Função: poderoso amuleto contra a inveja e o “mau-olhado”. Elimina negatividades enviadas por terceiros para as pessoas ou respectivas habitações ou locais de trabalho.
Suas sementes moídas, ou em forma de extrato, são usadas na medicina popular para melhora da agilidade mental, da coordenação motora, para tratar condições de apatia e da libido. Ela é usada, em alguns países como uma alternativa ao café.
O olho de boi é um amuleto utilizado para proteção contra energias negativas e inveja. Para usá-lo, pode-se carregá-lo consigo na bolsa ou no bolso, ou ainda pendurá-lo em um colar ou pulseira.
Considerada a pedra da sorte e proteção, o Olho de Boi combina a energia protetora do preto, com a força ativadora e energética do vermelho. Essa junção faz com que as pontes entre os planos astrais e interiores sejam reforçadas.
É conhecida no meio religioso por trazer sorte, proteção e ter muito uso em guias, brajás e diversos artesanatos. É também usada em assentamentos de Orixás e muito associada a Exú e Pomba-Gira.
Pode colocar dentro de um copo com água e sal ou pode também trazer consigo ou espalha-los pela casa/local de trabalho ou então colocar atrás da porta de entrada num pequeno saquinho de pano preto.
A função do Olho de Boi é absorver o chamado "mau-olhado" e as más energias que estão num determinado espaço ou de alguém que entre na nossa casa. Caso isso aconteça o "Olho de Boi" irá como que rebentar, desfazendo-se. Após este acontecimento deve ser despachado numa mata verde ou em água corrente (rio ou mar).
O que significa quando a água do Olho de Boi fica escura?
Se água do copo ficar preta ou tonalidade escura, é sinal que a negatividade em causa é forte e com intuito de destruição. Em casa, pode ser colocada dentro de um copo de água, do lado esquerdo da porta de entrada, sempre num local que fique mais alto que a cabeça.
Na Umbanda, a Pedra Olho de boi é associada aos Orixás Ogum e Xangô. Ogum é considerado o Orixá da guerra e da proteção, e a Pedra Olho de boi é utilizada em seus rituais para afastar energias negativas e garantir a proteção dos fiéis.
Coloque o olho de Boi no centro. Deixe esse copo atras da porta de entrada da sua casa (se tiver mais de uma, escolha a com maior fluxo de pessoas). Qual a hora de trocar: o Sal Grosso absorverá as energias negativas e irá “ferver”, ou seja, subir pela borda do frasco se fixando nela. E a água secará.
Para ativar o olho de boi, é necessário limpar a pedra com água e sal grosso e deixá-la exposta à luz do sol ou da lua por algumas horas. Em seguida, segure a pedra entre as mãos e visualize a energia fluindo através dela.
Seja como for, vá observando a água: se fica escura/negra, se o sal transborda do copo, ou se a semente rebentar, em qualquer dos casos é para sua proteção, limpe e troque a água, se a semente rebentar, troque por outra e enterre a semente desfeita num jardim. Fora disso, troque a água e o sal uma vez por semana.
O Olho de Boi é conhecido por suas poderosas propriedades energéticas que auxiliam no equilíbrio e na harmonização das energias do corpo e da mente. Quando utilizado em contato com a pele, essa pedra libera uma energia suave e protetora, proporcionando uma sensação de estabilidade e segurança.
Acredita-se que o Olho de Boi tenha a capacidade de fortalecer a intuição e a conexão com a espiritualidade. Ele é conhecido por ajudar na clareza mental e no desenvolvimento de habilidades psíquicas, como a clarividência e a telepatia.
A semente geralmente tem seus efeitos disseminados com o uso como objeto pessoal ou em casa, com a finalidade de impedir que energias negativas cheguem e se instalem no ambiente, atraindo ainda a boa sorte.
O Olho de Boi tem uma forte ligação com a energia da mãe Terra, por isso transmite uma sensação de aconchego e proteção a quem o usa. Esta é uma gema que proporciona força e constância, quando iniciamos novos rumos e projectos.