Ajuda na saúde do coração por conter fitoesteróis e antocianinas que combatem o colesterol ruim, o LDL. Fornece energia de forma rápida, uma vez que possui carboidratos de fácil absorção e se torna boa opção para praticantes de atividade física antes do treino.
O açaí também pode melhorar o funcionamento do intestino, em função das fibras, e a saúde cardiovascular, porque tem gorduras saudáveis (como ácidos graxos insaturados) que auxiliam na redução do colesterol – especialmente do LDL, o “colesterol ruim”.
Conhecido por suas propriedades energéticas, o açaí é uma das iguarias mais populares do Amazonas que se espalhou e caiu no gosto brasileiro. Muito consumido pelos adeptos de esporte no pós-treino para repor as energias, ele pode prevenir doenças como o câncer, o diabetes e a anemia.
Uma boa dica do que colocar no açaí para quem está de regime é adicionar banana – uma fruta barata e rica em vitaminas que fazem bem para os músculos e para a circulação sanguínea do corpo – com a Granola ASA, benéfica para o funcionamento do intestino.
Benefícios do Açaí - Para Que Serve? Faz Mal? [DICAS e CUIDADOS]
Qual o benefício da banana com açaí?
Auxilia na saúde do coração por possuir quantidade significativa de potássio. Ajuda no estabelecimento do bom humor, uma vez que possui uma substância chamada triptofano, que é o precursor do hormônio serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.
Se acrescido de outros ingredientes como o famoso “açaí na tigela”, as calorias aumentam ainda mais. Uma tigela de mais ou menos 500 g com banana tem aproximadamente 700 calorias. Caso haja o acréscimo de castanha ou granola, o valor calórico pode atingir quase 1000 calorias.
“Tomar açaí todos os dias não necessariamente causará problemas sérios de saúde. O açaí é uma fonte natural de antioxidantes, fibras, gorduras saudáveis e vitaminas. No entanto, é importante considerar que ao consumir açaí regularmente pode aumentar o consumo de calorias e açúcares adicionados à dieta.
Não há um horário específico ideal para tomar açaí. A ingestão pode ser adaptada conforme as necessidades individuais desde que aconteça de forma criteriosa e que considere a composição geral da dieta.
No entanto, o mais comum é encontrar o açaí industrializado nos supermercados, que costumam ter a adição de diversos compostos ricos em açúcar e gordura. Por isso, na hora da compra também é importante se atentar ao rótulo. Cada 100 gramas de uma tigela de açaí com banana, granola e mel fornece cerca de 250 kcal.
A antocianina, presente no açaí, destaca-se por sua capacidade de reduzir a hipertensão e proteger as artérias, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, a fruta possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda a diminuir o colesterol ruim, oferecendo proteção adicional para o coração.
O que você pode não saber é que o açaí tem potencial para afastar a hipertensão. A antocianina, pigmento responsável pelo tom roxo-escuro do alimento, é o agente motivador. Do ponto de vista clínico, a ingestão do açaí ajuda na dilatação das artérias, o que é uma preciosidade na perspectiva cardiovascular.
Além do mais, o açaí possui cafeína, estimulante conhecido por diminuir a percepção de fadiga e aumentar as sensações de alerta, foco e energia. Portanto, o açaí forma a combinação perfeita para estes dias que estamos sonolentos.
Indivíduos que possuem alergia a frutas escuras, como amoras e mirtilos, podem apresentar reações alérgicas ao consumir açaí. Além disso, pessoas que sofrem de doenças renais ou problemas no fígado devem evitar o consumo excessivo de açaí, devido ao alto teor de potássio e gorduras presentes na fruta.
Anti-inflamatório: A fruta ajuda na redução de sintomas entre os pacientes com inflamação crônica, doenças autoimunes e asma. Antienvelhecimento: Os flavonoides e antocianinas auxiliam na proteção das células.
Por ser uma fruta versátil e fácil de incluir na dieta, o açaí se torna um excelente aliado na prevenção do fígado gorduroso e na manutenção da saúde em geral.
Não misture banana com açaí, ou com qualquer outra fruta vermelha, se você quer otimizar o potencial antioxidante das frutas vermelhas (por meio do polifenóis presentes nelas). Os polifenóis são uma classe de antioxidantes potentes, reconhecidos pela sua capacidade de redução de risco cardiovascular e de demência.
Por ser rico em vitamina C, vitamina E, ácidos graxos ômega-9 e antocianinas, o açaí fortalece o sistema imunológico, aumentando as células de defesa do corpo e melhorando o processo de cicatrização.
O açaí é um fruto brasileiro cultivado predominantemente na região amazônica. Com cor escura, que vai do roxo ao preto, o fruto arredondado nasce em cachos e, na maioria das vezes, em locais com solos mais úmidos ou alagados.
O teor de ferro contido em 100g da fruta é de apenas 1,5 mg, ou seja, uma concentração baixa, se comparada a outros alimentos como o feijão, que possui quase 6 mg em uma xícara. O açaí engorda? Mito. A polpa da fruta integralmente do açaí não engorda.
Cheia de nutrientes, a fruta auxilia a regularizar o sistema nervoso e o aparelho digestivo. Além disso, o consumo regular oferece resistência aos vasos sanguíneos e evita câimbras, devido à presença do potássio. Enquanto as vitaminas do complexo B são responsáveis pela renovação celular e dos músculos.
Quando consumido sozinho e com moderação, o açaí não causa ganho de peso e possui apenas cerca de 58 kcal/100g. Por isso, quem quer emagrecer pode consumir a polpa do açaí, mas deve escolher a opção pura, com moderação e sem acompanhamentos calóricos como açúcar, xarope de guaraná e guloseimas.