A losna possui propriedades anti-inflamatória, analgésica, antioxidante, vermífuga, antimicrobiana, tônica, estimulante do útero e da vesícula biliar, protetora do fígado, antidepressiva e estimulante do sistema imunológico.
Auxilia no tratamento de inflamações, lesões e doenças que acometem o fígado. Diminui gases intestinais e auxilia no combate aos vermes. Protege o organismo contra fungos, bactérias e radicais livres. Auxilia na eliminação de líquidos do corpo.
Este chá é ideal para ajudar a desintoxicar o fígado e melhorar a função hepática. O alecrim, com suas propriedades antioxidantes, também ajuda a proteger as células contra danos dos radicais livres e a promover uma sensação de bem-estar geral.
A Artemisia absinthium L. popularmente conhecida como Losna é uma planta muito empregada na região, de grande interesse etnofarmacológico que possui ação antiespasmódica, emenagoga, antiemética, auxilia contra problemas de estômago, fígado e também possui atividade contra infecções parasitárias.
Os 12 Benefícios da Losna Para Saúde | Dicas de Saúde
Qual é a contraindicação da losna?
A losna não deve ser usada por crianças, ou por pessoas que tenham alergia a essa planta, ou porfiria, doenças nos rins, epilepsia, ou sintomas de problemas no fígado. Além disso, a losna não deve ser usada durante a gravidez pois pode provocar aborto, ou durante a amamentação.
Na ingestão de altas doses de extratos da planta, a santonina também pode produzir quadro tóxico, com alucinações, convulsões epileptiformes, delírio, midríase, vômitos, icterícia, salivação excessiva, dispnéia, contrações dos músculos faciais e irritação das mucosas(ALONSO, 2004).
Alguns remédios caseiros como o chá verde, o chá de alcachofra ou o suco de melão com hortelã podem auxiliar no tratamento da gordura no fígado, porque ajudam a diminuir os níveis de colesterol "ruim" e triglicerídeos no sangue, ou porque protegem e regeneram as células do fígado, mantendo o órgão saudável.
Jamais usar o suco da losna, pois é altamente tóxico ao natural. A infusão elimina parte desse efeito. O uso excessivo pode produzir efeitos neurotóxicos, com perturbações da consciência e convulsões.
Por esse motivo, para a profissional, o chá de cardo mariano é o mais indicado para quadros de gordura no fígado. A planta pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação. O chá possui propriedades digestivas, diuréticas e estimulantes.
O tratamento da parasitose intestinal geralmente envolve o uso de medicamentos antiparasitários. Os medicamentos específicos variam de acordo com o tipo de parasita envolvido. Além disso, é preciso também tratar a anemia ou outras condições que surgiram devido ao parasita.
O chá de losna tem muitos benefícios. A planta conta com propriedades capazes de proteger e tratar inflamações, lesões e doenças que acometem o fígado. O chá pode ser usado para diminuir gases intestinais e para auxiliar no combate aos vermes.
A losna, com suas folhas intensamente aromáticas e propriedades únicas, é como um farol de purificação para os sentidos. Este banho é uma oportunidade para você se conectar com a energia purificadora da losna, permitindo que suas propriedades trabalhem em harmonia com seu corpo e mente.
Muito popular nos bares e casas, além de ser encontrada facilmente nas calçadas, a losna é uma bebida feita com a infusão da planta na cachaça ou no vermute e servida como aperitivo para abrir o apetite ou como afrodisíaco.
Sugestão de uso: Tomar de 20 a 30gotas em 50ml, 3x ao dia (8/8 horas), ou conforme orientação. Rendimento: Utilizando as dosagens recomendadas, cada frasco terá um rendimento aproximado de 20 a 30 dias.
É contraindicado para gestantes, lactentes, pessoas sensíveis que apresentam irritações gástricas e intestinais. Se utilizado em doses altas, pode causar convulsões, perda da consciência, câimbras, alucinações e aborto. - Infusão: 20g em 1 litro de água.
O próprio Hipócrates, o Pai da Medicina, fazia uso da Artemisia absinthium. Usos e cuidados. Como planta digestiva e aperitiva, sua ação se dá pelo estímulo à salivação e à produção de sucos gástricos e, por essa mesma razão, não é recomendada para pessoas que apresentam problemas digestivos.
O tratamento para vermes deve ser feito com o uso de remédios antiparasitários, como albendazol, mebendazol, tinidazol ou metronidazol, receitados pelo clínico geral, gastroenterologista ou infectologista, de acordo com o parasita responsável pela infecção.
Para desintoxicar o fígado é importante consumir alimentos, como frutas, vegetais e leguminosas, tomar chá verde ou chá de boldo, pois têm ação desintoxicante que ajudam a limpar o fígado. Além disso, deve-se evitar alimentos industrializados, como óleos, embutidos e açúcar refinado.
Você pode Eliminar gordura no fígado rápido reduzindo a ingestão de certos alimentos, por exemplo aqueles que contêm gordura saturada e trans. Dieta Low-Carb, reduzida em carboidratos, também tem bons resultados. O exercício físico regular e o consumo moderado de álcool podem ajudar.
Alguns alimentos específicos, como a beterraba (rica em antioxidantes), o limão, a laranja e os legumes escuros, como couve e espinafre, ajudam a acelerar o processo de limpeza do fígado. Experimente adotar esses hábitos e observe se irá se sentir melhor ao longo do tempo.
Planta que em Hebraico se chama “laanah” e em grego “apsinthos”, em português “absinto”, “alosna” ou simplesmente “losna”. Na bíblia, ela aparece por 9 vezes. 8 no Antigo Testamento e uma no Novo Testamento (está no Apocalipse).
Artemisia absinthium, popularmente conhecida por absinto ou absíntio, também referida por losna, sintro, erva-de-sezões, absinto-comum, absinto-grande, absinto-maior, alosna, artemísia, erva-santa e artemísia-absinto, é uma planta da família Asteraceae.
A Artemisia absinthium L. popularmente conhecida como Losna é uma planta muito empregada na região, de grande interesse etnofarmacológico que possui ação antiespasmódica, emenagoga, antiemética, auxilia contra problemas de estômago, fígado e também possui atividade contra infecções parasitárias.