Atualmente, além de serem locais de armazenamento e disseminação de informações, as bibliotecas também funcionam como espaços de lazer, encontros para reuniões, atividades profissionais, locais de exercício cultural, exposições, ou até mesmo para alguns, apenas local onde se acessar wi-fi livre.
Em seu papel fomentadora do conhecimento, as Bibliotecas podem inserir em seu meio uma simples dona de casa à grandes pesquisadores dos diversos ramos dos saberes. O papel social das bibliotecas, além da disseminação da informação, é também, a inserção das comunidades em geral ao conhecimento e suas práticas.
Muito além do armazenamento de livros, as bibliotecas representam um importante trabalho na conservação de documentos. Pesquisas, filmes e até obras de arte são exemplos dos materiais que podem fazer parte dos acervos que compõem uma biblioteca, também usadas como espaço de estudo.
Para tanto, o papel da biblioteca é imprescíndivel no que confere ao tratamento, organização, armazenamento, recuperação e disseminação da informação em vários tipos de recursos informacionais, tornando-os acessíveis para um público diversificado.
As bibliotecas fornecem um local para as comunidades se reunirem e crescerem. Em essência, as bibliotecas estão realmente nos mantendo unidos de maneiras que costuma dar certo. Bibliotecas são prédios físicos reais onde encontramos pessoas reais, cara a cara, e seguramos os livros em nossas mãos.
Especialmente na educação infantil, a biblioteca também assume o papel de apoiar a alfabetização dos estudantes, servindo de suporte escolar. Por fim, a biblioteca é um espaço ao mesmo tempo individual e colaborativo.
A biblioteca é, assim, uma instituição que, além de agrupar, proporciona o acesso aos registros do conhecimento e das ideias do ser humano. Esses registros podem ser todo tipo de material nos mais variados suportes: papel, digital, ótico ou eletrônico (vídeos, fitas cassetes, CD-ROMs etc.).
Uma das principais razões em levar a criança para a biblioteca é a oportunidade de desenvolver o hábito da leitura. A prática de ler oferece, desde pequenos a adultos, estímulo à criatividade, mais conhecimento, bem como a ampliação do vocabulário e maior capacidade de interpretação, além de outros benefícios.
Biblioteca (do grego βιβλιοϑήκη, composto de βιβλίον, biblion — "livro", e ϑήκη theca — "depósito"), na definição tradicional do termo, é um local em que são guardados livros, documentos tridimensionais, e demais publicações para o público estudar, ler, e consultar tais obras.
A biblioteca escolar precisa ser gerenciada dentro de um quadro de políticas claramente estruturado. Ele deve ser definido em função das políticas existentes em nível superior e das necessidades da escola. Tal política deve refletir também a filosofia, os objetivos e a realidade da escola.
A biblioteca precisa contar com espaços que sejam convidativos para uma leitura mais intimista, como um local com sofás e mesinhas, onde os alunos da instituição de ensino possam permanecer entre uma aula e outra, por exemplo. Além disso, a biblioteca pode oferecer salas fechadas para estudos em grupo.
Tem por objetivo atender por meio do seu acervo e de seus serviços os diferentes interesses de leitura e informação da comunidade em que está localizada, colaborando para ampliar o acesso à informação, à leitura e ao livro, de forma gratuita.
2 AS BIBLIOTECAS NA HISTÓRIA. A palavra “biblioteca” tem sua origem do grego biblíon (livro) e teke (caixa, depósito), portanto um depósito de livros (HOUAISS, 2001).
O bibliotecário gestor da informação analisa todos os dados digitais da biblioteca, de modo que consiga auxiliar professores e alunos da IES de maneira mais eficaz. Esse profissional também pode trabalhar em um laboratório virtual ou em qualquer outro setor da instituição que necessite de análise de dados.
Para Vleeschauwer, os arquivos seriam o destino lógico de todos os registros da informação - ou documentos - considerados de ação, ou de decisão, ficando para as bibliotecas os registros da informação relativos ao pensamento, isto é, à produção intelectual.
Sabe-se que as primeiras bibliotecas surgiram no segundo milênio a.C. na Mesopotâmia, onde se constataram acervos contendo tábuas de argilas como forma de organizar e manter os registros e representações da época e do povo.
A biblioteca escolar é instrumento de desenvolvimento do currículo, que permite o fomento à leitura e à formação de uma atividade científica. Torna-se, portanto, elemento crucial na formação do indivíduo para a aprendizagem permanente, estimulo à criatividade e à comunicação.
Além de proporcionar o acesso e uso da informação, a biblioteca deve fomentar a cultura e incentivar a leitura, de modo a contribuir com a formação cidadã de sua comunidade.
Elas podem ser classificadas como biblioteca pública, biblioteca escolar, biblioteca universitária, biblioteca especializada, biblioteca temática, biblioteca comunitária, biblioteca nacional.
Hoje, a definição de biblioteca escolar prevista na lei é mais restrita, resumindo-se a afirmar que são unidades depositárias de coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta.
Qual a contribuição da biblioteca escolar no processo de aprendizagem?
Dessa forma, a biblioteca escolar tem a oferecer o melhor para a população, pois trata- se de um instrumento que auxilia o processo de ensino-aprendizagem, e a maioria delas tem por objetivo desenvolver, nos alunos, habilidades por meio de atividades e ações culturais, de leitura, escrita e pesquisa.
A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.
Inventada para registrar as transações financeiras dos povos mesopotâmicos, a escrita era feita em pequenas tábuas de argila ou pedra que, armazenadas em arquivos, constituíram as primeiríssimas formas de bibliotecas.