Não tão comuns, as brocas de cobalto têm acabamento em cobre e são mais caras do que as demais. Ideais para furos em superfícies de aço inoxidável e em metais mais duros. As brocas de titânio também são recomendadas para furar metais duros, como aço inoxidável e ferro.
Tratam-se de brocas especiais para furação e rasgos (grooving) com revestimento em Titânio. Ideais para furações em madeira, plástico e metal, podem também fazer rasgos para encaixes, mortisings, etc.
A broca de aço rápido é a mais comum do mercado, sendo considerada a melhor broca para fazer furos simples em ferro e aço. Esse tipo de broca é muito durável e não se danifica tão facilmente quando usada para perfurar materiais resistentes.
Não tão comuns, as brocas de cobalto têm acabamento em cobre e são mais caras do que as demais. Ideais para furos em superfícies de aço inoxidável e em metais mais duros. As brocas de titânio também são recomendadas para furar metais duros, como aço inoxidável e ferro.
As brocas para metal mais comuns e utilizadas é a HSS (high-speed steel) aço de alta velocidade, que é muito mais resistente a calor que uma broca de aço carbono.
As brocas de cobalto são bastante recomendadas para furar aço inoxidável, assim como outros materiais duros como ferro fundido, ligas de níquel e metais endurecidos. Essas brocas são feitas de aço rápido (HSS) com a adição de uma porcentagem significativa de cobalto à liga.
O que é uma broca de HSS? HSS é a abreviatura do termo inglês High Speed Steel e refere-se a um aço ferramenta de alta liga. O HSS é, portanto, utilizado para produzir ferramentas, entre outras coisas, porque é muito fácil de retificar (o que, por exemplo, permite a rectificação de ferramentas desgastadas).
No geral as Brocas de Diamante são indicadas para vários procedimentos, como exemplo: levantamento, alinhamento, remoção e acabamento final da cutícula na técnica de Manicura Russa. Preparação da unha natural e retirada da oleosidade. Acabamento das laterais, curvatura e manutenção do alongamento de unhas.
A broca CYL-5 garante uma grande durabilidade a perfurar concreto e pedra. A combinação de uma mistura de metal duro com arestas de corte afiadas com diamante tornam a broca extremamente resistente ao desgaste.
A principal utilização é na produção de ligas metálicas. Vários sais de cobalto, como acetato de cobalto II ou III, naftenato e octanato, são usados como pigmentos na indústria de vidro e de cerâmica e como agente secante de tintas e vernizes.
Assegura uma superfície sem ranhuras em alongamento de unhas. A geometria das lâminas dessa broca, em formato de corte cruzado, evita que os resíduos se acumulem na nas lâminas e na unha.
O aço rápido também é descrito como HSS - sigla para a frase em inglês “high speed steel” - o que significa nada menos que “aço de alta velocidade / rápido”.
Como explicamos em outro artigo (clique aqui) o termo “SDS” deriva do termo inglês Slotted Drive System - um sistema desenvolvido para melhorar o encaixe das brocas, permitindo o movimento sem se desencaixar. As brocas SDS são perfeitas para perfurar materiais brutos com velocidade.
Existem vários tipos de brocas tipo H, N, W, brocas chatas que são usadas para perfuração de materiais rígidos a baixas profundidades, também existem brocas helicoidais que podem ter dois gumes de corte e um gume a mais que liga os dois gumes principais o gume secundário de corte.
Você precisa furar através de algum metal como ferro ou aço? Você sabe que uma simples broca regular não é capaz disso, é necessário uma broca para furar ferro especifica, se você pretende furar através de ferro ou aço, deve considerar adquirir uma broca de titânio ou cobalto.
Esta ferramenta permite furar e ampliar aos poucos o diâmetro do furo em chapas de metais. Uma das grandes vantagens desta ferramenta é permitir furar e ampliar aos poucos o diâmetro do furo em chapas de metal, sem a necessidade de trocar a broca, o que melhora a produtividade no trabalho.
Também chamada de broca de aço carbono, ela é indicada para perfurar diversos tipos de madeira e é fabricada, normalmente, em aço carbono. Esse material confere à broca maior resistência ao calor gerado pela perfuração da madeira.
Qual é a diferença entre as brocas de aço rápido e de metal duro?
Broca de metal duro: para uso geral. Broca HSS (aço rápido): para perfuração a velocidades mais elevadas, versátil, de preço mais acessível do que as brocas de carboneto. Broca de carboneto: velocidade de corte quatro vezes superior à permitida pela broca HSS, mas mais frágil. Estas brocas são difíceis de afiar.
Broca de aço rápido - metais, utilizada para perfurar metais, são brocas helicoidais com haste cilíndrica e podem ter corte à direita e à esquerda, dependendo do metal a ser perfurado, poderá ter uma cobertura que proporcionará maior resistência, que pode ser de titânio, por exemplo.