Esse tipo de plástico serve para poder fazer brinquedos, novos coletores, casinhas para pet, bancos, novas embalagens, telefone, equipamento de telefonia”, explica Rafael Sette, diretor do Instituto Soul Ambiental. No Rio Grande do Sul, a reciclagem de tampinhas plásticas vem batendo sucessivos recordes.
Para que as pessoas juntam tampinhas de garrafa pet?
Benefícios da reciclagem de tampinhas plásticas
Além de contribuírem efetivamente para a obtenção de recursos para os mais diversos projetos sociais ao separarmos e doarmos as tampinhas de garrafa pet, estamos apoiando a reciclagem no Brasil.
Por cada quilo de tampinha de garrafa plástica, a indústria da reciclagem paga em média R$ 2,50. Apenas no estado do Rio, o dinheiro arrecadado por ONGs ligadas ao bem-estar animal permitiu a compra de 6 toneladas de ração e assistência veterinária para 5 mil bichos.
A coleta de tampinhas plásticas e lacres de latas é uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente. Ao doar suas tampinhas, você estará ajudando a reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado desses materiais.
Qual o objetivo de trabalhar com tampinhas de garrafa?
O objetivo desta atividade além de divertida é estimular as crianças a desenvolverem sua coordenação motora, agilidade, atenção e concentração, assim como desenvolver a percepção das cores, formas e quantidades.
Qual o objetivo de trabalhar com garrafa pet na educação infantil?
Infantil a brincadeira do vai e vem reciclável, uma atividade que teve como objetivo exercitar a coordenação motora, atenção, força e a socialização entre as crianças bem como, a consciência ambiental através da reutilização de garrafas PET na confecção dos brinquedos.
Quando a garrafa está cheia, a mágica acontece. Ao agitá-la suavemente, os pedacinhos coloridos dançam como confetes em uma festa, criando um espetáculo visual que encanta e estimula a percepção visual dos pequenos. O objetivo principal dessa atividade é introduzir cores de maneira lúdica e promover a exploração tátil.
O que o Hospital do Amor faz com as tampinhas de garrafa pet?
Solidariedade que faz bem à saúde e ao meio ambiente. Tampinhas de plástico e lacres de alumínio, que normalmente iam para o lixo, estão ajudando Tocantins a construir uma unidade do Hospital de Amor, para tratamento oncológico.
Os benefícios da indústria de reciclagem para a sociedade são enormes e vale a pena refletir sobre isso antes de descartarmos indevidamente nossos resíduos sólidos. Reciclando as tampinhas plásticas nós colaboramos para: reduzir a dependência de matéria-prima in natura não renovável (petróleo);
Algumas Unidades do Sesc/RS também são pontos de arrecadação permanentes de tampinhas de garrafas pet e outras fazem campanhas pontuais para ajudar entidades cadastradas no Tampinha Legal. Para saber mais, procure o Sesc mais próximo pessoalmente ou pelas redes sociais.
A situação piora quando se trata de outros materiais. No caso da garrafa PET, é necessário catar 1.155 kg para ter um salário mínimo, sendo que o preço médio do quilo da garrafa PET é de R$1,22.
Os pontos de coleta do projeto Tampinhas que Curam são estabelecimentos voluntários que recebem as doações para o projeto de tampinhas plásticas e lacres de latinhas. São estabelecimentos comerciais, escolas, universidades, entre outros, que se engajam na causa e se tornam parceiros do projeto.
O que as ONGs fazem com as tampinhas de garrafa PET?
Promover a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social com uma atuação que une reciclagem e defesa de animais abandonados. Essa é a missão da ONG Ecopatas, que desde de 2019 faz um trabalho muito legal aqui em São Paulo.
Como funciona a troca de tampinha por cadeira de rodas?
O projeto foi idealizado pelo produtor cultural Ramon Rodney e levado para a Câmara através do vereador Tércio Tinoco (PP). "Todas as tampinhas são entregues a uma fábrica que devolve o valor em cadeiras de rodas e de banhos. Cada 150 quilos de tampinhas equivalem a uma cadeira de rodas.
As tampinhas recolhidas são separadas por projetos sociais e vendidas para reciclagem, gerando renda. A própria equipe do programa Tampinha Legal vende o material no mercado pelo melhor preço e repassa o dinheiro.
O Tampinha Legal é direcionado para a coleta de TAMPAS PLÁSTICAS. As embalagens plásticas devem ser destinadas para a coleta seletiva de sua cidade no coletor de cor vermelha. Procure destinar as embalagens o mais limpas possível.
Depois de arrecadadas, as tampas de plásticos são destinadas à AVCC (Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Barretos), que presta auxílio a pacientes em tratamentos no Hospital do Amor.
As tampas podem ser tampas de garrafa pet, de garrafa de água, sucos, desinfetantes, ou seja, qualquer tampa plástica pode ser usada na arrecadação. A cada cerca de 195 mil tampinhas plásticas equivalem uma cadeira de 400 kg de plástico.
O que o Hospital do Câncer faz com as tampinhas de?
“A Campanha “Tampinhas de Amor” proporciona sustentabilidade social, ambiental e econômica através da simples atitude de coletar tampinhas plásticas. A ideia é trocar tampas de plástico por cadeiras de rodas para ajudar o Hospital do Câncer de Barretos.
Esse tipo de plástico serve para poder fazer brinquedos, novos coletores, casinhas para pet, bancos, novas embalagens, telefone, equipamento de telefonia”, explica Rafael Sette, diretor do Instituto Soul Ambiental. No Rio Grande do Sul, a reciclagem de tampinhas plásticas vem batendo sucessivos recordes.
Qual a relação das tampinhas de plástico e o Hospital do Amor?
O Hospital de Amor recebeu da Igreja Internacional da Graça, uma entrega de produtos alimentícios, presenteando a instituição com 418 litros de leite e 10 caixas de chocolate. Além disso, eles também doaram tampinhas. Essa doação especial é de extrema importância para o HA.
As garrafas sensoriais, por exemplo, são mecanismos lúdicos de aprendizado sensorial e estímulo da curiosidade, com inúmeros benefícios para o desenvolvimento motor e fortalecimento dos movimentos dos braços e das mãos.
Um dos participantes tem que chutar a garrafa para longe. Outra pessoa corre até a garrafa e a traz, de costas, para o lugar de onde ela foi lançada. Enquanto isso, os outros participantes se escondem. Quem foi buscar a garrafa será o pegador e terá que procurá-los.
Qual o objetivo de trabalhar mágica na educação infantil?
Ensinar isso para as crianças é importante, pois as palavras mágicas e as boas maneiras ajudam na socialização, facilitam a comunicação entre as pessoas e educam sobre a melhor forma de conquistar seus objetivos: através do diálogo claro e gentil.