Por ser considerado um composto alcalino, o bicarbonato pode servir para ajudar a neutralizar o excesso de ácido no sangue. Se o médico souber a causa da acidose metabólica, é possível adotar um tratamento mais específico e eficiente para cada caso.
Na prática clínica, o bicarbonato de sódio é indicado principalmente no tratamento de acidose metabólica grave, condição na qual o pH do sangue cai abaixo 7.2 devido a um acúmulo excessivo de ácidos e o paciente possui Lesão Renal Aguda em estágio II ou III.
O bicarbonato de sódio é uma substância alcalina que pode ser usada para clarear os dentes, combater a acidez estomacal, limpar a garganta, e auxiliar na preparação e higienização de alimentos.
A acidose metabólica hiperclorêmica é caracterizada pela alteração do pH do sangue causada pela perda de bicarbonato de sódio, substância que ajuda a neutralizar os ácidos no sangue. Diarreia grave, abuso de laxantes e problemas renais podem causar baixos níveis de bicarbonato.
O bicarbonato atua como um antiácido seguro e eficaz e pode ajudar no tratamento da azia no estômago ou indigestão ácida; Previne e trata a inflamação na garganta.
A principal forma como o bicarbonato de sódio pode ser útil para questões como refluxo ácido é neutralizando o ácido. Na escala de pH de acidez e alcalinidade, qualquer coisa com um pH inferior a 7 é ácida, enquanto de 7 a 8 é neutra e qualquer coisa de 8 a 14 é alcalina ou básica.
Quando o bicarbonato e o pH estão baixos, temos uma acidose metabólica. No momento em que isso acontece, o nosso corpo tenta diminuir o PCO2 respirando mais rápido, para tentar segurar um pouco o pH. Se a PCO2 aumenta, o pH diminui. Se a PCO2 diminui, o pH aumenta.
A reposição com bicarbonato de sódio fica indicada na acidemia grave, com pH inferior a 7,10, ou inferior a 7,20, em pacientes com acidose lática com sepse e lesão renal aguda; atenção para os efeitos adversos – hipernatremia, sobrecarga volêmica, hipocalemia e hipocalcemia.
REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS BICARBONATO DE SODIO
Hipopotassemia 1, com administração excessiva; Inchaço 2 dos pés e partes inferiores das pernas, com doses elevadas; alcalose 3 metabólica e hipernatremia 4, com doses elevadas ou em insuficiência renal 5; hipercalemia 6, com uso prolongado.
Bicarbonato é um constituinte normal dos fluidos orgânicos que funciona como tampão, regulando o equilíbrio ácido-base no organismo. A concentração de Bicarbonato no organismo é regulada pelos rins.
Qual quantidade de bicarbonato posso tomar por dia?
Para esquemas de suplementação de dose única, aparentemente a dose mínima necessária é de 0,2g/Kg de peso e a dose ótima é 0,3g/Kg de peso, sendo que doses mais altas não trazem maiores benefícios e estão associadas à maior incidência de efeitos colaterais.
- Trata-se de um exame útil na avaliação do equilíbrio acidobásico. O bicarbonato está aumentado nos quadros de alcalose metabólica e acidose respiratória crônica ou compensada. Por outro lado, seus níveis diminuem nos quadros de acidoses metabólicas e alcaloses respiratórias.
Também não é recomendado para quem sofre com pressão alta, já que trata-se de um sal. Por isso, a orientação médica é imprescindível. Por ser abrasivo, o bicarbonato também é usado nos consultórios dos dentistas para remover placas bacterianas.
Qual o benefício do bicarbonato de sódio para a saúde?
Por ser um antiácido, o bicarbonato de sódio neutraliza o excesso de acidez estomacal, causando alívio dos sintomas da azia. Porém o produto não é livre de efeitos colaterais e não trata as causas do problema. Antiácidos devem ser usados de vez em quando e com moderação.
O bicarbonato de sódio é um antiácido e como tal, serve para neutralizar o efeito do excesso de ácido no estômago e isso realmente pode ser o responsável por aquelas queixas de que falamos acima.
Quais os benefícios do bicarbonato de sódio para musculação?
A suplementação de bicarbonato de sódio (NaHCO3) age reduzindo os íons H+ do meio extracelular por meio do tamponamento, promovendo o efluxo deste íon do meio intracelular para o meio extracelular, diminuindo assim a acidez e, consequentemente, a fadiga muscular (Pithon-Curi, 2013; Grgic e colaboradores, 2021).
A única forma de medir o pH do sangue é através do exame de gasometria arterial, que normalmente só é feito em pessoas que estão internadas na UTI ou no CTI. O exame do pH é feito com uma amostra do sangue, e seu resultado mostra o valor de pH no sangue, de bicarbonato, e a PCO2.
Para aumentar o bicarbonato em quatro vezes, multiplicar 4 por 0,4 vezes 70 (o peso corporal), o que resulta em 112 mEq (112 mmol) de HCO 3−. Essa quantidade de bicarbonato de sódio é administrada ao longo de várias horas.
Quando uma base invade o organismo, o ácido carbônico (H2CO3) reage com ela, produzindo bicarbonato e água. O ácido carbônico diminui. Os rins aumentam a eliminação de bicarbonato ao invés do íon hidrogênio, reduzindo a quantidade de bicarbonato no organismo, para preservar a relação do sistema tampão.
Muitas receitas indicam a ingestão de limão com bicarbonato para emagrecer ou melhorar a digestão, mas tome cuidado com soluções milagrosas para combater o excesso de peso ou a obesidade. Tomar suco de limão com bicarbonato pode fazer parte de uma dieta alcalina, assim como beber água alcalina.
Tomar bicarbonato antes de dormir pode ser útil, especialmente se você sofre de azia ou sente que seu corpo está fora de equilíbrio. Esse pequeno remédio caseiro pode neutralizar o ácido estomacal e reduzir o desconforto, ajudando você a dormir melhor.
Qual o benefício do bicarbonato de sódio para os rins?
Utilizar o bicarbonato de sódio na nefrolitíase pode ser uma interessante estratégia terapêutica na Urologia. Trata-se de uma técnica conhecida como "armadilha iônica", que apesar de ser citada em TODOS os livros de farmacologia, é pouco aplicada na prática.