Costuma-se soprar grãos de ataré mastigados com gim na porta da rua pra despachar e ter voz de comando junto a Exú, assim como se mastigar pimenta da Costa cedo ao acordar sem escovar os dentes, para ser reconhecido por Exú e Orixá.
Seu simbolismo provém da força que produz ao ser mastigada e também pelo fato de ela dá força à palavra da pessoa que a mastiga, aumentando o dom de profetização, tanto para coisas positivas quanto para negativas, assim como protege o corpo físico e espiritual da pessoa que a oferece.
Encontrada na região costeira da África, é uma erva perene com porte de uma “mini- palmeira” podendo atingir cerca de 1,0 a 1,5m de altura, seus frutos quando secos apresentam uma casca de coloração marrom, as sementinhas de atarè são encontradas dentro do fruto envolvidas por uma película bem fina.
A pimenta atua de formas específicas que fazem com que ela seja uma aliada das dietas: acelerando o metabolismo por meio do aumento da temperatura corporal, o que faz com que você gaste mais calorias, e estimulando sistema nervoso, o que libera algumas substâncias que auxiliam na diminuição de apetite.
Não, pelo contrário, as pimentas são aliadas no tratamento contra a hipertensão. Elas podem ajudar a reduzir a pressão arterial e a substância que torna a pimenta picante é responsável por aumentar a produção de uma molécula (óxido nítrico) que protege os vasos sanguíneos contra inflamação.
Como elemento serve para retirar energias negativas e firmezas, pois seu poder de esquentar simboliza o fogo no plano espiritual tornando-o essencial dentro dos rituais Religiosos.
Entre as práticas místicas, a pimenta assume um papel cheio de mistérios e magia no esoterismo. Segundo Yara Vieira, consultora esotérica do Astrocentro, a pimenta é conhecida por sua capacidade de absorver energias negativas, afastar pessoas indesejadas e trazer proteção.
A planta é fonte de substâncias fitoquímicas importantes, muito utilizadas em formulações como estimulante digestivo, diurético, cicatrização de feridas na pele (também com potencial anti-inflamatório) e para combater dores estomacais.
Se mastigar Pimenta da Costa de manhã cedo ao acordar sem escovar os dentes, para ser reconhecido por Exu e Orixá. Alguns chegam até a cuspir no igbá Exu ataré com gim, fazer seus Orikis e seus pedidos com a "força na palavra".
De acordo com Miguel, a pimenta não é uma causadora do problema, mas ela ajuda a agravar e irritar a região. “Qualquer pimenta, principalmente a pimenta do reino, sai do jeito que entra.
Condimentos como ketchup, maionese, mostarda, pimenta, molhos concentrados (molho inglês, alho, soja) também devem ser evitados, assim como carnes salgadas e defumadas.
A pimenta contém substâncias, como a capsaicina que ajuda a queimar gordura do corpo, já que acelera o metabolismo, diminui os níveis de colesterol ruim (LDL) do sangue e evita o acúmulo de gordura na parede das artérias, protegendo o organismo das doenças cardiovasculares.
Ao comermos algo muito apimentado, a água da parede do intestino tende a se soltar, o que torna as fezes mais líquidas. A ideia de que pimenta causa hemorroida, apesar de bastante difundida, é incorreta. O que o alimento pode fazer é irritar a área em que já exista uma hemorroida.
A capsaicina, um dos compostos presentes no condimento, tem grande poder anti-inflamatório, que pode atuar na mucosa do estômago e ajudar em problemas intestinais. No caso de gastrite ou úlcera, no entanto, é melhor evitar até que a doença esteja controlada.
Fava de Ataré no Brasil é conhecida como Pimenta da Costa, é uma semente de cura. A árvore é encontrada na Costa da África, onde é usada extensivamente em etno-medicina para tratar uma variedade de doenças, tais como inflamações e infecções.
Antigamente, os sacerdotes acreditavam que esse fruto podia espantar os maus espíritos e proteger a casa. Por muito tempo eles dispuseram arranjos com pimenta nas portas de entrada para evitar que essas entidades entrassem em seus lares.
Para isso, misture algum substrato, como húmus de minhoca, na sua terra; em seguida, coloque essa terra dentro do vaso; Então, faça um buraco de aproximadamente 1 cm de profundidade e coloque a semente; Caso você queira plantar mais de uma semente, certifique-se de que elas estão a 30 cm de distância uma da outra.