleo oferece uma proteção robusta para motores antigos ou muito rodados, assegurando uma melhor lubrificação mesmo sob condições severas.
Desde a CG 150, passamos a recomendar o óleo Móbil Super Moto 4T que tem viscosidade 20W50 e atende à norma API SF, portanto as trocas passaram para cada 4000 km. Com exceção da primeira que deve ser feita obrigatoriamente aos 1000 km ou após seis meses.”, explica Guedes.
O que acontece se eu colocar um óleo mais fino no motor?
Um lubrificante com viscosidade inferior a recomendada, sob altas temperaturas pode, eventualmente, “vazar” da folga. Com isso, a lubrificação hidrodinâmica (cunha de óleo) pode cessar. Tem-se então a lubrificação limítrofe ou mesmo atrito seco, dependendo da condição de funcionamento.
O ”S” significa em inglês: Service Station ou Spark Ignition; quanto às letras “M”, “N”, etc, quanto maior a letra do alfabeto, melhor o nível de desempenho do lubrificante. Atualmente, o nível API SN é o mais avançado.
Problema nenhum, porém é bom fazer isso SOMENTE quando o motor estiver queimando óleo e baixando muito o nível e quando não tiver nehuma outra alternativa. O problema é que não terás nenhum desses dois óleos especificados no motor.
Pode usar óleo de motor de carro no motor da moto?
Cada motor precisa de um lubrificante específico para si e mesmo que os números e letras que mostram a viscosidade sejam as mesmas, óleo de motor de carro não serve para moto.
E essas faixas são importantes porque cada automóvel possui uma necessidade diferente. No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.
E qual é a diferença entre um óleo 15W40 e um 20W40, por exemplo? Em temperaturas frias, ou quando um motor é ligado, o 15W40 é mais fino que 20W40. E um óleo mais fino flui mais livremente e lubrifica mais rapidamente, ao contrário do óleo mais espesso.