A MITO NA SOCIEDADE GREGA Para os gregos, a forma mítica antecede o nascimento do pensamento filosófico. O mito foi a primeira maneira encontrada pelo homem para explicar a realidade na qual se encontrava imerso.
O mito surge a partir da necessidade de explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e finalidade, os poderes do divino sobre a natureza e os homens.
Mitos são criados para responder às incertezas acerca do inexplicável à luz do senso comum. Na Antiguidade, a Mitologia criou a genealogia e poderes dos deuses (teogonia) e explicava a origem e organização do mundo como resultado de forças sobrenaturais (cosmogonia).
O mito é uma forma de narrativa. Os mitos apresentamse como possível explicação ou interpretação da realidade e dos acontecimentos. Para quem vive o mito, ele é a única história verdadeira, proposta numa linguagem acessível à gênese do mundo, das coisas e do homem.
Sua origem, do grego mythos, tem como significado narrar, contar, anunciar... O mito, portanto, constitui-se como uma narração de alguma coisa a alguém. Essa narração é sempre de uma história sagrada, de um tempo primordial, inflamada aos ouvidos dos poetas por musas que, ao cantar, transmitem as verdades absolutas.
Um mito (em grego clássico: μυθος; romaniz.: mithós) é uma narrativa de caráter simbólico-imagético, ou seja, o mito não é uma realidade independente, mas evolui com as condições históricas e étnicas relacionadas a uma dada cultura, que procura explicar e demonstrar, por meio da ação e do modo de ser das personagens, a ...
O mito explica a origem do Universo e dos seres por meio das relações ou rivalidades entre as divindades, enquanto a filosofia como o resultado de causas naturais, racionais e impessoais.
O mito tem funções determinadas nas sociedades antigas e primitivas. Inicialmente, ele serve para acomodar e tranquilizar o homem num mundo perigoso e assustador, dando-lhe segurança. O que acontece no mundo natural passa a depender, através de suas ações mágicas, dos atos humanos.
Os mitos se relacionam com a vida social, a religiosidade, o modo de pensar de cada povo. Eles expressam maneiras diferentes de compreender o surgimento do Universo, da Vida, da Humanidade e do Planeta onde vivemos. Os mitos fazem parte da cultura e da religião de todos os povos.
O mito desempenha uma função social em uma determinada sociedade, pois ele tem a capacidade de modelar a sociedade fixando assim seus ritos e as atividades humanas procurando sugestões para se adequarem ao paradigma de uma sociedade. Vernant (2010, p.
Os mitos foram uma das primeiras formas de os seres humanos encontrarem respostas para seus questionamentos. Criadas por diferentes povos, nas mais variadas épocas, as narrativas miticas buscam explicar o funcionamento do mundo (imanente e transcendente) e guiar condutas huǦ manas.
Um mito é uma história que trata de temas importantes acerca de uma civilização ou da própria existência. Os mitos tratam de temas que a razão humana não consegue alcançar por si só, como a origem do mundo, da vida e aspectos que permeiam tais realidades.
O que é um mito na Filosofia? No senso comum, mito pode significar “mentira”, “pegadinha”, “absurdo”. Por exemplo, existem mitos sobre o vestibular, isto é, crenças populares que podem ou não ter um fundo de verdade.
O mito é uma das primeiras formas de dar significado ao mundo, com base no desejo de segurança. A imaginação cria histórias que podem propiciar tranquilidade, são exemplos e podem servir de norte no dia a dia, independentemente do desenvolvimento intelectual de cada indivíduo.
Personagem, facto ou particularidade que, não tendo sido real, simboliza não obstante uma generalidade que se deve admitir. 2. Coisa ou pessoa que não existe, mas que se supõe real.
A verdade do mito, contudo, não obedece nem à lógica, nem à verdade empírica, muito menos à verdade científica. O pensamento mitológico é verdade intuída, que não necessita de provas para ser aceita. É, portanto, uma intuição compreensiva da realidade, uma forma espontânea do homem situar-se no mundo.
O mito procura explicar a realidade, os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do mundo e do homem por meio de deuses, semideuses e heróis.
A criação dos mitos para a explicação de fenômenos de difícil compreensão remonta aos mecanismos da mentalidade humana para aprender mais facilmente sobre determinados assuntos.
Coisas que por exemplo o mito não faz, é explicar como ocorreram as origens dos seres, assim como foi a sua composição, separação. Estes são papeis da filosofia. O mito não possui uma comprovação, apenas relatos, e dessa forma, vão sendo passados. Ele não tem um caráter crítico.